Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Firebird - Primeiros passos


Eder

Pergunta

Ola..pessoal

Nunca usei o Firebird ou outro banco semelhante sempre usei o Paradox.

Mas gostaria de dar os primeiros passos.

Sei que uma vez o Micheus me passou umas apostilas, mas acabei me perdendo nelas... e desisti.

Gostaria de começar bem devarzinho pra tentar entender o seu funcionamento.

já tenho instalado o IBPersonal e também um aplicativo(pago) que ensina passo a passo, parece bem legal, mas logo no inicio do aplicativo ele menciona que é para mim localizar o arquivo *.GDB.

Ai é que vem a pergunta, Aonde e como eu crio este *.gdb?

é criado em um aplicativo?

Por exemplo quando quero criar tabelas uso o Database Desktop...e o no firebird eu crio o GDB aonde??

Estas são as primeiras dúvidas, para mim tentar estudar o seu funcionamento.

muito Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Ola..pessoal

Nunca usei o Firebird ou outro banco semelhante sempre usei o Paradox.

Mas gostaria de dar os primeiros passos.

Sei que uma vez o Micheus me passou umas apostilas, mas acabei me perdendo nelas... e desisti.

Gostaria de começar bem devarzinho pra tentar entender o seu funcionamento.

já tenho instalado o IBPersonal e também um aplicativo(pago) que ensina passo a passo, parece bem legal, mas logo no inicio do aplicativo ele menciona que é para mim localizar o arquivo *.GDB.

Ai é que vem a pergunta, Aonde e como eu crio este *.gdb?

é criado em um aplicativo?

Por exemplo quando quero criar tabelas uso o Database Desktop...e o no firebird eu crio o GDB aonde??

Estas são as primeiras dúvidas, para mim tentar estudar o seu funcionamento.

muito Grato

Ola Eder

aqui eu uso o IBExpert, que é um gerenciador de banco de dados.

Através dele eu crio uma conexão com o Client do Firebird. posteriormente crio os bancos e as tabelas pertencentes a eles...

você já tentou usar o IBExpert?

é bem simples de se usar.

qlqh coisa https://www.scriptbrasil.com.br/download/apostila/706/

abraço

Editado por K!ko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então Eder....

O primeiro passo, é criar o tal arquivo .gdb ou .fdb. (A extensão .gdb é utilizada pelo Interbase, mas pode ser usada pelo Firebird sem problemas. A extensão .fdb é o padrão do Firebird).

Como criar o arquivo?

Bem, o Firebird possui algumas limitações quanto a ferramentas nativas para gerenciamento. Mas existem diversas ferramentas de terceiros disponíveis. Uma muito boa, que particularmente eu uso, é a citada pelo K!ko, o IBExpert, que possui uma versão free http://ibexpert.biz/?license=BE36768BB65C2...amp;id=Download. Vai precisar preencher o formulário para fazer o download, mas é free mesmo.

Com o IBExpert, você poderá criar o arquivo de banco de dados (.gdb ou .fdb), bem como criar as tabelas, procedures, triggers, etc... que serão necessárias.

Depois do banco criado, você pode optar por continuar usando o IBExpert, ou usar as ferramentas que você disse já ter.

É isso.

Abraço.

Editado por Fernando Barreto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O primeiro passo, é criar o tal arquivo .gdb ou .fdb. (A extensão .gdb é utilizada pelo Interbase, mas pode ser usada pelo Firebird sem problemas. A extensão .fdb é o padrão do Firebird).
Apenas complementando que seria de bom hábito, utilizar a extensão padrão do banco utilizado.

O Firebird há algum tempo, tomou seu próprio rumo, e utilizar a extensão GDB que é a do Interbase, pode gerar algum tipo de confusão para quem pensar em simplesmente transportá-lo para um gerenciador Interbase. As estruturas internas não são mais, necessariamente as mesmas.

O Firebird está crescendo muito (em termos de "poder"). Esta semana foi liberado o RoadMap 2008, com a previsão do avanço.

Dê uma olhada nestes sites e se registre se for necessário - é interessante acompanhar o que anda acontecendo em torno do banco:

- Site oficial (Inglês)

- FireBird.Br (português)

- FireBase (português)

procure as sessões "Artigos"

Documentação no site oficial - porém são poucos que tem versão pt-br (português brasileito)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal.....valeu as dicas, já tenho baixado e instalado IBExpert_Personal.

Então eu me refiro o seguinte:

Pra criar o Banco de dadas GDBFirebird eu abro o IBExpert e vou em <Criar Base de Dados>.

