nsouza Postado Fevereiro 23, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 23, 2009 Colegas,assim com muitos estou começando no delphi, minha duvida com certeza será banal para você's experientes.To fazendo um sitema que tem um TCombobox onde digitarei os estados (UF) como faço para que este compontenteguarde os valores na tabela, não encontrei a propriedade DataField para associar esses valoresObrigadoNSouza Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Fevereiro 23, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 23, 2009 To fazendo um sitema que tem um TCombobox onde digitarei os estados (UF) como faço para que este compontenteguarde os valores na tabela, não encontrei a propriedade DataField para associar esses valoresvoce pode usar o componente DBComboBox que tem acesso ao banco de dados diretamente mas se quiser mesmo usar o Combobox voce deve fazer referencia ao campo da tabelaexemploprocedure TForm1.ComboBox1Click(Sender: TObject); begin Query1.Active := true; Query1.Edit; Query1TIPO.Value := ComboBox1.Items.Strings[ComboBox1.itemindex]; Query1.Post; end;abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nsouza Postado Fevereiro 24, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2009 To fazendo um sitema que tem um TCombobox onde digitarei os estados (UF) como faço para que este compontenteguarde os valores na tabela, não encontrei a propriedade DataField para associar esses valoresvoce pode usar o componente DBComboBox que tem acesso ao banco de dados diretamente mas se quiser mesmo usar o Combobox voce deve fazer referencia ao campo da tabelaexemploprocedure TForm1.ComboBox1Click(Sender: TObject); begin Query1.Active := true; Query1.Edit; Query1TIPO.Value := ComboBox1.Items.Strings[ComboBox1.itemindex]; Query1.Post; end;abraçoentendi um pouco, o campo da minha tabela se chama UF a tabela se chama Funcionario,como ficaria este codigo usando o campo no envento click do botão?Este Query1 é algum componente que eu tenho que colocar?Por curiosidade talvez seja mais facil para mim, se eu usar um DBComboBox eu consigo digitar manualmente os Estados do país ou tenho que criar uma tabela para ele buscar os dados? Como é algo que não alterarei eu preferiria digitar os dados diretamente no combobox!Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Fevereiro 24, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2009 Se quiser pode usar um Table com o Comboboxprocedure TForm1.ComboBox1Click(Sender: TObject); begin Table1.Active := true; Table1.Edit; Table1TIPO.Value := ComboBox1.Items.Strings[ComboBox1.itemindex]; Table1.Post; end;se quiser usar um DBCombobox coloque na propriedade DataSource o nome do componente DataSource que esta linkado a sua tabela ( ex: Table1 e DataSource1 ou Query1 e DataSource1 ) e na propriedade DataField o nome do campo da sua tabela < UF > ao digitar a silgla no DBCombobox a mesma será incluída na sua tabela na posição onde estiver o ponteiro do registroOBS : a tabela deverá estar liberada para escritaabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nsouza Postado Fevereiro 24, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2009 Fiz o que você orientou e ficou desta forma.O DM é o datamodule que esta a tabela funcionariomas deu o seguinte erro: Undeclared indetifies: "Value" DM.tblFuncionario.Active :=true; DM.tblFuncionario.Edit; DM.tblFuncionarioTIPO.Value:= ComboBox1.Items.Strings[ComboBox1.itemindex]; (Foi para esta linha que apontou o erro) DM.tblFuncionario.Post; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Fevereiro 24, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2009 DM.tblFuncionarioTIPO.Value;Undeclared indetifies: "Value"identificador não declarado: "Value"Este é um campo da sua tabela ? e se for, ele é string ou integer ?o Combobox está retornando uma stringabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nsouza Postado Fevereiro 24, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2009 DM.tblFuncionarioTIPO.Value;Undeclared indetifies: "Value"identificador não declarado: "Value"Este é um campo da sua tabela ? e se for, ele é string ou integer ?o Combobox está retornando uma stringabraçoEste campo é do tipo TEXTO o meu banco de dados é em access, este campo e para salvar o estado (MG) por exemplo.DM.tblFuncionarioTIPO.Value; esta correto o codigo acima usando essa palavra TIPO? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Fevereiro 25, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 25, 2009 Este campo é do tipo TEXTO o meu banco de dados é em access, este campo e para salvar o estado (MG) por exemplo.DM.tblFuncionarioTIPO.Value; esta correto o codigo acima usando essa palavra TIPO?esta correto ... voce pode ter esquecido de adiconar os campos ao componente ADOtablede clique duplo sobre o componente ADOtable e com o botão direito do mouse clique na janelinha fields editorclique em Add all fieldstodos os campos da tabela irão aparecer dentro do fields editor ... o erro deve sumirabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nsouza Postado Fevereiro 25, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 25, 2009 Deu a mensagem" Undeclared indentifier: 'tblFuncionarioTIPO"o mesmo problema que te disse antes, lembra? