Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Pegar informações de outras tabelas


dan_visualdm

Pergunta

pessoal, bom dia!

no meu sistema tenho em um lugar uma tabela onde cadastro os Produtos e em outro lugar uma que cadastro os Fornecedores.

o que eu preciso fazer:

na tela de cadastro de produto tem um campo Fornecedor: onde eu cadastro o fornecedor daquele produto, porém atualmente eu tenho que digitar o nome do fornecedor.

O que eu queria: nesse campo fornecedor ter alguma coisa como por exemplo um ComboBox (ou DbComboBox) onde só possa escolher um fornecedor já cadastrado no sistema.

----------------

Dúvida 2:

Após fazer isso também gostaria de saber como faço para "obrigar" a pessoa a cadastrar o nome do produto e o fornecedor. Caso esse campo esteja em branco ele não deixa gravar essas informações no banco.

PS.: meu BD é Access

obrigado mais uma vez pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
o que eu preciso fazer:

na tela de cadastro de produto tem um campo Fornecedor: onde eu cadastro o fornecedor daquele produto, porém atualmente eu tenho que digitar o nome do fornecedor.

O que eu queria: nesse campo fornecedor ter alguma coisa como por exemplo um ComboBox (ou DbComboBox) onde só possa escolher um fornecedor já cadastrado no sistema.

Uma opção seria usar o DBLookupComboBox. Configuração

DataField : campo a receber o valor

DataSource : dataset em edição

ListSource : dataset de onde você busca os dados de consulta

ListField : campo da consulta a ser mostrado na lista

KeyField : campo da consulta a ser atribuido ao campo listado na propriedade datafield.

Dúvida 2:

Após fazer isso também gostaria de saber como faço para "obrigar" a pessoa a cadastrar o nome do produto e o fornecedor. Caso esse campo esteja em branco ele não deixa gravar essas informações no banco.

Veja este tópico

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
o que eu preciso fazer:

na tela de cadastro de produto tem um campo Fornecedor: onde eu cadastro o fornecedor daquele produto, porém atualmente eu tenho que digitar o nome do fornecedor.

O que eu queria: nesse campo fornecedor ter alguma coisa como por exemplo um ComboBox (ou DbComboBox) onde só possa escolher um fornecedor já cadastrado no sistema.

Uma opção seria usar o DBLookupComboBox. Configuração

DataField : campo a receber o valor

DataSource : dataset em edição

ListSource : dataset de onde você busca os dados de consulta

ListField : campo da consulta a ser mostrado na lista

KeyField : campo da consulta a ser atribuido ao campo listado na propriedade datafield.

Dúvida 2:

Após fazer isso também gostaria de saber como faço para "obrigar" a pessoa a cadastrar o nome do produto e o fornecedor. Caso esse campo esteja em branco ele não deixa gravar essas informações no banco.

Veja este tópico

Abraços

obrigado amigo pela ajuda... vou testar esse final de semana essas dicas e depois posto o resultado...

abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olá amigo funcionou tudo direitinho... obrigado pela ajuda!!!

- Montando agora a parte de produtos igual você me falou veio a idéia de fazer a parte de vendas da seguinte forma:

eu abro a lista de produtos, localizo o produto e clico em vender...

caindo na tela de vendas preencho o comprador tudo certinho... porém gostaria de fazer 2 coisas que não estou conseguindo... (na verdade nem tenho idéia de como fazer)

- em produtos tenho a quantidade cadastrada (exemplo 5 em estoque) se eu tentar vender mais que 5 gostaria que o sistema informasse que não é possível pois não tem esse tanto em estoque, tem somente 5....

- quanto eu realizo a venda na tela de vendas, seleciono um produto pela lista que busca no form produtos da maneira q você me ensinou.. porém gostaria que quando eu selecionar um produto da lista ele mostrasse já o preço do produto no campo valor, e que quando eu mudar a quantidade ele também já alterasse esse valor...

como fazer esses procedimentos?

obrigado mais uma vez pela ajuda e pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
porém gostaria de fazer 2 coisas que não estou conseguindo... (na verdade nem tenho idéia de como fazer)

- em produtos tenho a quantidade cadastrada (exemplo 5 em estoque) se eu tentar vender mais que 5 gostaria que o sistema informasse que não é possível pois não tem esse tanto em estoque, tem somente 5....

De que forma você está fazendo a seleção do produto na tela de vendas? Usando o esquema do lookup?

Se for, basta que você inclua no dataset que vai em ListSource o campo referente à quantidade. Com isto, ao selecionar o item, este dataset estará também possibilitando obter a quantidade referente ao item selecionado e você pode usar o evento OnExit do componente para fazer a crítica.

- quanto eu realizo a venda na tela de vendas, seleciono um produto pela lista que busca no form produtos da maneira q você me ensinou.. porém gostaria que quando eu selecionar um produto da lista ele mostrasse já o preço do produto no campo valor, e que quando eu mudar a quantidade ele também já alterasse esse valor...
o procedimento pode ser o mesmo do citado - inclua mais este campo. Voce coloca um componente DBEdit (ReadOnly=true) para mostrar esta informação e em DataSource você seleciona o ListSource e em Field você seleciona o campo referente ao valor do produto.

Veja o que consegue...

dan_visualdm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...