Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) MainMenu


Eder

Pergunta

Ola...

Estou com problema com o componente MainMenu1 em um programa.

Do nada agora quando o usuario clicka nele e ai quando usuario fica a escolher a opção desejada ele sai fora....se fecha(MainMenu1).

Ontem a tarde...eu recompilei o programa e ai o probleminha sumiu...hoje de manhã do nada voltou a ocorrer de novo..e ai nem recompilando resolve...

é uma coisa muito estranha.....desabilitei todos os Timer´s do programa achando que algum deles tava ocasionando o problema, pois sempre ocorre mais ou menos uns 2 segundos após clickado no MainMenu1....as vezes nem da tempo do usuario clickar na opção desejada.

alguém poderia me dar uma dica para resolver este problema?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Do nada agora quando o usuario clicka nele e ai quando usuario fica a escolher a opção desejada ele sai fora....se fecha(MainMenu1).

Ontem a tarde...eu recompilei o programa e ai o probleminha sumiu...hoje de manhã do nada voltou a ocorrer de novo..e ai nem recompilando resolve...

Oi Eder... veja se voce não colocou nenhuma rotina para fechar, ou minimizar o menu, veja tambem se voce usou showmodal ou show para exibir o menu

como voce mencionou que recompilou e o problema sumiu ... tente então apagar os arquivos UMenu.pas e UMenu.dfm ( ou o nome que voce deu para o form do Menu ) e renomear os UMenu.~pas e UMenu.~dfm para UMenu.pas e UMenu.dfm e recompilar

as vezes nem da tempo do usuario clickar na opção desejada.

pode ser tambem uma rotina em um timer estar ocasionando isto

a melhor solução é usar o breakpoint no modo de depuração para verificar onde está ocorrendo isto.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

JOnas.......fiz uns testes e não consegui descobrir a causa...veja que estranho...

eu renomeie o Menu e ai o erro sumiu....quando foi ontem a tarde o usuario me disse que o erro havia voltado..

hoje eu peguei e retirei um componente que rodada uma imagem na tela principal..e ai recompilei o programa e o erro sumiu...

ai salvei...e depois abri o delphi denovo e recompilei o programa de novo ...só pra ver...e ai o erro voltou de novo.....

sei lá...as vezes some....e as vezes volta do nada....

você diz que:

a melhor solução é usar o breakpoint no modo de depuração para verificar onde está ocorrendo isto.

como eu faço isto.??....sabendo que ele carrega um monte coisas.....

haaa...também desabilitei todos os timer´s do programa...e adiantou na hora...mas horas depois o usuario me liga dizendo que voltou o problema....

Não sei mais o que pensar.... :blush:

haaa.mais uma coisinha...quando ocorre o erro eu noto que num form aonde tem um dbcombobox(listas) quando abro o dbcombobox e deixo ele aberto..ele automaticamente fecha sozinho.....como se tivesse um vírus dentro do programa sei lá!!

falou;

Grato..t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
a melhor solução é usar o breakpoint no modo de depuração para verificar onde está ocorrendo isto.

como eu faço isto.??....sabendo que ele carrega um monte coisas.....

No menu do delphi <Tools> selecione a opção <Debugger Options> e depois selecione <Integrated debugging>

depois no seu codigo, basta clicar com o mouse do lado esquerdo do comando, vai aparecer uma bolinha vermelha, que vai indicar ao processador para parar nesta linha, onde se encontra o breakpoint... a partir dai usando a tecla F7 ele vai percorrer o seu codigo linha a linha mostrando o que esta ocorrendo.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ok..jonas...fiz isto percorri o codigo e não achei problema...ai lembrei que uma vez tive um problema parecido....

então eu fiz esta dica:

Sugestões: 

dê um Project|Build 
feche o projeto, renomeie (ou apague) os arquivos de mesmo nome do seu DPR mas com extensões CFG, DOF e DSK e tente novamente 
mesmo que o anterior,mas desta vez renomeie (ou apague) também o arquivo com extensão RES 
Basta apagar os arquivos:(exemplo programa redesp):
*.RES
*.CFG
*.DOF
*.DSK


A princípio esses arquivos não deveriam trazer problema. Fico surpreso em saber que foi isso que resolveu.

O .DSK contem a configuração do seu desktop na IDE, não tem relação direta com o projeto.

O .RES geralmente contem apenas o ícone do seu programa e o número de versão (se a opção Include version information in project estiver habilitada em Project|Options, aba Version Info).

O .CFG e o .DOF contem as configurações para o compilador e o linker.

Não resolvi o problema, mas acho que é mais ou menos por ai....

veja o que acontece...

*se eu apago estes arquivos como menciona a dica.....e ai eu abro o delphi e compilo o programa..funciona tudo certinho.....mas sem salvar....se eu salvar....ele já da o problema de novo

*se eu apago estes arquivos também...e ai entro no delphi e compilo o programa...funciona tudo certinho, mas ai não resolvo salvar apenas compilar....ai quando fecho o delphi e ai executo o programa, ai fica piscando de novo..

resumindo é alguma coisa com estes arquivos.......se eu apago e não salvo funciona com o delphi aberto....mas se fecho o delphi e tente executa-lo o erro volta....

já não sei mais o que pensar.....mas acho que é por ai...mas como corrigir?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
*se eu apago estes arquivos como menciona a dica.....e ai eu abro o delphi e compilo o programa..funciona tudo certinho.....mas sem salvar....se eu salvar....ele já da o problema de novo

*se eu apago estes arquivos também...e ai entro no delphi e compilo o programa...funciona tudo certinho, mas ai não resolvo salvar apenas compilar....ai quando fecho o delphi e ai executo o programa, ai fica piscando de novo..

Oi Eder .. tente fazer a seguinte experiencia .... faça um backup do seu projeto em outro lugar, delete o seu form Menu e crie um novo, coloque as opções de menu sem os codigos ( somente o usado para fechar o aplicativo )

compile o programa e execute-o ... se funcionar va adicionando os comandos aos poucos ao form menu... creio que vai achar o problema.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola...Jonas.

Descobri...o problema..

era um timer mesmo....mas veja que estranho......desabilitei o timer e funcionou, mas como eu precisava deste timer funcionando....eu inseri um outro timer e inseri nele o mesmo codigo...e apaguei o timer com problema...e ai funcionou....

Era um problema somente com este timer.

Mas valeu...a ajuda..problema resolvido.

Grato

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...