Guest Erika de freitas Postado Outubro 6, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 6, 2008 Boa tardecomo faço para criar um campo obrigatorio em um formulario???Aqueles que se não for preenchido obrigatoriamente o campo o formulario não passa para outro estagio e da aquela mensagem de campo obrigatorio???Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Outubro 6, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 6, 2008 Verifica se o campo está vazio, se estiver exibe a mensagem.. exemplo (no action do formulário):$campo1 = trim($_POST['campo1']); $campo2 = trim($_POST['campo2']); if(empty($campo1) OR empty($campo2)){ echo 'Todos os campos são de preenchimento obrigatório'; }else{ //Aqui você faz o cadastro ou seja lá o que for... }Caso você queira que isso aconteça SEM enviar o formulário é via JS ou AJAX para algo mais sofisticado (como verifiar nome de usuário ou se e-mail já está cadastrado). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Erika de freitas Postado Outubro 6, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 6, 2008 obrigado por ter me enviado a solucao.É isso mesmo que eu preciso entretanto como eu faço para dar um return ao formulario que o usuario estava, apos ele ter clicado no botao salvar formulario ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Outubro 6, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 6, 2008 Bom, ai é só você usar a cabeça né? Se você tem um código com um IF que testa se uma condição é válida ou não o que você deve fazer para dar o return? Pensando por 1/2 segundo se chega a brilhante conclusão : colocar o formulário no if que controla, assim se der o erro o formulário vai ser exibido de novo. Pronto, tudo é questão de parar e pensar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Erika de freitas Postado Outubro 6, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 6, 2008 isso eu já sabia, mas não sei se existe algum comando ou funcao quando se perde o foco do campo.quando isso acontece em sistemas em VFP é muito simples de resolver, basta dar um return ao campo anterior ou impedir o usuario de continuar, "travando" ele ate a informacao requisitada ser preenchidaA pergunta foi se a rotina do if deve ser colocada no formulario posterior ao action post Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Outubro 6, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 6, 2008 Olha só o que eu escrevi no meu primeiro post: "Caso você queira que isso aconteça SEM enviar o formulário é via JS ou AJAX para algo mais sofisticado (como verifiar nome de usuário ou se e-mail já está cadastrado)."Em outras palavras, o modo como eu fiz exige que a pessoa submeta (envie) o formulário, se você quiser que verificação seja na própria página sem enviar ai é com JS ou AJAX (dependendo do que você queira verificar), isso é super comum e se você perder 10 minutos no google ou no repositório da parte de JS já acha validadores pra formulários prontos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Erika de freitas Postado Outubro 6, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 6, 2008 Vou verificar então como fazer isso com JSObrigado pela atencao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jissa Postado Outubro 7, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 7, 2008 com o JS é facinho ... no <form name='teste'... voce coloca onSubmit="return validacao()"e na função validação voce checa se foi preenchido e retorna com o focustipowith(document.teste){ if (document.teste.naosei.value == "") { alert("Preencha naosei"); naosei.focus(); return false; } if (document.teste.seila,value == "") { alert("Preencha seila"); seila.focus(); return false; }} ai pode colocar um trim para limpar caso deem um espaçoagora se for chegar no banco de dados direto é com ajax mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Erika de freitas
Boa tarde
como faço para criar um campo obrigatorio em um formulario???
Aqueles que se não for preenchido obrigatoriamente o campo o formulario não passa para outro estagio e da aquela mensagem de campo obrigatorio???
Obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.