Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Delphi 4 x Firebird 2


Eder

Pergunta

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
pessoal...

Criei uma tabelinha de clientes no banco firebird

Agora gostaria de criar um exemplinho no delphi, para ver como funca.

Como todos já devem saber....rs :blush: ...eu uso D4.....e ele tem suporte ao Firebird??

Grato

Koeh brow!

No seu delphi 4 existe uma aba chamada interbase?

se existir... você pode fazer a conexão através dela... usando os seguintes componentes no datamodule:

-IBDatabase (para fazer a conexã com o banco de dados);

-IBTransaction (para fazer os servisos de modificações no banco. EX: Incluir, Deletar, Gravar, etc.);

-IBDataset (para Trazer os campos que você utilizará no delphi);

-TDataSource (na aba Data Access);

Basicamente serão esses... basta configura-los corretamente que os resultados serão positivos...

eu os uso aqui no trabalho... mas com FireBird 1.5... mas creio que os processos nesse ponto de conexão são os mesmos.

Bom... a respeito das configurações do datamodule:

1º - Use o IBDatabase para se conectar com o banco... de 2 cliques sobre ele para acessar as configurações... é uma tela semelhante a tela de criação de banco no IBExpert... creio que você irá reconhece-la. preencha a configuração e de um "test"pra ver se funfo. se passou deixe a propriedade "Active" do IBDataBase como "True".

2º - com o banco já conectado ao sistema... configure agora o transaction... na propriedade DefaultTransaction do IBDataBase selecione o Transaction que você criou... Depois na propriedade "Active" do IBTransaction deixe como "True"

3º - No IBDataSet - Na propriedade "Database" selecione o Database criado... c você não o renomeou estara como DataBase1;

De 2 cliques na propriedade "SelectSQL", ai você colocará o Select para buscar os campos. EX: Select * from Cad_Clientes order by CODIGO.

Feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre o IBDataSet e va na opção "DataBase Editor"; deigite o nome da tabela no campo; clique em "Get Table Fields". se fez tdo certo ateh aki ele trara os campos respectivos a tabela escolhida (tem que ser a mesma tabela que você colocou na propriedade "SelectSQL" o nome da tabela deve estar identico ao que você colocou no select); após aparecer os campos clique em "Select Prymary Keys" e selecione o campo q é chave primaria; Feito isso clique em "Generate SQL". o assistente lhe mostrara uma aba onde você pode pre-editar os comandos usados para Modificar, Inserir, Deletar e Atualizar, baseando-se no select que você usou na propriedade "SelectSQL". Basta clicar nos Checks quele ele gera automaticamente. feito isso clique em OK.

Agora de 2 cliques no componente... ira apareceu uma pequena tela em branco... clique com o direito na mesma e selecione "Add All Fields", se fez tdo certo ateh aki ira aparecer os campos respectivos a tabela selecionada no select da propriedade "SelectSQL".

4º - TDatasource - Adicione um no datamodule (aba Data Access). Na propriedade "DatasSet" selecione o IBDataset existente.

Pronto... se fez tdo certo ateh aki o data module já esta configurado! :D

é um método um tanto arcaico mas que gera resultados... xD

Agora basta configurar o Form... isso eu vo deixar por sua conta.

Qualquer duvida a respeito das configurações é só falar :D

abraço.

Editado por K!ko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola...K!Ko..

Beleza??

Bdia!

No seu delphi 4 existe uma aba chamada interbase?

R.: carinha....infelizmente não tem esta paleta no meu D4, de um tempo pra cá estou notando o porque que a versão 4 foi liberada. Não tem muitos recursos. O delphi 4 é de 1998, vélhinho ....

Meu amigo tem Delphi 5 e neste já tem a Paleta Interbase.

Então como no D4 não tem, acredito que não gerencia outro banco diferente do Paradox, será??

Ai é muito ruim, pois fico impossibilitado de avançar........

Bom derepende até rode, vou esperar a opinião de mais alguns colegas...

Até aqui muito Grato

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Ola...K!Ko..

Beleza??

Bdia!

No seu delphi 4 existe uma aba chamada interbase?

R.: carinha....infelizmente não tem esta paleta no meu D4, de um tempo pra cá estou notando o porque que a versão 4 foi liberada. Não tem muitos recursos. O delphi 4 é de 1998, vélhinho ....

