Agora transforme cada linha em um MovieClip e a bolinha
Os nomes não fazem muita importância pode dar o que preferir porem eu prefiro colocar o mesmo do que o que vai ser dado na instância.
Então ficaria assim :
A linha da esquerda fica com o nome e instância de esquerda (ohhhhh )
O da direita de direita
O de cima de teto
O de baixo de piso
E a bolinha de bola
Feito isso vamos ao código
Crie uma camada acima das outras e aperte f9
Coloque o seguinte código :
//Aqui a gente declara as variáveis
// esta variável indica se a bola vai para direita ou para a esquerda
direcao = 1;
// E está se a bola vai para cima ou para baixo
altura = 0;
_root.onEnterFrame = function() {
if (direcao == 0) {
// se direcao = 0, a bola se movimenta para a direita
bola._x += 15;
}
if (direcao == 1) {
// se direcao = 1, a bola se movimenta para a esquerda
bola._x -= 15;
}
if (altura == 0) {
// se altura = 0, a bola se movimenta para a baixo
bola._y -= 15;
}
if (altura == 1) {
// se altura = 1, a bola se movimenta para a cima
bola._y += 15;
}
/*aqui determinamos a colisão com a função hitTest(), quando a bola encostar em qualquer uma das barras ela muda de direção, mudando o valor das variavei direcao e altura.*/
Pergunta
Thelon
Oi
Vou fazer um tutorial breve sobre como limitar áreas com hitTest
Crie quatro linhas separadas formando um quadrado e um circulo dentro como na imagem :
Link da imagem
Agora transforme cada linha em um MovieClip e a bolinha
Os nomes não fazem muita importância pode dar o que preferir porem eu prefiro colocar o mesmo do que o que vai ser dado na instância.
Então ficaria assim :
A linha da esquerda fica com o nome e instância de esquerda (ohhhhh )
O da direita de direita
O de cima de teto
O de baixo de piso
E a bolinha de bola
Feito isso vamos ao código
Crie uma camada acima das outras e aperte f9
Coloque o seguinte código :
//Aqui a gente declara as variáveis
// esta variável indica se a bola vai para direita ou para a esquerda
direcao = 1;
// E está se a bola vai para cima ou para baixo
altura = 0;
_root.onEnterFrame = function() {
if (direcao == 0) {
// se direcao = 0, a bola se movimenta para a direita
bola._x += 15;
}
if (direcao == 1) {
// se direcao = 1, a bola se movimenta para a esquerda
bola._x -= 15;
}
if (altura == 0) {
// se altura = 0, a bola se movimenta para a baixo
bola._y -= 15;
}
if (altura == 1) {
// se altura = 1, a bola se movimenta para a cima
bola._y += 15;
}
/*aqui determinamos a colisão com a função hitTest(), quando a bola encostar em qualquer uma das barras ela muda de direção, mudando o valor das variavei direcao e altura.*/
if (bola.hitTest(direita)) {
direcao = 1;
}
if (bola.hitTest(esquerda)) {
direcao = 0;
}
if (bola.hitTest(teto)) {
altura = 1;
}
if (bola.hitTest(piso)) {
altura = 0;
}
};
É isso o código esta comentado
Se tiverem alguma duvida podem postar
Obrigado.
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