IC_Rodrigo Postado Outubro 20, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 20, 2008 Olá Pessoal!Tenho a seguinte situação:preciso fazer uma rotina para ler dados em um arquivo já existente, por exemplo:arquivo: seq.txt conteudo do arquivo:123456 fiz a referencia ao arquivo dentro do codigo do fortran assim:open(20,file='seq.txt',status='old') agora não sei como agir, não sei como fazer a rotina para ler linha por linha deste arquivo...alguém tem alguma idéia?Atenciosamente,Rodrigo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Dezembro 20, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 20, 2008 fiz a referencia ao arquivo dentro do codigo do fortran assim:open(20,file='seq.txt',status='old') agora não sei como agir, não sei como fazer a rotina para ler linha por linha deste arquivo...Apostila de Fortranhttp://ufpel.tche.br/~rudi/grad/ModComp/Ap...a/ContFluxo.pdfhttp://ufpel.tche.br/~rudi/grad/ModComp/Ap...a/Apostila.htmlabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Valdilei Postado Julho 14, 2011 Denunciar Share Postado Julho 14, 2011 Rodrigo,para ler arquivos primeiro você deve saber que dados quer manipular e depois a forma como eles estão gravados, pois dependendo da forma você tera que usar o comando format No fortran uma forma bem comum é criar um loop (go to mesmo) para o comando read assim:******************** integer a open(unit=5,file='name.txt')1 continue read(5,*,end=2) a go to 12 continue close(5)*************O comando end indica para onde o codigo deve continuar quando terminar de ler o arquivo. Para dados separados por no minimo 1 espaço não é necessário especificar um format, no lugar coloque o *.Por ex. para ler uma linha ou mais, com multiplas colunas de dados é melhor utilizar matriz do que definir mt variaveis para cada coluna - read(....) a,b,c,d........-.O melhor é assim:linha 122 45 56 6read(.......) (A(1,j),j=1,4)resultado:A(1,1)=122A(1,2)=45A(1,3)=56A(1,4)=6Note que não importa se tem 1,2,3..n espaços entre as colunas.OBS: comando write tem quase a mesma sintaxe do read, mas nele quase sempre precisamos usar o format.Sugiro estudar o comando read, write, format e a seção de matrizes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
IC_Rodrigo
Olá Pessoal!
Tenho a seguinte situação:
preciso fazer uma rotina para ler dados em um arquivo já existente, por exemplo:
arquivo: seq.txt conteudo do arquivo:
1
2
3
4
5
6
fiz a referencia ao arquivo dentro do codigo do fortran assim:
open(20,file='seq.txt',status='old')
agora não sei como agir, não sei como fazer a rotina para ler linha por linha deste arquivo...
alguém tem alguma idéia?
Atenciosamente,
Rodrigo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.