Meu amigo tem Delphi 5 e neste já tem a Paleta Interbase.

Então como no D4 não tem, acredito que não gerencia outro banco diferente do Paradox, será??

Ai é muito ruim, pois fico impossibilitado de avançar........

Bom derepende até rode, vou esperar a opinião de mais alguns colegas...

Até aqui muito Grato

:)

Ixi ai fica difcil... porém deve haver uma maneira de instalar esta aba no D4, aqui eu a uso no D5, ela contem componentes para gerenciamento do Firebird e do Interbase...

da uma fussada na net e tenta acha algum componente pra instalar do D4 que seja relacionado a esta aba... creio que encontrara alguma coisa...

em todo caso boa sorte brow :D

abraço.

Editado por K!ko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Ixi ai fica difcil... porém deve haver uma maneira de instalar esta aba no D4, aqui eu a uso no D5, ela contem componentes para gerenciamento do Firebird e do Interbase...

da uma fussada na net e tenta acha algum

componente pra instalar do D4 que seja relacionado a esta aba... creio que encontrara alguma coisa...

R.: Bom vou dar uma procurada na net, deve ter algo.

mas se alguém sabe algo a respeito por favor em de um toque....

valeu..Kiko muito grato pelas dicas.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
R.: Bom vou dar uma procurada na net, deve ter algo.

mas se alguém sabe algo a respeito por favor em de um toque....

Eder, você não vai encontrar.

Sugiro que você avalie o uso dos componentes da paleta ZeosLib. Atualmente a versão é 6.6.2RC (Release Candidate - D5, D6, D7, D2005, BSD2006), mas esta versão só dá suporte a partir do Delphi 5. Voce até poderia tentar instalar no seu Delphi 4 - caso não tenham havido grandes mudanças entre as versões, você conseguirá instalá-lo sem problemas (esta versão seria preferível).

Suporte ao Delphi 4, é encontrada em uma versão anterior e estável é a 6.1.5 Stable (D4, D5, D6 e D7). Ela contém 2 patchs. Assim, você baixa todos os 3 zips, descompacta o principal (stable), depois descompacta o path1 seguido pelo path2.

A grande vantagem em utilizar os componentes Zeos é facilidade na portabilidade de sua aplicação para outro banco de dados para o qual ele dê suporte (MySQL, PostgreSQL, Interbase, Firebird, MS SQL, Sybase, Oracle and SQLite) - com componentes da paleta Interbase você fica restrito à Intebase e Firebird.

Pense a respeito. ;)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
A grande vantagem em utilizar os componentes Zeos é facilidade na portabilidade de sua aplicação para outro banco de dados para o qual ele dê suporte (MySQL, PostgreSQL, Interbase, Firebird, MS SQL, Sybase, Oracle and SQLite) - com componentes da paleta Interbase você fica restrito à Intebase e Firebird.
R.: Ok..Ola Micheus.....desculpa em responder, não havia visto que você havia respondido, tava uma correria nestes dias.

Suporte ao Delphi 4, é encontrada em uma versão anterior e estável é a 6.1.5 Stable (D4, D5, D6 e D7). Ela contém 2 patchs. Assim, você baixa todos os 3 zips, descompacta o principal (stable), depois descompacta o path1 seguido pelo path2.

R.: Bom vamos lá, eu baixei este acima...ai instalei a versão pra D4 porem não aparece os componentes da suite, ou seja, a suite ta instalada, mas parece que os componentes da suite não...

Tem algum segredo ao instalar??

eu fui em <components><Install Packages><add>e ai procurei o arquivo ZCore.bpl dentro da Pasta <...\zeos\packages\delphi4> confirmei e instalei.

ai vi no botão <components> que não tem nada dentro da suite.:(

Será que estou fazendo corretamente?

Grato

Editado por Eder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
R.: Bom vamos lá, eu baixei este acima...ai instalei a versão pra D4 porem não aparece os componentes da suite, ou seja, a suite ta instalada, mas parece que os componentes da suite não...

Tem algum segredo ao instalar??

eu fui em <components><Install Packages><add>e ai procurei o arquivo ZCore.bpl dentro da Pasta <...\zeos\packages\delphi4> confirmei e instalei.

ai vi no botão <components> que não tem nada dentro da suite.:(

Será que estou fazendo corretamente?

