Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

ERRO GRAVAR/ALTERAR UM CAMPO FB


DROCHA

Pergunta

Oi pessoal,

Estou com um probleminha em firebird, estava usando 1.53 normalmente, tive de formatar o hd e alterei para 2.5

porem em algumas tabelas ficaram campos com erros na alteracao/insercao (EXEMPLO) :

Error Message:

----------------------------------------

Invalid token.

Dynamic SQL Error.

SQL error code = -104.

Token unknown - line 2, column 1.

SIMILAR. "(campo em questão ) varchar(238) conteudo (G4567+HB0987+8J98Z....)"

esse erro aparece também quando tento alterar no IBExpert :

nos sistemas já istalados funciona normalmente....

alterações em outros campos da tabela também funciona...

agradeço se puderem me ajudar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Estou com um probleminha em firebird, estava usando 1.53 normalmente, tive de formatar o hd e alterei para 2.5

porem em algumas tabelas ficaram campos com erros na alteracao/insercao (EXEMPLO) :

de cara voce percebe que pode ser bug de versão ... tente usar a versão anterior novamente

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Estou com um probleminha em firebird, estava usando 1.53 normalmente, tive de formatar o hd e alterei para 2.5

porem em algumas tabelas ficaram campos com erros na alteracao/insercao (EXEMPLO)

DROCHA, como foi este procedimento de migração de versão? (com relação aos dados e não ao servidor) Editado por Micheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Estou com um probleminha em firebird, estava usando 1.53 normalmente, tive de formatar o hd e alterei para 2.5

porem em algumas tabelas ficaram campos com erros na alteracao/insercao (EXEMPLO)

DROCHA, como foi este procedimento de migração de versão? (com relação aos dados e não ao servidor)

micheus, eu não fiz a migração, como já tinha atualizado o fb nos clientes e não houve problemas... simplemeste atualizei em minha maquina

as versões compiladas que estavam rodando continuam normalmente, o estranho e quando compilo navamente, ou instalo novos gereciadores

tipo IBExpert... ai da pau..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
micheus, eu não fiz a migração, como já tinha atualizado o fb nos clientes e não houve problemas... simplemeste atualizei em minha maquina

as versões compiladas que estavam rodando continuam normalmente, o estranho e quando compilo navamente, ou instalo novos gereciadores

tipo IBExpert... ai da pau..

DROCHA, não sou expert no assunto mas, pelo que já li a respeito, basicamente quando você faz uma migração de versão do banco, torna-se mais seguro realizar o procedimento de backup do mesmo através do uso do utilitário gbak.exe (que acompanha o FB) ou mesmo através do IBExpert. Este procedimento é feito ainda utilizando a versão "antiga" do servidor. Depois de instalar a nova versão, então faz-se o processo inverso e restaura-se os dados para o "novo" banco de dados que será criado com as novas estruturas utilizadas pelo servidor. (é como costumo fazer e não tive problemas)

Este seu problema ainda pode estar associado a questão de definição do CharSet. Veja o este: Migrando um BD para o FB 2.1 (será preciso você se registrar, mas é interessante estar ligado em sites sobre o assunto). O autor é Carlos Henrique Cantu (é "o cara" quando se fala de FB no Brasil)

O artigo fala do problema na migração para a versão 2.1, mas vai caber para a 2.5, porque é justo fruto de características da versão 1.5. Neste artigo, ele também estará citando dois métodos (procedimentos) para migração de versão do banco (um deles é o que lhe citei).

Penso que há um outro cuidado quando falamos de migração de versão: manter atualizada a biblioteca Client.

Na instalação do servidor, há um passo em que voce pode instalar uma cópia da mesma na pasta do sistema (FBClient.DLL), bem como criar uma versão de compatibilidade (com o Interbase - GDS32.DLL).

Dependendo da conexão você deve preocupar-se em atualizá-la corretamente. Quando você usa componentes DBExpress, lá no IBConnection por padrão "Vendor Lib" consta GDS32.DLL (nada impede que você mude para FBClient.DLL). Se usar ZeosLib, na pasta de instalação do component, há uma sub-pasta com as dll's adequadas a configuração que você fez no componente (você pode usar uma "genérica" ou a específica. E assim vai...

São pequenas coisas, mas que considero relevante ter em mente.

É conveniente estar ligado no que pode ter sido modificado em cada relese (ver release notes - no arquivo ou site).

obs: Sendo este tópico especificamente sobre o banco de dados, ele ficaria mais adequadamente postado na respectiva sessão do forum (em Demais Bancos) ;)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...