Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

como desenho tabelas estilo word em delphi?


Greed

Pergunta

Boa Tarde galera,

O que eu preciso é algo como na imagem a baixo

Desconsiderem o programa em si, só o que preciso é de um editor de texto que me permita desenhar uma tabela como na imagem a baixo!

tabelauo6.jpg

Alguém pode me ajudar?

Eu já procurei em um monte de lugar e não achei, inclusive em sites como google, yahoo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Não seria o caso de você trabalhar com um Grid de sua preferência, só alterando algumas configurações até chegar ao que você precisa? Se não me engano, com alguns ajustes nas propriedades do DBGrid você consegue esse resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Talvez exista um modo de se acrescentar linhas em objetos Grid, mas eu não sei como. Mas ainda acho que o caminho é esse mesmo. Vou fazer alguns testes e dpois deixo aqui o que eu conseguir.

Outra coisa...qual seria a finalidade dessa tabela? Tipo, você vai usar os dados dela pra quê? Ela vai ficar permanente no programa, ou é temporária?

Editado por Duduh_Capixaba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
(...), só o que preciso é de um editor de texto que me permita desenhar uma tabela como na imagem a baixo!

Outra coisa...qual seria a finalidade dessa tabela? Tipo, você vai usar os dados dela pra quê? Ela vai ficar permanente no programa, ou é temporária?

Greed, olhando seu primeiro post, você fala que precisa de "um editor de texto". A pergunta do colega Duduh_Capixaba é pertinente, porque se realmente for o que você queira, em princípio, pode não ser possível usar o StringGrid.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu não sei se um Grid ajudaria para ser sincero, pois o que preciso é um espaço onde o usuário possa desenhar a tabela, como se fosse no word, onde ele possa salvá-la e abri-la, pois alguns arquivos serão utilizados várias vezes, porem uma parte do conteúdo será diferente nas impressões!

Eu preciso que seja feito em Delphi, pois todo o meu programa se encontra em Delphi e o usuario terá de puxar algumas informações do banco de dados, de onde ele não vai poder alterar, a não ser num form especifico para alteração dos cadastros onde requer altenticação com usuario e senha!

Um pequeno detalhe que me esqueci de mencionar, vai ter dois forms, um para a criação da tabela e outro para a utilização dessa tabela, de maneira que os dados gerados no form de criação de tabelas, não possa ser alterado, só complementados nos campos em branco!

ex:

Nome | (Espaço em branco)

Endeço | (Espaço em braco)

é claro que os campos não serão esses, mas serão especificos para o caso do meu cliente!

Se a caso não for possivel ou for muito trabalhoso travar os dados nos campos da tabela gerados no form de criação, eu me viro aqui, mas o que eu preciso de urgência é uma maneira de desenhar essas tabelas e eu achei um programinha que é um editor de texto que faz isso em delphi, mas infelizmente ele não me ajuda, pois não teria como eu puxar alguns campos do banco de dados e exportar junto.

http://www.trichview.com/download/ >> Foi neste site que eu encontrei em algum canto este aplicativo, mas ele não libera o código fonte e infelizmente é pago os componentes deste site!

Obrigado pela atenção e desculpa a demora em responder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Greed, este TRichView é realmente muito bom em termos de recursos. Se você leu lá, ele implementa o padrão RTF sem fazer uso do RichEdit da microsoft - a dll utilizada pelo componente TRichEdit que acompanha o Delphi.

O componente RichEdit não suporta corretamente tabelas dos arquivos RTF. Basta que você crie um documento no Word, adicione uma tabela e grave ele com o formato RTF. Depois, no delphi, use o método LoadFromFile do componente TRichEdit para ver como fica.

Conforme artigo no msdn ("About Rich Edit Controls"), na versão 3.0 do RichEdit (Riched20.dll) o suporte a tabelas é bem simples (Simple tables), onde onde as colunas são simuladas por tabulações. O suporte melhorado a tabelas (Improved table support) foi introduzido na versão 4.1 (Msftedit.dll) que está disponível apenas nas versões do Windows XP SP1 e superior.

Em teoria você poderia pegar esta última dll e copiar para outras versões do Windows, onde instalar seu programa, no entanto legalmente isto não deve ser permitido. Ainda assim, para fazer uso dela em um componente como TRichEdit do Delphi, seria necessário fazer algumas modificações no source (código fonte) pois ele não está preparado para carregar esta versão (as versões Delphi antes do WindosXP, pelo menos). Achei este tópico (Using tables in TRichEdit or TWebBrowser) no forum Expert-Exchange (talvez seja necessário se registrar para lê-la - é que eu já sou :blush:), procure pelo post com o título Accepted Solution (o cara explica como fazer isto).

Uma opção poderia ser o uso de OLE, onde você introduziria uma planilha, com a Excel, dentro do documento (é como você faz no Word, quando acessa o menu Inserir->Objeto e escolhe Planilha do Microsoft Excel). Mas isso, a princípio não daria para fazer direto no TRichEdit. Se não estou enganado, pelo que li por aí na net, tem que fazer alguma coisa a mais. Entretanto, o componente da TJvRichEdit da paleta JvEdit da biblioteca do Projeto Jedi oferece este recurso.

Caso você não possua estes componentes (são freeware), sugiro que baixe o demo JVCL300MegaDemo.zip, descompact ele e acesse a Paleta Jv Edit, clique no último componente desta paleta - JvRichEdit . Na caixa de texto à esquerda (tipo um memo) click no link http: 113, e você verá um editor de texto prontinho.

Se ele lhe interessar, então é só acessar este link e baixar o JVCL 3 e o JVCL Help Files. (se não me engano este demo acompanha a instalação do componente)

Se for o caso, espero que algum outro colega possa lhe ajudar com estes componentes - eu não faço uso deles (até já os instalei no passado, mas...).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...