Eder, sugiro que você localize o pacote ZComponent.dpk abra e compile e instale ele. (use a opção File->Open)

o ZCore é só parte do pacote. Ele é referenciado por ZComponent.dpk o qual, também, contém a chamada à unit que fará o registro dos componentes - ZComponentReg.pas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Eder, sugiro que você localize o pacote ZComponent.dpk abra e compile e instale ele. (use a opção File->Open)

R.: Micheus.....fiz o que me sugeriu.........e deu erro.

Veja a imagem do erro no exato momento que clickei em Compilar/Instalar.

erro.JPG

Abraço

Editado por Eder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eder, esse é um erro de compilação interno do Delphi. Não saberia lhe dar alguma sugestão sem ter o D4 para testar.

Você fez o procedimento de descompatar o arquivo principal (stable), depois descompacta sobre ele o Patch1 e a seguir descompacta o Path2 - sobrescrevendo os arquivos anteriores?

Talvez, você pudesse verificar e instalar algumas atualizações (Update Pack #2 e #3), que existem no site da Borland, para o Delphi 4. Só precisa saber se sua versão é: Standard, Professional ou Client/Server.

O endereço para download é este (Borland Developer Support). Os relevantes:

- Socket Server and Socket Service (se a versão é Client/Server)

- Delphi 4 <tipo da versão> Update Pack #2

- Delphi 4 <tipo da versão> Update Pack #3

- Delphi 4 Update Pack #3 Additions

Observe as datas onde aparece Created - instale dos mais antigos para os mais recentes e o Delphi não pode estar "rodando".

Talvez, com estes patchs o problema possa ser eliminado - outros serão com certeza.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Micheus...Meu delphi 4 já esta com as novas atualizações....tudo certinho...eu já tenho baixado e instalado.

quando comecei a utiliza-lo foi a primeira coisa que fiz...

Bom....vou tentar refazer todo o processo....e ver se funca..

valeu as dicas...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Micheus.....fiz todo o processo...e não deu certo..não.

Li alguns artigos na net e parece que não é muito facil de instalar no D4 não...

Mas eu te pergunto.....na suite RxLib não tem nenhum componente que funcione??

porque esta suite tenho instalada.

:)

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Micheus.....Bom Dia!

Eu encontrei uma suite que trabalha com o firebird e consegui instalar ela no D4.

a suite é chamada de FBLib achei neste endereço:

FBLib - Download

So que não consegui saber como funciona.

procurei na instalação e não achei nenhum manual.

só tem um exemplo mais é em Delphi 2006

você por acaso sabe manipular esta Suite?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
So que não consegui saber como funciona.

procurei na instalação e não achei nenhum manual.

só tem um exemplo mais é em Delphi 2006

Se você tentar abrir os exemplos do TurboDelphi, basta ir ignorando as propriedades que não são reconhecidas. Deve conseguir abrir - pelo menos no D7 abriu. :huh:

você por acaso sabe manipular esta Suite?
Nunca mexi com ela. Eu utilizo o MDO (apenas D5 em diante) para uma aplicação que optei por Firebird.

Mas, pelo que dá para ver dos componentes neste link, é basicamente o mesmo que os demais.

você vai precisar adicionar um componente do tipo Database (FBLDatabase), um do tipo Transaction (FBLTransaction) e para as consultas/edições um do tipo SQL (FBLDsql).

Olhando o arquivo de ajuda (FbLib.chm), ví que o componente FBLDsql tem apenas a propriedade SQL, onde você coloca as instruções, e que pode ser feito uso da propriedade QueryType para indicar o tipo de SQL (qtUnknown, qtSelect, qtInsert, qtUpdate, qtDelete, ...qtSetGenerator) - isso é bem diferente se compararmos ao Zeos e Interbase. :huh:

E ainda tem o fato de que há apenas o método ExecSQL. Em outro componentes, este método é utilizado para comandos SQL que não resultem em linhas, caso de INSERT, UPDATE, .... Em outros componentes, quando fazemos uso do SELECT devemos utilizar o método Open - inexistente neste componente.

Resumindo, você deve conseguir fazer as coisas funcionarem, mas não dá para se basear muito em qualquer outro componente que haja por aí. Se bem que no fundo, depois que você fizer a primeira consulta funcionar, o resto não deverá ser problema.

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...