Tetzner Postado Janeiro 10, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 10, 2008 Ola,Tenho um projeto com 2 forms ( 2 unit´s )numa unit tenho uma funcao que gostaria de chamar nos dois .pascomo devo declarar/chamar a Função da Unit1 e usá-la tb na Unit 2 ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 João Paulo Taraciuk Postado Janeiro 10, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 10, 2008 (editado) Boa tarde Tetzner, digamos que está no form1 declare a função na Public declarations do form1, por exemplo public Procedure mensagem(); { Public declarations }Clicando CTRL + SHIFT + C coloque assimprocedure TForm1.mensagem;beginShowMessage(DateToStr(Date)+' '+ TimeToStr(Time));end;então em um button do form2 chame assimprocedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);beginForm1.mensagem;end;Falou... Editado Janeiro 10, 2008 por João Paulo Taraciuk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Janeiro 12, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 12, 2008 Por outro lado, se a função não for parte de um form, como exemplificou o colega João Paulo, então você deve declarar seu cabeçalho na seção Interface da unit para que possa ser referenciada pela outra.Ex.Program Unit1; Interface Type TForm1 = Class(TForm) ... end; function ProcessaInfo :Boolean; // < DECLARAÇÃO DO HEADER Implementation function ProcessaInfo :Boolean; // < Códificação da unit, na sessão implementation begin ... Result := True; end; procedure TForm1.FormCreate(Sender :TObject); begin ... end; end. Program Unit2; Interface Type TForm2 = Class(TForm) ... end; Implementation Uses Unit1; // < REFERÊNCIA a Unit1 para poder utilizar a função lá contida procedure TForm1.ButtonClick(Sender :TObject); begin if ProcessaInfo then // < USO da função na outra unit ShowMessage('Processou função e dados ok'); ... end; end.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Tetzner
Ola,
Tenho um projeto com 2 forms ( 2 unit´s )
numa unit tenho uma funcao que gostaria de chamar nos dois .pas
como devo declarar/chamar a Função da Unit1 e usá-la tb na Unit 2 ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.