Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Configurar o Dbgrid para tabela em access

Alpha

Pergunta

Bom dia,

Estou programando em Delphi 7 e banco de dados access, e tenho uma tabela com os campos:

nome, data, hora, descrição.

tenho um formulario de consulta com um DBGRID

quando faço uma consulta no banco, o campo hora está vindo com uma data na frente da hora,

gostaria que o campo hora no dbgrid retorna-se soamente a hora. Obs: A conexão com o banco somente é feita após execução por codigo.

por favor quem puder me ajudar agradeço, pois isto está segurando eu terminar o software.

muito Obrigado pela atenção.

Att: Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

A primeira você desconsidera, por que eu estava vendo comparação com o FireBird, o mesmo possui a separação de dados entre datetime, time, date.

Então eu fiz um banco de dados no Access rapidim.

E fiz testes e só encontrei uma maneira de você pegar a hora;

Ele traz a data neste molde :

Ex.: 12/11/2008 11:55:00

Então você pega somente a hora.

Essa idéia que tenho no momento ;D

Copy(ADOTable1CAMPO.AsString, 11,6) -> retorna um valor string

Ai voce pega esse valor e cria um novo campo dentro do bdgrid e joga para ele.

e elimina o campo que esta vindo com data / hora

Espero ter ajudado

P.S: você ta usando ado ?

tipo você tem q criar um novo campo e dentro do evento oncalc fields joga o valor do copy neste novo campo.

Editado por Luis Ricardo
Link para o comentário

• 0
quando faço uma consulta no banco, o campo hora está vindo com uma data na frente da hora,...

sempre que o campo definido no banco de dados for entendido pelo componente de acesso como sendo do tipo TDateTime, será instanciado ao dataset um field TDateTimeField.

O que ocorre é que não havendo a indicação da formatação de apresentação, será usado o padrão que é mostrar a data e hora. Caso o campo no seu banco de dados contenha apenas a hora, provavelmente a data que você visualiza no DBGrid é '30/12/1899'.

Para formatar qualquer informação destetipo, você deve utilizar a propriedade DisplayFormat do campo (field). Se você adicionou os fields ao dataset em design-time, selecione o campo desejado, localize a referida propriedade na janela object Inspector e defina o formato para hh:nn ou hh:nn:ss - só isto!

Qualquer dúvida quanto a formatação de data e hora, dê uma olhada no help procurando a função FormatDateTime.

Abraços

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...