Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Jogo da Velha


Guest --Gabriela --

Pergunta

Guest --Gabriela --

Saudações...

Faço primeiro ano no Cefet, e uma das minhas matérias é linguagem de programação (c++). Ainda estou no início, por isso tenho muitas dúvidas. Gostaria de uma grande ajuda para fazer um Jogo da Velha em c++... Não sei exatamente como fazer o desenho do tabuleiro no código... :unsure: Peço ajuda...

Obrigada desde já... ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

gabriela, você vai fazer o jogo em console?? na tela preta do dos?? se for você pode monta o tabulero com caracteres de borda de tabela. mais o menos como o henrique fez nesse tópico, de uma olhada: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=127357

ou você pode usar uma biblioteca grafica tipo allegro, sdl, opengl, directx, mas ai é mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, eu fiz um em C.

Usei a função a seguir, para que eu pudesse chamar ela e receber as letras (A até I) para representar o tabuleiro como referência para o usuário. Ele diz se é na posição A ou B ou C... ou I, que quer jogar.

Isso de início, pois cada uma das variaveis c1, c2... c9, estão inicializadas com A, B... I, respectivamente.

Depois essa função é chamada num laço de repetição onde o tabuleiro é imprimido a cada jogada, devidamente atualizado.

void imprime()
{
    printf("\n::.TABULEIRO.::\n");
    printf("\n %c | %c | %c \n", c1, c2, c3);
    printf("___________\n");
    printf(" %c | %c | %c \n", c4, c5, c6);
    printf("___________\n");
    printf(" %c | %c | %c \n", c7, c8, c9);
}

Então, o tabuleiro primeiramente é apresentado assim:

_A_|_B_|_C_

_D_|_E_|_F_

_G_|_H_|_I_

E caso o jogador escolha a posição A, o tabuleiro atualiza e é exibido com um X ou uma O na posição A, enquanto o resto fica como está (B, C... I), e assim por diante.

Bom, esta é apenas uma idéia, pode pegar como base para aperfeiçoar ou sei la...

Espero ter ajudado.

E ah! Como o kuroi questionou, não sabemos se você irá fazer com gráficos ou apenas no dos, mas creio que seja no dos, então... essa seria a minha contribuição, caso seja gráficos... nem posso ajudar, aliás, estou com problemas com gráficos. hehe.

Editado por AlineI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Em C me parece mais fácil. O meu fika assim:

int i;
	
	printf("\n");
	
	for (i = 0; i < 3; i++)
	{
		printf("     %c | %c | %c \n", matriz[i][0], matriz[i][1], matriz[i][2]);
		
		if (i < 2)
		{
			printf("    ---|---|---\n");
		}
	}

Mas a questão é fazer o mesmo em C++, que é o q ela tá pedindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...