Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda em calculo de porcentagem(pascal)


Ryogo

Pergunta

Boa noite pessoal, sou novo aqui. gostaria de deixar aqui no inicio que sou estudante de ADS pela Fatec/rs e estou no inicio do primeiro semestre. comecei meus estudos em algoritimos e lógica, já fiz alguns programas simples de aprendizado, e estou aqui a procura de uma ajuda em um exercicio que me foi passado em aula que acho dificil para mim no momento. meu problema é o seguinte:

Elaborar um programa para uma venda de veículos, que leia modelo e preço de um carro e informe o valor da entrada(50%) e o saldo em 12x.

dados: Modelo Pálio - preço: 30000.00

eu tentei começar.. mas não sei como implantar no codigo as linhas de calculo da porcentagem de desconto e o calculo do restante do valor em 12x. eu já ate sei os resultados... das operaçoes mas não sei como escreve-las na linha. aqui vai ate onde eu fiz:

Program loja;

Uses crt;

var

M: String;

PR,ENT,PAR: Real;

Begin

ClrSrc;

Write('Modelo: ');

Readln(M);

Write('Preço: ');

Redln(PR);

Write('Informe o valor de entrada: ');

Readln(ENT);

Write('Informe o numero de parcelas: ');

Readln(PAR);

ate agora eu não sei se ta certo isso. mas agora onde que entra a linha da porcentagem e como que eu efetuo o calculo?

aguardo ajudas. abraço galera.

Editado por Ryogo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

não entendi. o cara digita o valor total e você tem q calcular 50% ou ele digita 50% e você tem q calcular o valor total.

de qualquer modo, 50% significa metade, ou seja, pra achar 50% de qualquer coisa é so dividir por 2. e se for o inverso é so multiplicar.

de qualquer modo, tb, a formula pra calcular porcentagem, caso você precise de otro valor q não seja 50%, seria isso:

porc := (valor * 50) / 100;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Primeramente obrigado por me responder.