Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Problemas com o cliente antigo


marvi

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Queria saber da opinião de vocês, até do moderador Rafael, RISOS, pois vocês têm experiência nesse mercado e tal de programação, o que devo fazer na seguinte situação que acabei de passar:

Tenho um cliente que já fez alguns sites comigo e tal... aí ele solicitou outro e eu fiz e terminei o site todo e ainda coloquei o painel administrativo, banco de dados tudo certinho e hoje ele me fala que o pai da mulher dele está doente (pra morrer), que o povo só pensa nisso, que eu tenho também pais e sei como é e que infelizmente, talvez, ele não vai poder continuar com o projeto, com o site... fiquei na mão né? e no prejuizo... entendo o lado dele é claro, é uma vida de uma pessoa... mas acaba ocorrendo isso não é?

Não cobrei nada como adiantamento antes, pois ele é um cliente antigo e sempre me pagou certo...

E agora? :)

Editado por marvi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Marvi, primeira coisa: movi seu tópico para "outros assuntos". Sua dúvida não é sobre asp, por isso essa medida.

Com relação a minha sugestão: Nunca, nunca, nunca, nunca mesmo faça nada sem pelo menos ter um bom contrato antes. Eu particularmente não trabalho sem receber pelo menos uma parte do pagto. Mas no começo já tive de fazer isso, e certamente estava consciente dos riscos que corria e muitas vezes não recebia mesmo!

No seu caso específico o que eu faria:

A primeira coisa a fazer é remover o site do ar. você até pode ser solidário ao problema, mas se ele não tem tempo pra lhe arrumar dinheiro é porque tb não tem tempo para trabalhar, portanto, não sentirá falta do site!

Segunda coisa, enviaria uma notificação extra-judicial por "AR" (carta registrada), informando que o site já está pronto, aguardando desde o dia tal a liberação do pagto. e que assim que efetuado o site será disponibilizado on-line (podes inclusive o colacar em outro servidor para que o cara tenha certeza que está realmente pronto). Neste "AR" de o prazo de 15 dias após o recebimento da mesma para regularização.

Mas enfim... isso seria o que eu faria! acho que cada um tem uma estratégia de cobrança diferente... essa é a minha!

[]'s Rafael Spilki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rafael, na verdade parece que o cliente vai abondonar o projeto, então, ele parece que não vai ligar muito se o site ficar fora do ar...e também é uma situação chata para cobrar alguém nessa situação: ente querido doente...vou ver o que faço!

Obrigado mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... por isso que sempre devemos fazer um contrato antes de qualquer coisa... Olha, tudo bem, é uma situação delicada... mas trato é trato! Uma coisa é pedir um pouco mais de prazo, outra é abondanar o projeto depois de pronto... isso é feio... é mudar as regras depois que o jogo já está andando!

Kuroi, uma notificação extra-judicial, nada mais é do que uma carta que notifica alguém de alguma coisa podendo inclusive ditar prazo para o cumprimento de determinadas ações.

Faz de certa forma parte de ritos processuais, e é muitas vezes aceita inclusive como provas em ações judiciais.

O importante é sempre enviá-la por correio usando "AR" desta forma você protocola o recebimento da carta e cria a prova jurídica!

edit: segue link com um modelo de notificação: http://www.fluidez.com.br/forum/viewtopic....fd3cde4b657e457

[]'s Rafael Spilki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kuroi, uma notificação extra-judicial, nada mais é do que uma carta que notifica alguém de alguma coisa podendo inclusive ditar prazo para o cumprimento de determinadas ações.

Faz de certa forma parte de ritos processuais, e é muitas vezes aceita inclusive como provas em ações judiciais.

O importante é sempre enviá-la por correio usando "AR" desta forma você protocola o recebimento da carta e cria a prova jurídica!

hum, então é so escrever assinar e mandar e já era??

se eu chegar e falar pro juiz q mandei a carta pra ele e mostrar o comprovante do correio já é suficiente então??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, só deixando claro... não sou advogado! estou escrevendo porque já passei por isso na prática e hoje me protejo das formas abaixo... é sempre importante contar com um bom depto. jurídico e/ou consultar um bom advogado antes de qualquer coisa!

Bom Kuroi... ajuda! mas lógicamente que não é determinante...

A questão é que, SEMPRE precisamos fazer provas de que estamos falando a verdade... e essa é mais uma forma de fazer isso...

Além de fazer prova, como é comum, a notificação extra-judicial antecede um processo jurídico. Ela não deve ser usada para fins de ameaça... e sim para fins de propor soluções, tornando oficial as suas intenções.

Caberá a um juíz, caso não tenha havido conciliação entre as partes, julgar o que considera correto, com base nas provas e em outros ritos processuais!

Resumindo:

Para caso isso volte a acontecer com alguém, preparem-se da seguintes formas:

1) Faça um bom contrato;

2) Esteja sempre regular com suas obrigações (fiscais e tributárias);

3) Procure sempre estabelecer comunicação escrita, arquivando as mais importantes (e-mails já são aceitos em processos);

4) Em caso de descumprimento de contrato notifique extra-judicialmente a outra parte dando prazo mínimo de 15 dias para regularização;

5) O problema continua? Contrate um advogado e processe a outra parte;

Edit: Complementando... achei mais esse artigo na net... segue link: http://www.fluidez.com.br/forum/viewtopic....62c50afeec42dc1. Nesse Link, verão se tratar da mesma notificação, porém ao invés de ser enviada por correio "A.R." ela está sendo enviada atravez de um oficial de justiça... apesar de mais caro, dependendo do negócio e do valor pode ser mais interessante!

[]'s Rafael Spilki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...