Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Executável pelo CD


Guest Gutenberg Ageu

Pergunta

Guest Gutenberg Ageu

Oi galera...

Nunca programei em C++... Mas, estou precisando de um executável que rode a partir de um CD numa máquina onde ainda não foi instalado o .Net Framework.

Este executável é bastante simples, e seria composto de somente um Form e mais 3 Buttons que executariam determinadas funções (bem simples também):

Botão 1 - Instalaria o .Net Framework 3.5, caso o mesmo não estivesse instalado (dificilmente estará instalado), este botão só ficaria Enabled caso o .Net Framework não estivesse instalado.

Botão 2 - Executaria um outro aplicativo desenvolvido em VB.Net (que infelizmente só roda com o Framework instalado) e só ficaria Enabled se o .Net Framework estivesse instalado.

Botão 3 - Para sair do executável, e se possível ejectar o CD.

O problema é que nunca programei em C++, apesar de saber que é uma das melhores liguagens de programação. Então pergunto é possível um executável rodar através de um CD sem que o .Net Framework esteja instalado?

Caso a resposta seja positiva, quais arquivos, dlls, etc necessito adicionar ao CD juntamente com o executável?

Como é feito a compilação? posso copiar e colar no CD o executável que se encontra dentro da pasta release?

E por último, caso a primeira resposta seja positiva, peço encarecidamente um exemplo de código, pois como disse nunca utilizei o C++ e não sei nem por onde começar e muito menos o código prá fechar um aplicativo... desculpem minha praia é o VB.

Bom galera é isso, estou no aguardo e desde já agradeço a compreensão e se possível a colaboração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
O problema é que nunca programei em C++, apesar de saber que é uma das melhores liguagens de programação. Então pergunto é possível um executável rodar através de um CD sem que o .Net Framework esteja instalado?

q é possivel é... agora se você tava pensando em fazer janelinha com botao e td... ai não sei não, acho q é melhor pegar otra linguagem. pra você ter uma ideia, só pra fazer a janelinha em c, você tem q declarar a api do windows pra montar a janela, num codigo de umas 20 linhas, e ai pra fazer botaozinho e td, nem faco ideia, ainda vo estudar essa parte.

tipo, é bem legal fazer isso em c, td, se você gosta de programacao eu recomendo, mas tipo, se você não conhece c, e ta precisando simplesmente pra fazer esse programa pequeno, talvez seja perda de tempo, você teria q estudar bastante. talvez fosse melhor fazer em visual basic 6, mesmo.

Caso a resposta seja positiva, quais arquivos, dlls, etc necessito adicionar ao CD juntamente com o executável?

ai, não sei... como saber se o framework ta instalado?? imagino q você precise de alguma api do windows q va procurar os programas instalados (tipo no item Adicionar/Remover do Painel de Controle). ai se você vai usar api, teoricamente não precisa de nd, pois a dll ta no proprio windows.

agora, se você fosse fazer em visual basic 6, precisaria do runtime do vb6 (q precisaria ser instalado), assim, como o .net precisa do .net framework.

bom, essa seria a vantagem de fazer em c, você não precisaria de absolutamente nd alem do executavel. se você ta disposto mesmo a aprender c só pra fazer isso, então vai em frente. vai depender do seu empenho e td, mas eu prevejo q não va ser tão facil assim não.

ou talvez seja uma boa opcao você não fazer a aplicacao grafica (em janela), faca em console (tela preta do dos), mesmo. se é um programa so pra instalar o software, não vejo problema em fazer uma tela do dos bem simples.

Como é feito a compilação? posso copiar e colar no CD o executável que se encontra dentro da pasta release?

depende do compilador, normalmente é com Ctrl + F9.

zuera, falando serio, é so compila e gravar no cd e já era.

E por último, caso a primeira resposta seja positiva, peço encarecidamente um exemplo de código, pois como disse nunca utilizei o C++ e não sei nem por onde começar e muito menos o código prá fechar um aplicativo... desculpem minha praia é o VB.

hehe queria muito te dar o exemplo, mas eu tb não sei... (ainda, pois pretendo aprender) e poca gente sabe, normalmente as pessoas aprendem c na escola, só a parte mais basica, nunca saimos do console (a tela preta do dos), e quase ninguém segue a linha do c, td mundo sai pra trablaha com otras linguagems, tipo delphi, vb, .net ou pra programacao web.

alem de q, isso q você quer fazer, em c, é relativamente dificil. a não ser q você aceitie minha sugestao de fazer em console, ai fica bem facil.

você simplesmente precisa saber o comando pra ver se o framework ta instalado. se você não sabe, minha sugestao é q você procure alguma api q verifique se o programa esta instalado q muito provavlemnte deve existir alguma coisa dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi Kuroi,

Em primeiro lugar, desculpe pela demora em responder. Quero agradecer a você e aos demais que leram meu post. Bom vamos aos esclarecimentos: Como disse não manjo nada de C++, programo em VB.Net (já venho do VB 5) e estou atualmente com o VB 2008 Professional instalado, no qual esta incluso o Visual C++.

Quanto a gostar de programação, a resposta é sim gosto muito, apesar de que estou meio afastado em decorrência de ter escolhido cursar Direito, e apesar de não ser necessário largar a programação prá tal coisa, resolvi me afastar um pouco. Então não esta cogitado aprender C++, realmente em VB 6 eu resolveria o meu problema, pois como disse é uma simples tela de apresentação do CD que seria aberta no AUTORUN do CD, onde nesta tela teria um MENU com 3 opções, mas, o VB 6 eu teria que instalar novamente.

Quanto a saber se o .NET Framework está instalado ou não, já tenho o SCRIPT que me retorna isso. Quanto a tela preta, o problema não é ela, pois o VBSCRIPT me dá a oportunidade de rodar no Windows e não é mostrado a tela preta. O problema é mesmo a apresentação.

Mas vou resolver o problema com uma chamada dentro do SCRIPT prá uma tela gerada por um programa que gera tela prá apresentação em CD (inclui Menu, só não me dá a oportunidade de impor condições - habilitar/desabilitar itens do menu, etc.), no caso do .NET não está instalado, e caso instalado direciono prá minha aplicação, ou seja, a interação com o usuário será mínima, como é minha pretensão.

Então como vê, a minha pretensão é simplesmente essa tela de apresentação, e sendo assim, como você mesmo disse, não vale a pena estudar C++ somente prá resolver esse problema. Vou dar uma olhada no Forum MSDN, que é mais especifico de Visual C++ (o Script Brasil abrange todos os C/C++) se encontro algo, e se não encontrar, me conformar com a solução que falei acima.

Mais uma vez obrigado...

Bom pessoal, não sei qual o procedimento aqui, então pergunto:

Como marcar o post como repondido ou mesmo encerrar?

Editado por Gutenberg Ageu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...