Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

como programar direito?


Fabricio Cunha

Pergunta

Tenho um sério problema e acredito q isso acontece com a maioria. Como vocês programam? Que métodos vocês usam?

Atualmente eu programa em asp trabalhando com desenvolvimento web, meu problema é que vou sempre de cara para a programção, sem documentação, sem nem um fluxograma qualquer. Com meu uma ano e meio de experiência vi que me dou mal a maioria das vezes :wacko: , sempre implantado sites com erros que aparecem de repente (vai entender cabeça dos usuários, acham erro em testes que você numca imaginaria), claro que faço testes padrões na programação, mas parecem não ser suficientes.

Eu procurei entender UML, mas parece que não se aplica muito para a minha linguagem, já que é programação estruturada e não orientada a objeto. Tentei passar a documentar, mas por não ter um padrão fica confuso e bagunçado e as vezes até perco alguma coisa, também demoro excessivamente (eu acho) para fazer isso.

acredito que vocês trbalham com a mesma linguagem, então gostaria que me expliquem que procedimentos fazem, quais ferramentas usam e etc!

Vlw :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Fabricio, beleza?

Cara como você disse... cada um tem seu método!

Aqui na minha empresa eu considero erros e mensagens de erro parte natural do processo... alguns erros só aparecem no uso mesmo... não tem como prever todos!

Por isso em todos os meus contratos vai expressamente claro uma cláusula de "prazo para estabilização" que descreve exatamente esta dificuldade de encontrar os erros, deixando o cliente antecipadamente avisado que os mesmos VÃO aparecer... dessa forma não traz anciosidade pro processo... como ele já está esperando não entra em "surtos nervosos"...

O prazo mínimo para total estabilidade que eu uso é de 90 dias de uso... mas tem sistemas que são muito grandes e nesses casos proponho prazos ainda maiores...

Não há muito o que se fazer...

Agora... um bom estudo lógico antes de começar a programar sempre ajuda... e evita muitos problemas futuros!

[]'s Rafael Spilki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Algumas ideias:

- Começa a analisar que tipo de erro e se é frequente. Monte as regrinhas basicas: validações de formularios, segurança, compatibilidade,...

- Comentar codigos para facilitar, mesmo que seja voce a dar a manutenção. Porque pode acontecer de só muito tempo depois você mexer no sistema e duvido que você lembra o que fez.. eu pelo não

- outras pessoas testarem seu codigo. não adianta voce testar o que você porque nós, involuntariamente, testaremos só o que não da erro kkkkkkk

- tente documentar seu sistema, UML ajuda. Montar estruturas dos bancos, do cenario, do fluxo e funcionalidades, etc..

olha, ASP da pra fazer "orientado a objetos", apenas um comentario pois na empresa fazemos... mas eu odeio isso hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
...Por isso em todos os meus contratos vai expressamente claro uma cláusula de "prazo para estabilização" que descreve exatamente esta dificuldade de encontrar os erros, deixando o cliente antecipadamente avisado que os mesmos VÃO aparecer... dessa forma não traz anciosidade pro processo... como ele já está esperando não entra em "surtos nervosos"...

[]'s Rafael Spilki

Valeu pela dica, tenho que aplicar isso aos próximos contratos hehehe

Algumas ideias:

- Começa a analisar que tipo de erro e se é frequente. Monte as regrinhas basicas: validações de formularios, segurança, compatibilidade,...

- Comentar codigos para facilitar, mesmo que seja voce a dar a manutenção. Porque pode acontecer de só muito tempo depois você mexer no sistema e duvido que você lembra o que fez.. eu pelo não

- outras pessoas testarem seu codigo. não adianta voce testar o que você porque nós, involuntariamente, testaremos só o que não da erro kkkkkkk

- tente documentar seu sistema, UML ajuda. Montar estruturas dos bancos, do cenario, do fluxo e funcionalidades, etc..

olha, ASP da pra fazer "orientado a objetos", apenas um comentario pois na empresa fazemos... mas eu odeio isso hahahah

Vlw pelas dicas.

já ouvi falar que asp orientado a objeto e tambem ouvi falar que dá um trabalho do cão hehehe.

Só uma pergunta....

No meu caso, como não faço "orientado a objetos" a unica coisa que poderia usar na UML seria o diagrama de caso de uso?

Na sua documentação você faz um desenho (literalmente um desenho) do sistema, dos formulários ou isso vai da criatividade :blink: do programador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fabricio, nós recebemos uma especificação. Nela tem todos os formulários e explicação de como o sistema deve ser feito/alterado.

Após feito tudo e aprovado pelo cliente, nós fazemos um manual do usuario onde explica cada área, cada objeto dos formularios do sistema.

Usamos também um mapa de navegação (parecido com um organograma) e em alguns casos mais complexos usamos ferramentas do UML (UseCase, Class, Activity,..)

Mas isso não está ligado à sua duvida principal que é "como programar direito". Isso que eu disse é mais burocratico.

Para minimizar a quantidade de erros, o bom é montar o roteiro de validações padroes e pedir para outra pessoa testar (se possivel alguém que não entenda de programação)

Voce não foi muito especifico se os erros são de funcionamento ou de logica do sistema. Se for de logica ai o negocio é mais embaixo, o problema está na concepção...montar documentação, desenhar mesmo o sistema (em papel até), ajuda.

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Fabricio, nós recebemos uma especificação. Nela tem todos os formulários e explicação de como o sistema deve ser feito/alterado.

Após feito tudo e aprovado pelo cliente, nós fazemos um manual do usuario onde explica cada área, cada objeto dos formularios do sistema.

Usamos também um mapa de navegação (parecido com um organograma) e em alguns casos mais complexos usamos ferramentas do UML (UseCase, Class, Activity,..)

Mas isso não está ligado à sua duvida principal que é "como programar direito". Isso que eu disse é mais burocratico.

Para minimizar a quantidade de erros, o bom é montar o roteiro de validações padroes e pedir para outra pessoa testar (se possivel alguém que não entenda de programação)

Voce não foi muito especifico se os erros são de funcionamento ou de logica do sistema. Se for de logica ai o negocio é mais embaixo, o problema está na concepção...montar documentação, desenhar mesmo o sistema (em papel até), ajuda.

boa sorte

Vlw! Agradeço as dicas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

bom vamos lá...

2 coisas que sempre faço quando to criando algumas coisa.

1- faco no papel como tudo funciona... isso te guia na programação e não deixa esquecer itens que posteriormente gerem erros... (pra não perde tempo fazendo uma coisa, e depois refazendo porque não ficou legal como deveria ficar).

2- manter um rigoroso uso de funções (asp / JS) em formulários, que evitam os erros mais comuns de usuários... (digitar itens errados.. [aspas, virgulas em lugar de pontos e coisas do tipo] e não preencher outros [idiota isso mais as vezes você esquece e pra frente da pauuu..] )..

basicamente é isso... faço os teste básicos... (óbvio que nunca da erro... incrivel)... passo pro cliente e peço para que ele teste tudo novamente... e de o ok da coisa...

com certeza com isso você evitar ter que pegar uma base com 30k de registros e ter de alterar os dados... porque seu formulario tinha um erro e o cara que digito tava loko pra toma cerveja no dia.... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tava vendo umas coisas aqui...

tenho mais uma dica... que é fundamental também...

numca pegue um serviço para fazer que envolva algo que você não sabe se é possivel ou seu conhecimento não seja evoluido tão quanto o necessário....

parece tosco... mais acontece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...