Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Sobrecarga de operador [] para Matriz


Hicker

Pergunta

Aloha moços,

Estou desenvolvendo uma classe para operação com matrizes bidimensionais, a classe já está rodando e funcionando com métodos para soma, subtração e multiplicação. Minha dúvida é como faço para sobrecarregar o operador [] para acesso aos elementos da matriz.

O que quero é acessar o elemento de uma matriz usando a notação m[0][0], supondo que m seja o objeto do tipo Matriz e também que eu queira acessar o elemento da linha 1, coluna 1.

Minha classe matriz tem os seguintes atributos:

int coluna;
int linha;
double **p;

Portanto, se quero acessar o elemento da linha 1, coluna 1 de uma matriz m, eu apenas escrevo m.p[0][0], o que não é muito claro.

Não sei como vou sobrecarregar o operador [] já que o mesmo recebe apenas 1 parâmetro e não dois.

Consegui sobrecarregar o operador () para acesso, pois o mesmo recebe dois parâmetros, sendo que preciso usar a notação m(1,1) para acessar o elemento citado acima, o que, como podem ver, não é muito lógico.

Então é isso... preciso sobrecarregar o operador [] como método membro da classe de forma que possa acessar os elementos chamando m[0][0] (sendo m um objeto do tipo matriz e os índices numéricos correspondentes a um elemento na matriz que neste caso é linha 1, coluna 1).

Grato aos que ajudarem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...