Nelma Postado Setembro 16, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 16, 2008 Bom diaPreciso liberar mais espaço para a base de dados.Eu uso o SQL Server 2003. E quando seleciono a base de dados tem a seguinte opção.space allocatedBase de dados - espaço alocado 3316 MB - espaço livre 24MBComo eu posso redimensionar esse espaço?eu estive vendo que sobre a opção Space Allocated tem um submenu c/ três opçõesShrink databaseModify data files sizeModify data log sizePelo o que eu entendi eu poderia compactar a base de dados pelo comando shrinkMas quando eu seleciono esta opção abre uma tela especificando que- espaço alocado 3346MB- espaço livre 0 %Outra dúvida..para efetuar esse procedimento é preciso que o istema esteja parado, ou seja s/ acessos ao banco? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Nelma Postado Setembro 16, 2008 Autor Denunciar Share Postado Setembro 16, 2008 Eu encontrei um material sobre o redimensionamento da base de dados.Botão direito do mouse sobre a base de dados > PropriedadesNa aba Data Files, tem "space allocated MB". Nessa opção é possível aumentar o tamanho atualEu ainda não fiz, porque o banco está sendo usado. Mas seria isso mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Setembro 16, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 16, 2008 Positivo operante!Agora sempre faça um backup antes de qualquer procedimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Nelma Postado Setembro 17, 2008 Autor Denunciar Share Postado Setembro 17, 2008 Ok..deu certo.Sobre o backup, eu coloquei pra fazer diariamente por volta das 23:00 (fora do expediente).O arquivo é um backup full da base .bakMas há também mais dois arquivo, um é dados .MDF e outro é log .LDFVlw Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Setembro 17, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 17, 2008 É isso ai!Criança sadia faz backup todo dia!Agora sempre que você for efetuar qualquer tipo de operação no seu banco de dados faça o backup antes.Sql Server normalmente não é de dar problemas mas pode ser que durante o processo qualquer dê um pau no mircro e pode comprometer a sua base.Então sempre é prudente efetuar backup antes de qualquer operação critica na base. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Nelma
Bom dia
Preciso liberar mais espaço para a base de dados.
Eu uso o SQL Server 2003. E quando seleciono a base de dados tem a seguinte opção.
space allocated
Base de dados - espaço alocado 3316 MB - espaço livre 24MB
Como eu posso redimensionar esse espaço?
eu estive vendo que sobre a opção Space Allocated tem um submenu c/ três opções
Shrink database
Modify data files size
Modify data log size
Pelo o que eu entendi eu poderia compactar a base de dados pelo comando shrink
Mas quando eu seleciono esta opção abre uma tela especificando que
- espaço alocado 3346MB
- espaço livre 0 %
Outra dúvida..para efetuar esse procedimento é preciso que o istema esteja parado, ou seja s/ acessos ao banco?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.