Vivendo&Aprendendo Postado Agosto 5, 2008 Denunciar Share Postado Agosto 5, 2008 Olá Pessoal...Como faço para relacionar tabelas pelo código no mysql, uso o mysql 5.0, mysql front. Abraço Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Agosto 5, 2008 Denunciar Share Postado Agosto 5, 2008 Oi, 'Vivendo&Aprendendo'Basicamente o acesso aos dados de um relacionamento está no uso das variações da cláusula JOIN.Exemplo: Seja a tabela funcionário com os atributos idfuncionario (chave primária) e nmfuncionario, uma segunda tabela chamada dependente (que conterá a relação de dependentes deste funcionário) com os atributos idfuncionario e nmdependenteA chave criada para a tabela dependentes é o atributo idfuncionario (indice não único).tabela funcionario 1 antonio 2 ana 3 maria tabela dependente 1 carlos 3 marta Executando o SELECT f.idfuncionario, f.nome_funcionario, d.nmdependente FROM funcionario f INNER JOIN dependentes d ON f.idfuncionario = d.idfuncionario O retorno do sql seria 1 antonio carlos 3 maria marta Ou seja somente os registros onde as duas tabelas possuissem idfuncionario iguais Para obter uma listagem completa eu deveria usar o seguinta sql:SELECT f.idfuncionario, f.nome_funcionario, d.nmdependente FROM funcionario f LEFT JOIN dependentes d ON f.idfuncionario = d.idfuncionario O retorno do sql seria 1 antonio carlos 2 ana null 3 maria martaNote que o funcionario 2 (ana) retornou o dependente como nulo.Existem outras variações. Estude sobre modelos EER e SQL. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Vivendo&Aprendendo Postado Agosto 5, 2008 Autor Denunciar Share Postado Agosto 5, 2008 Mas Denis Courcy, tem como usar algum aplicativo para fazer os relacionamentos? Eu achei um tutorial sobre o MySql Query Browser sobre como fazer os relacionamentos mas não funcionou.Eu não sou muito bom em sql e se caso tivesse como fazer sem ser por código seria melhor.Se souber como alguardo resposta.Abraço Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Agosto 5, 2008 Denunciar Share Postado Agosto 5, 2008 (editado) Mas Denis Courcy, tem como usar algum aplicativo para fazer os relacionamentos? Eu achei um tutorial sobre o MySql Query Browser sobre como fazer os relacionamentos mas não funcionou.Eu não sou muito bom em sql e se caso tivesse como fazer sem ser por código seria melhor.Se souber como alguardo resposta.AbraçoSinceramente Vivendo&Aprendendo já que es iniciante devia perder um tempo e se dedicar mais a aprender corretamente a sintaxe do SQL. Pois manipular dados em banco de dados é a alma de qualquer aplicação. E sem não aprender direito você vai acabar vivendo&sofrendo. Não estou pagando um sapo mas infelizmente em informática para se conseguir fazer as coisas corretamente têm de haver uma dose de sofrimento. :o)Um forma de gerar os JOIN´s através de assitente seria vincular suas tabelas mysql no Access e depois utilizar o assitente do Access para criar os relacioamentos. Mas acho isso é uma saida muito deselegante! Agora se você se dedeicar uns 5 dias lendo e exercitando você aprenderia tudo de maneira mais completa e profissional. O mesmo pode ser feito no SQL Server e utilizar o assitente do Enterprise Manager para gerar os relacionamentos.Agora se você quer mesmo trabalhar na área cara não têm caminho fácil. você terá toda a juda possivel na net. Mas na maioria das vezes lhe darão a vara e ensinaram a pescar. nunca o peixe. Editado Agosto 5, 2008 por jothaz Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Vivendo&Aprendendo Postado Agosto 5, 2008 Autor Denunciar Share Postado Agosto 5, 2008 Olá Jothaz estou lendo sim e praticando também... só questionei outra possibilidade mais fácil porque tenho que entregar o sistema logo e ainda não consegui fazer isso, mas obrigado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Agosto 5, 2008 Denunciar Share Postado Agosto 5, 2008 Oi, 'Vivendo&Aprendendo'Pelo que sei, você programa na mesma linguagem que eu (Delphi). E neste caso, não há jeito. Muitos dos códigos que você terá que escrever, terão que ser em SQL. Muitas vezes os TTables não resolverão sua situação e você terá que usar os TQuery da vida.Principalmente os reports.Um abraço Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Vivendo&Aprendendo Postado Agosto 9, 2008 Autor Denunciar Share Postado Agosto 9, 2008 Ok Denis...Muito obrigado pela resposta, e acredito que posso contar com vocês para as sql'sabraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Vivendo&Aprendendo
Olá Pessoal...
Como faço para relacionar tabelas pelo código no mysql, uso o mysql 5.0, mysql front.
Abraço
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados