Guest --luiz -- Postado Fevereiro 22, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 22, 2008 Olá a todos, Estou com dificuldade para montar uma consulta. O bd possui 3 tabelas sendo q o relacionamento funciona mais ou menos assim:tabela Endereco crd_id tabela Credenciado_Especialidade crd_id esp_idtabela Especialidade esp_id esp_desceu preciso de um select que pegue a descricao das especialidades (esp_desc) em ordem alfabética, através do código do credenciado (crd_id)sendo que um credenciado (crd_id) pode ter várias especialidades (esp_desc)exemplo.:Hospital ABC (crd_id = 1)Codigo das Especialidades (esp_id = 1, 2, 4 e 8)Descrição das Especialidades (esp_desc 1 = cirurgia 2 = ortopedia 4 = traumatologia 8 = enfermaria )entenderam ? preciso fazer isso num único SELECT e em ordem alfabética a descrição ! ou seja ... alguém pode me salvar ? heheheheabraços []´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kuroi Postado Fevereiro 22, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 22, 2008 isso?Select * From (Endereco INNER JOIN Credenciado_Especialidade ON Endereco.crd_id = Credenciado_Especialidade.crd_id) INNER JOIN Especialidade ON Credenciado_Especialidade.esp_id = Especialidade.esp_id Order By esp_desc Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --luiz -- Postado Fevereiro 22, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 22, 2008 agora está buscando porém está repetindo as descrições das especialidades Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kuroi Postado Fevereiro 22, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 22, 2008 se tiver mais de um crd_id com o mesmo esp_id vai repetir mesmo ue.como você quer q os dados aparecam então?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --luiz -- Postado Fevereiro 22, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 22, 2008 eu estaria informando o id do credenciado ... por exemplocrd_id (id credenciado) é 10 ( hospital abc)ai com base nessa informação q eu já tenho faria o select para listar todas as especialidades em forma descrita (esp_desc) do hospital abc ... em ordem alfabéticaentendeu +- ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kuroi Postado Fevereiro 22, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 22, 2008 a ponha então o mesmo codigo q eu passei mas antes do Order By, ponha um Where pra filtrar como você quer (por exemplo Where crd_id = 10).veja se é isso q você quer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --luiz -- Postado Fevereiro 25, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 25, 2008 É isso mesmo :D muito obrigado mesmo pela ajuda ... desculpa não responder, porque eu estava no serviço sexta-feira quando mandei as mensagens e só fui ver a resposta agora de manhã.no caso eu coloquei Where endereco.crd_id = "'.$variavel_de_id'" e funcionou direitinhosem querer abusar já abusando por acaso você não teria uma apostila que ensine relacionamentos através de comandos sql ? eu procurei na net mas não achei nenhuma de inner join, left join que eu pudesse realmente entender.caso tenha favor mandar pelo email boggione@bol.com.bragradeço a ajuda abraços []´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kuroi Postado Fevereiro 25, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 25, 2008 apostila não conheco, mas tem esse tutorial de join q escrevi aqui http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=108732 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest --luiz --
Olá a todos,
Estou com dificuldade para montar uma consulta. O bd possui 3 tabelas sendo q o relacionamento funciona mais ou menos assim:
tabela Endereco
crd_id
tabela Credenciado_Especialidade
crd_id
esp_id
tabela Especialidade
esp_id
esp_desc
eu preciso de um select que pegue a descricao das especialidades (esp_desc) em ordem alfabética, através do código do credenciado (crd_id)
sendo que um credenciado (crd_id) pode ter várias especialidades (esp_desc)
exemplo.:
Hospital ABC (crd_id = 1)
Codigo das Especialidades (esp_id = 1, 2, 4 e 8)
Descrição das Especialidades (esp_desc 1 = cirurgia
2 = ortopedia
4 = traumatologia
8 = enfermaria )
entenderam ? preciso fazer isso num único SELECT e em ordem alfabética a descrição ! ou seja ... alguém pode me salvar ? hehehehe
abraços []´s
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.