Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Montando Select


zionxxx

Pergunta

oi pessoal,

sou novato em sql, tenho umas tabelasa aqui e preciso efetuar algumas consultas vejam meu cenário:

minhas tabelas

TB_FUNCIONARIO

[MATRICULA] [int]

[NM_FUNCIONARIO] [varchar] (40)

[sEXO] [varchar]

[CD_SETOR] [int]

TB_SOLICITACAO

[CD_SOLICITACAO] [int] ,

[MATRICULA] [int] ,

[CD_TECNICO] [int] ,

[DATA_ABERTURA] [datetime] ,

[DESCRICAO] [varchar] (50) ,

[DATA_FECHAMENTO] [datetime] ,

[DESCRICAO_FECHAMENTO] [varchar] (50)

tenho essas duas tabelas, elas estão relacionadas de maneira correta, o problema é que não sei como fazer as seguintes consultas:

quero que me mostre todos os funcionarios que tiveram solicitação no dia 10/10/2008 mas não tiveram no dia 20/09/2008

e outra é que preciso dos funcionários e o número de solicitações para os dias 10/10/2008 e 15/10/2008 o reultado da consulta deve apresentar o total de solicitações como colunas, como seguem abaixo:

MATRICULA NM_FUNCIONARIO DIA 20 DIA 22

----------- --------------------------------------- ---------- -----------

1 JOAO 1 1

2 MARIA 1 1

3 ZE 1 0

4 MANUEL 1 0

bom pessoal são essas consultas que não consigo montar, alguém poderia me dar esses primeiros passos, fico muito agradecido.

sds,

Ernandes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

acho que posso ajudar com uma das questões...

o problema é que não sei como fazer as seguintes consultas:

quero que me mostre todos os funcionarios que tiveram solicitação no dia 10/10/2008 mas não tiveram no dia 20/09/2008

zionxxx, a lógica aqui seria algo como dizer à query que: selecione todos os funcionários onde a data de solicitação seja igual a 10/10/2008, mas(E) não exista resultado da seleção de solicitação deste funcionário na data igual a 15/10/2008.

select F.*
from TB_FUNCIONARIO F, TB_SOLICITACAO S