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Fevereiro 26, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2009 Olha o que voce postou:Undeclared indetifies: "Value"" Undeclared indentifier: 'tblFuncionarioTIPO"o mesmo problema que te disse antes, lembra? O erro é : identificador não declaradosignifica que DM.tblFuncionarioTIPO.Value não esta declarado no seu programa, ou seja, está faltando voce adicioná-lo ao componente ADOTable ( já te expliquei no post acima como fazer isso ).Voce precisa ler mais sobre o delphi ... procure apostilas e tutoriasabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nsouza Postado Fevereiro 26, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2009 o que mais tenho feito é lido, mas com sou iniciante, e como todo iniciante ainda tenho dificuldade em aplicar tudo o que leio, fiz exatamente como mandou, cliquei duas vezes e apareceu todos os campos que já estavam lá, somente atualizei depois deu esse erro.Mas tudo bem! Muito obrigado por tentar ajudar ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Fevereiro 26, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2009 Vamos utilizar algo mais concreto para voce poder aprendersiga os passos que esta neste site ( leia tudo antes de por em prática )http://www.geocities.com/WallStreet/Exchan...hi/delphi_6.htmabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Fevereiro 27, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 27, 2009 nsouza, é importante você tentar entender os exemplos que são postos, mas não deve levá-los ao "pé da letra".(...) entendi um pouco, o campo da minha tabela se chama UF a tabela se chama Funcionario, (...)Isto você disse no post#3E depois de reportar o erro, o Jhonas lhe fez esta pergunta no post#6DM.tblFuncionarioTIPO.Value;Undeclared indetifies: "Value"identificador não declarado: "Value"Este é um campo da sua tabela ? e se for, ele é string ou integer ?e no post#7 você mostra sua incertezaEste campo é do tipo TEXTO o meu banco de dados é em access, este campo e para salvar o estado (MG) por exemplo.DM.tblFuncionarioTIPO.Value; esta correto o codigo acima usando essa palavra TIPO?Na verdade ele está incorreto!Isto acaba acontecendo porque quando tentamos exemplificar, usamos nomes hipotéticos - não sabemos qual o nome que o "questionador" deu a sua tabela (não sabemos sequer, se é uma table ou uma query), campo, ...Então, neste caso, como estava sendo tratado de UF, este exemplo deveria ser adaptado ao seu caso, logo não poderia ser TIPO, mas sim UF: DM.tblFuncionarioUF.Value; Isto levando em consideração que você tenha adicionado os campos (Fields) ao seu dataset (table ou query). Porque do contrário, ainda teríamos a questão pensar no uso de DM.tblFuncionarioFieldByName('UF').ValuePela dúvida, percebe-se que você não deve ter lido algum material que lhe explique como usar trabalhar com banco de dados e foi logo se jogando a programar, pois do contrário, você estaria usando TDBComboBox (como já sugeriu o colega Jhonas) - seria a opção mais simples para quem está começando - usaria componentes data-aware. Dê uma olhada nesta apostila Banco de Dados com Delphi (ref. Apostilando.com), ela é adequada ao iniciante, já que passa os conceitos básicos e acredito que você compreenderá que são estes componentes. Os bancos mudam, os componentes de acesso também, mas o conceito (a idéia) sobre como você interage com eles é sempre a mesma.Bom estudo e não desanime. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nsouza Postado Março 3, 2009 Autor Denunciar Share Postado Março 3, 2009 Estou usando o DM.tblFuncionarioFieldByName('UF').Value, achei mas facil e funcionou. Agora quanto ler, amigo, é o que mais estou fazendo, um dia teria que megulhar na programação, Li um livro de visual basic net de 1350 paginas, mas confesso que não da para memorizar ou capitular tudo na hora de programar. Obrigado pelos conselhos, disposição e paciencia com quem esta começando.As palavras de Mateus 7:12 se cumprem no caso de vocês.Força sempre!!nsouza, é importante você tentar entender os exemplos que são postos, mas não deve levá-los ao "pé da letra".(...) entendi um pouco, o campo da minha tabela se chama UF a tabela se chama Funcionario, (...)Isto você disse no post#3E depois de reportar o erro, o Jhonas lhe fez esta pergunta no post#6DM.tblFuncionarioTIPO.Value;Undeclared indetifies: "Value"identificador não declarado: "Value"Este é um campo da sua tabela ? e se for, ele é string ou integer ?e no post#7 você mostra sua incertezaEste campo é do tipo TEXTO o meu banco de dados é em access, este campo e para salvar o estado (MG) por exemplo.DM.tblFuncionarioTIPO.Value; esta correto o codigo acima usando essa palavra TIPO?Na verdade ele está incorreto!Isto acaba acontecendo porque quando tentamos exemplificar, usamos nomes hipotéticos - não sabemos qual o nome que o "questionador" deu a sua tabela (não sabemos sequer, se é uma table ou uma query), campo, ...Então, neste caso, como estava sendo tratado de UF, este exemplo deveria ser adaptado ao seu caso, logo não poderia ser TIPO, mas sim UF: DM.tblFuncionarioUF.Value; Isto levando em consideração que você tenha adicionado os campos (Fields) ao seu dataset (table ou query). Porque do contrário, ainda teríamos a questão pensar no uso de DM.tblFuncionarioFieldByName('UF').ValuePela dúvida, percebe-se que você não deve ter lido algum material que lhe explique como usar trabalhar com banco de dados e foi logo se jogando a programar, pois do contrário, você estaria usando TDBComboBox (como já sugeriu o colega Jhonas) - seria a opção mais simples para quem está começando - usaria componentes data-aware. Dê uma olhada nesta apostila Banco de Dados com Delphi (ref. Apostilando.com), ela é adequada ao iniciante, já que passa os conceitos básicos e acredito que você compreenderá que são estes componentes. Os bancos mudam, os componentes de acesso também, mas o conceito (a idéia) sobre como você interage com eles é sempre a mesma.Bom estudo e não desanime. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
nsouza
Colegas,
assim com muitos estou começando no delphi, minha duvida com certeza será banal para você's experientes.
To fazendo um sitema que tem um TCombobox onde digitarei os estados (UF) como faço para que este compontente
guarde os valores na tabela, não encontrei a propriedade DataField para associar esses valores
Obrigado
NSouza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
13 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.