Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) desafio de ordenação

lucy4000

Pergunta

Oi pessoal, tennho uma outra duvida...

meu cliente quer um relatorio que ordene os dados da seguinte maneira:

Receitas

(dados da receita)

Despesas

(dados da despesa)

Movimentação financeira e outros

(outros dados)

ele tah querendo tudo q é receita em cima...depois obrigatoriamente tem q vir despesas e o resto q tiver, poe por ultimo...

se fizer uma consulta sql ordenando por tipo da forma desc ficaria : Receitas, movimentacao financeira, Despesas.

se fizer ordenado por tipo de forma asc ficaria : Despesas, Movimentacao, Receitas

e nenhuma das opções ele quer... como eu vou ordenar dessa maneira: Receitas, Despesas, Movimentacao financeira?

allguem pode me dar uma luz?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
se fizer uma consulta sql ordenando por tipo da forma desc ficaria : Receitas, movimentacao financeira, Despesas.

se fizer ordenado por tipo de forma asc ficaria : Despesas, Movimentacao, Receitas

e nenhuma das opções ele quer... como eu vou ordenar dessa maneira: Receitas, Despesas, Movimentacao financeira?

lucy4000, faça select's separados um para cada tipo (filtre eles na cláusula where), depois, no relatório você usa 3 subdetails onde você link na propriedade DataSet coloca o respectivo dataset na ordem desejada.

Outra opção, seria usar 3 select's com union. Cada select filtra o tipo específico, na ordem que você precisa. Para garantir a ordenação que você possa precisar (além do tipo) você pode cria uma coluna com valor sequencial fixo onde este campo é usado na cláusula order by. Por ex.:

select 1 as Ordem, campo1, campo2, ...
from LivroCaixa where tipo = Receitas union 
select 2 as Ordem, campo1, campo2, ...
from LivroCaixa where tipo = Despesa
union
select 3 as Ordem, campo1, campo2, ...
from LivroCaixa where tipo = Movimentacao
order by 1, 2, ...

os números na cláusula order by, correspondem as colunas da consulta pelo qual queremos ordenar o resultado.

Acho que é isso.

Abraços

Link para o comentário

• 0

lucy4000, faça select's separados um para cada tipo (filtre eles na cláusula where), depois, no relatório você usa 3 subdetails onde você link na propriedade DataSet coloca o respectivo dataset na ordem desejada.

Outra opção, seria usar 3 select's com union. Cada select filtra o tipo específico, na ordem que você precisa. Para garantir a ordenação que você possa precisar (além do tipo) você pode cria uma coluna com valor sequencial fixo onde este campo é usado na cláusula order by. Por ex.:

select 1 as Ordem, campo1, campo2, ...
from LivroCaixa where tipo = Receitas union 
select 2 as Ordem, campo1, campo2, ...
from LivroCaixa where tipo = Despesa
union
select 3 as Ordem, campo1, campo2, ...
from LivroCaixa where tipo = Movimentacao
order by 1, 2, ...

os números na cláusula order by, correspondem as colunas da consulta pelo qual queremos ordenar o resultado.

Acho que é isso.

Abraços

PERFEITOOO MICHEUS ... eu vou fazer desse jeito com union ... =)

Obrigada, Deus abençoe.

Editado por lucy4000
Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...