Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

cx_Oracle no Ubuntu Hardy

leoluz

Pergunta

Boa noite senhores,

Trabalho com oracle e java e a pouco tempo comecei a pequisar e estudar Python.

Estou tendo problemas com a utilização do modulo cx_oracle no Ubuntu. O problema é que os pacotes disponibilizado no site oficial são apenas RPM ou msi. Não há pacotes deb e dessa forma eu tenho que compilar o modulo para o meu sistema. Até ai.. sem problemas. A questão é que para compilar esse módulo eu tenho que ter um banco Oracle instalado na minha máquina. Até achei alguns howtos que ensinam a instalar o Oracle XE e depois compilam o cx_Oracle para Ubuntu. O problema é que eu só quero utilizar o módulo como interface de comunicação com o banco e não quero instalar toda a base de dados para conectar em um outro servidor.

Se por acaso alguém tiver uma dica mais ágil para conectar o Python com Oracle a partir do Ubuntu diferente da solução mencionada, eu ficarei muito grato pela ajuda!

Obrigado pela atenção.

Leonardo Luz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

• 0
Boa noite senhores,

Trabalho com oracle e java e a pouco tempo comecei a pequisar e estudar Python.

Estou tendo problemas com a utilização do modulo cx_oracle no Ubuntu. O problema é que os pacotes disponibilizado no site oficial são apenas RPM ou msi. Não há pacotes deb e dessa forma eu tenho que compilar o modulo para o meu sistema. Até ai.. sem problemas. A questão é que para compilar esse módulo eu tenho que ter um banco Oracle instalado na minha máquina. Até achei alguns howtos que ensinam a instalar o Oracle XE e depois compilam o cx_Oracle para Ubuntu. O problema é que eu só quero utilizar o módulo como interface de comunicação com o banco e não quero instalar toda a base de dados para conectar em um outro servidor.

Se por acaso alguém tiver uma dica mais ágil para conectar o Python com Oracle a partir do Ubuntu diferente da solução mencionada, eu ficarei muito grato pela ajuda!

Obrigado pela atenção.

Leonardo Luz

Infelizmente achei a resposta (http://wiki.python.org/moin/Oracle)

Ao que me parece não há como uma aplicação Python acessar um banco Oracle remoto sem ao menos ter o client do Oracle instalado na máquina. Ou seja, o módulo é na verdade apenas um bind para o client.

Na minha opinião isso é muito ruim tendo em vista que a aplicação fica preza a uma software de terceiros. Drivers jdbc por exemplo realmente implementam toda a camada de comunicação com o banco deixando a aplicação "auto-suficiente". Era uma solução parecida com essa que Python precisava! :(

[]'s

-l30-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...