Vai abrir uma tela como mostra na imagem abaixo:

erro_gdb.jpg

No segundo campo onde pede o Local da Base de Dados, eu coloquei C:\BD\EDER.GDB

lembrando que não tenho nenhum arquivo ainda nesta pasta...eu acredito que ele vá criar um EDER.GDB

bom ...continuando notem que preenchi o restante da tela...mas como podem notar deu erro.

O que estou fazendo de incorreto?

Este *.GDB não tem que estar criado antes......ou é assim mesmo???

o usuario e senhas estou usando a padrão do Firebird:

usuario> SYSDBA

senha: MASTERKEY

muito Grato a todos.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
erro_gdb.jpg

o usuario e senhas estou usando a padrão do Firebird:

usuario> SYSDBA

senha: MASTERKEY

Bom, aparentemente o erro ocorreu na verifucação de senha e usuario...

verifique se você digitou corretamente

quando crio bancos aqui no meu micro eu faço exatamente do jeito que você fez... e da certo.

não uso a mesma versão do IBExpert... porém o processo é o msmo

não sei se tem algo a ver com permissões de usuario local... posso ta falanu bestera... mais num custa nada tentar...

você possui uma conta de administrador no seu micro?

Editado por K!ko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
No tópico anterior inverti as coisas:

o Correto é:

USER: SYSDBA (MAIUSCULO)

PASSWORD: masterkey (MINUSCULO)

Desculpa.

Abraços

Romário

na versão que uso, digito tudo em minusculo ou tudo em maiusculo e funciona do mesmo jeito...

Creio que este não seja o problema... O IBExpert auto-edita os caracteres pra miusculo quando se digita usuario e senha... justamente pra evitar este tipo de erro.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola..

No tópico anterior inverti as coisas:

o Correto é:

USER: SYSDBA (MAIUSCULO)

PASSWORD: masterkey (MINUSCULO)

Desculpa.

Abraços

Pessoal...o Romário estava certo, fiz certinho como mencionou e deu certo.

A Versão que estou usando IBExpert Versão 2007.07.20

valeu..ajuda....por enquanto é só... :blush:

Abraço a todos.. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Ola..

No tópico anterior inverti as coisas:

o Correto é:

USER: SYSDBA (MAIUSCULO)

PASSWORD: masterkey (MINUSCULO)

Desculpa.

Abraços

Pessoal...o Romário estava certo, fiz certinho como mencionou e deu certo.

A Versão que estou usando IBExpert Versão 2007.07.20

valeu..ajuda....por enquanto é só... :blush:

Abraço a todos.. :)

então pelo jeito esse erro ocorre em determinada versão...

na minha nem rola.

em tdo caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Pessoal...o Romário estava certo, fiz certinho como mencionou e deu certo.

A Versão que estou usando IBExpert Versão 2007.07.20

Eder, não é uma questão da versão do IBExpert. Isto seria uma característica do banco ao processar a conexão.

Qual foi a versão do Firebird que você instalou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Outra coisa, observei que você deixou a tabela de de caracteres com NONE. Antes que você comece com problemas, é bom já ir começando do jeito mais certo.;)

Sugiro que você utilize WIN1252, para evitar problemas futuros com ordenação de nomes com caracteres acentuados. Veja este artigo - Como fazer para utilizar caracteres acentuados (português) e obter ordenação correta nos índices ? - ele vai lhe explicar melhor a que me refiro.

E para relembrar, algo que já estava naquele post antigo que lhe postei:

Umas dicas:

- cuidado com nulls (no Start Guid procure por Expressions involving NULL);

- atenção na criação do banco e tabela (quando definindo varchar) ao utilizar o collate adequado ao nosso idioma (envolve questões da acentuação) use o WIN1252;

- o autoinc a que você está acostumado, funciona um pouco diferente num SGBD;

- ao definir campos BLOB (memo, graphic - no paradox), há o sub-tipo: 0 = Blob (usado para graphic); 1 = Text (memo).

Falando daquele outro post, lembre que havia comentado de estar fazendo um tutorial de instalação do banco Firebird e IBExpert. Pois é, é meio tarde, mas pode servir a outros. (fiz ainda para a versão 1.5.4, mas serve para as recentes) Também havia começado uma outra instrução de como migrar do banco MSAccess para Firebird e, paralelamente, Paradox para Firebird, mas está bem parado.

Abraços

Manual_instalacao_Firebird_e_IBExpert.zip

Editado por Micheus
Acrescentado anexo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...