Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como calcular um campo Matricula no Delphi


fabiojcorreia

Pergunta

Olá pessoal,

Tenho um aplicativo simples que controla o cadastro de pacientes e não consigo contar um campo matricula. Deixe eu explicar melhor.

Criei um aplicativo com as tabelas CLiente,Dependente,Config, aonde no formulario que cadastro os pacientes o campo matricula deverá contar automaticamente a cada cliente novo. Criei a tabela Config onde nesta tabela o campo CF_MATRICULA ficará quardada sempre a ultima matricula criada e através dela controlar automaticamente o proximo numero para o novo cliente cadastrado, porém esta nova matricula devera ser salva tambem na tabela de Cliente em um campo CL_MATRICULA. alguém poderia me ajudar a resolver este problema? Como poderei simultaneamente no momento em que eu clicar no botão SALVAR atualizar as duas tabelas? Agradeço pela ajuda pessoal. O meu e-mail é fabiojcorreia@ig.com.br

Um abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

fabiojcorreia, se a idéia é utilizar um código sequencial para a matrícula, talvez fique mais simples você utilizar a abordagem mais comum que é obter o maior valor cadastrado e somar 1 para gerar o próximo - não precisa de tabela auxiliar. Dê uma olhada neste post

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
fabiojcorreia, se a idéia é utilizar um código sequencial para a matrícula, talvez fique mais simples você utilizar a abordagem mais comum que é obter o maior valor cadastrado e somar 1 para gerar o próximo - não precisa de tabela auxiliar. Dê uma olhada neste post

Abraços

Micheus, li o artigo e estou conseguindo compilar normalmente, porem quando tendo salvar o sistema me diz que o com CL_ID not found. o que devo fazer?

Valeu e um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
porem quando tendo salvar o sistema me diz que o com CL_ID not found. o que devo fazer?
fabiojcorreia, não dá para opinar muita coisa. Mas, aparentemente na tabela em que você está gravando a informação, você está tentando acessar um campo com um nome que não existe nela, provavelmente você está usando algo como FieldByName('CL_ID')..., algo assim.

Seria mais apropriado que você postasse a parte do código onde ocorre o erro. Entretanto, pelo que você pretende implementar, pela sugestão dada e pelo nome do campo que você disse inicialmente a ser incrementado - CL_MATRICULA, parece mesmo que você tenha entendido mal o exemplo, já que ao que parece o campo a ser incrementado deveria ser CL_MATRICULA. Dê uma revisada.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...