Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

ajuda p/ trabalho na faculdade

gabrielbatista

Pergunta

Olá amigos, estou fazendo um trabalho na faculdade é gostaria de saber quem poderia me ajudar na seguinte dúvida: No meu trabalho tenho as tabelas funcionarios,departamento,dependentes, patrimônio, etc.. Contudo,na tabela funcionario deverá ter o atributo salário com a seguinte formação: "O salário de um empregado é calculado com base nos seus diversos vencimentos, tendo para cada tipo de vencimento uma descrição e valor e esse vencimento não pode ser menor que R$ 200,00.". No meu entender é necessario criar uma tabela denominada vencimentos e relacionar com a tabela funcionarios, para obter o salario do funcionario, aí que esta minha dúvida,como fazer tal proeza, quais os atributos da tabela vencimentos e como seria calculado este salário?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

sua aula envolve programação para banco ou você esta vendo constraints.

na programação ficaria muito mais facil usando triggers mas tem outros recursos como funcoes e botar ela dentro da check constraint e tal mas fala ai pode ou não ser trigger.

Link para o comentário

• 0
sua aula envolve programação para banco ou você esta vendo constraints.

na programação ficaria muito mais facil usando triggers mas tem outros recursos como funcoes e botar ela dentro da check constraint e tal mas fala ai pode ou não ser trigger.

Amigo, minha aula não envolve programação, somente sql(procedures, etc..) e estou usao o sql server 2000. Grato!

Link para o comentário

• 0

Opa,

quando falei programação falei programação para banco ou seja procedures funcoes e tals; bom mas isso não vem ao caso.

vamos la.

o que você quer por um acaso é isso:

dependendo do tipo e quantidade de vencimento do funcionario a tabela funcionario sofre uma atualização para aquele funcionario.

vai criar a tabela vencimento com a check constraint para não receber valor do vencimento menor que 200

depois você faz uma trigger de insert, update na tabela de vencimento que faz um select na tabela de inserted e pega o tipo de vencimento e a quantidade.

depois voce da um update na tabela de funcionario no campo salario que vai ser:

update funcionario

set salario = salario (aqui você vai adicionar a + ou a - dependendo do seu vencimento)

dica: você vai fazer um if para cada vencimento e dentro de cada if você pega a quantidade de vencimento e multiplica pelo vencimento e faz os updates.

ai depois de cada update você vai por esse codigo:(é o tratamento de erro)

if @@error <> 0

begin

rollback

raiserror('menssagem de erro', 16, 1)

return

end

ou se for uma coisa muito simples faça um insert select pela tabela inserted

se tiver duvida de como fazer os procedimento me fale se criou a tabela vencimento e tambem seu nivel de programação

espero ter ajudado

ate a proxima.

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...