Alpha Postado Julho 1, 2008 Denunciar Share Postado Julho 1, 2008 Bom dia,Estou programando em Delphi 7 e banco de dados access, e tenho uma tabela com os campos:nome, data, hora, descrição.tenho um formulario de consulta com um DBGRIDquando faço uma consulta no banco, o campo hora está vindo com uma data na frente da hora, gostaria que o campo hora no dbgrid retorna-se soamente a hora. Obs: A conexão com o banco somente é feita após execução por codigo.por favor quem puder me ajudar agradeço, pois isto está segurando eu terminar o software.muito Obrigado pela atenção.Att: Rodrigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Luis Ricardo Postado Julho 2, 2008 Denunciar Share Postado Julho 2, 2008 Qual o tipo de dado ao certo você estar usando ?? Por que temos date, time, timestamp;DNo aguardo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Luis Ricardo Postado Julho 2, 2008 Denunciar Share Postado Julho 2, 2008 (editado) A primeira você desconsidera, por que eu estava vendo comparação com o FireBird, o mesmo possui a separação de dados entre datetime, time, date.Então eu fiz um banco de dados no Access rapidim.E fiz testes e só encontrei uma maneira de você pegar a hora;Ele traz a data neste molde :Ex.: 12/11/2008 11:55:00Então você pega somente a hora. Essa idéia que tenho no momento ;DCopy(ADOTable1CAMPO.AsString, 11,6) -> retorna um valor stringAi voce pega esse valor e cria um novo campo dentro do bdgrid e joga para ele.e elimina o campo que esta vindo com data / horaEspero ter ajudadoP.S: você ta usando ado ? tipo você tem q criar um novo campo e dentro do evento oncalc fields joga o valor do copy neste novo campo. Editado Julho 2, 2008 por Luis Ricardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Julho 3, 2008 Denunciar Share Postado Julho 3, 2008 quando faço uma consulta no banco, o campo hora está vindo com uma data na frente da hora,...sempre que o campo definido no banco de dados for entendido pelo componente de acesso como sendo do tipo TDateTime, será instanciado ao dataset um field TDateTimeField.O que ocorre é que não havendo a indicação da formatação de apresentação, será usado o padrão que é mostrar a data e hora. Caso o campo no seu banco de dados contenha apenas a hora, provavelmente a data que você visualiza no DBGrid é '30/12/1899'.Para formatar qualquer informação destetipo, você deve utilizar a propriedade DisplayFormat do campo (field). Se você adicionou os fields ao dataset em design-time, selecione o campo desejado, localize a referida propriedade na janela object Inspector e defina o formato para hh:nn ou hh:nn:ss - só isto!Qualquer dúvida quanto a formatação de data e hora, dê uma olhada no help procurando a função FormatDateTime.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Alpha
Bom dia,
Estou programando em Delphi 7 e banco de dados access, e tenho uma tabela com os campos:
nome, data, hora, descrição.
tenho um formulario de consulta com um DBGRID
quando faço uma consulta no banco, o campo hora está vindo com uma data na frente da hora,
gostaria que o campo hora no dbgrid retorna-se soamente a hora. Obs: A conexão com o banco somente é feita após execução por codigo.
por favor quem puder me ajudar agradeço, pois isto está segurando eu terminar o software.
muito Obrigado pela atenção.
Att: Rodrigo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.