Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Formula de preço de um site


Posts Recomendados

Olá pessoal!

Bom, estou desenvolvendo uma formula com a qual eu possa definir um preço a cobrar por um web-site feito por mim, e gostaria de pedir que vocês comentassem a formula. Eu sou novo na área de edição de websites (sempre tive muito conhecimento com vídeo, porém website nunca me interessei tanto) e a quantidade de programas com os quais estou apto a trabalhar é pouca. Mais precisamente posso mexer com:

html/css (nossa... se não pudesse então!)

Javascript (nem tanto, mas entendo bem os códigos prontos e acho fácil modificalos com pouco conhecimento... então vou me esforçar a aprender mais aqui)

PHP (a mesma coisa que o Java)

Photoshop (ah, esse faz tempo que uso)

Illustrator / Fireworks (achei os dois simples variações do método photoshop de ser... peguei facilmente não tive problemas com nenhum tutorial na internet, agora falta produzir por mim mesmo)

Flash (já fiz algo uma vez, mas tenho certeza que não teria muita dificuldade, ainda mais porque vídeos estão na minha veia e flash tem um pouco disso)

A partir disso, então, desenvolvi o seguinte calculo:

[ ( 'número de páginas' * R$10,00) + ( 'quantidade total de horas de trabalho' * RS12,50) + 'sistema administrativo do site' + 'ferramenta de busca' + 'mapa do site' + 'indexação aos mecanismos de busca como google' + 'formulários do site' + 'newsletter' ] * HTML * JAVA * PHP * Photoshop * 'Illustrator & Fireworks' * Flash = total em reais

Onde;

Valores fixos:

sistema administrativo do site = R$100,00 (se estiver presente no site)

ferramenta de busca = R$50,00 (se estiver presente no site)

mapa do site = R$50,00 (se estiver presente no site)

indexação aos mecanismos de busca = R$30,00 (se estiver presente no site)

formulários do site = 'quantidade de formulários' * R$30,00

newsletter = R$50,00 (se estiver presente no site)

Valores de proporção atribuida ao resto (porcetagens):

HTML = 1,0 + (0,5 * ('horas geral' - 'horas em outros programas')

JAVA = 1,1 + (0,1 * 'horas gastas com Java') (se estiver presente no site)

PHP = 1,3 + (0,15 * 'horas gastas com PHP') (se estiver presente no site)

Photoshop = 1,0 + (0,05 * 'horas gastas com photoshop') (se estiver presente no site)

'Illustrator & Fireworks' = 1,05 + (0,1 * 'horas gastas com Illustrator / Fireworks') (se estiver presente no site)

Flash = 1,3 + (0,1 * 'horas gastas com Flash') (se estiver presente no site)

------------

Bom, não sei se vocês gostaram, e a formula pode ser alterada, mas acho que ficou plausivel levando em conta minha experiência na área...

No fim, um site simples contendo:

- 15 páginas

- 14 horas de trabalho (geral)

- Javascript (2 horas)

- Photoshop (4 horas)

- Sistema administrativo do site

- 1 formulário

Sairia em torno de R$1200,00 ...

-----------

O que vocês acham pra facilidade do website? Poderiam fazer esse calculo em base num website de vocês e ver se termina compativel?

Muito obrigado!

Editado por LucasConstantino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então _Cristiano_, eu já tinha visto esse tópico também, mas achei que não se adequava as minhas condições de trabalho... de qualquer modo, orbigado por responder! Ainda aguardo outras respostas com relação a minha fórmula... falem ai, digam que é uma me***, só queria saber opiniões mesmo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não pode de maneira nenhuma cobrar valor fixo por nada que envolva programação a menos que você especifique "tintin por tintin". Imagine a seguinte situação:

Cadastro de clientes do site do João (que tem 3 campos) = R$ 50,00

Cadastro de clientes da Unimed (com 1 milhão de regras, validações, join, union e etc) = R$ 50,00

Mais algumas observações para te ajudar...

sistema administrativo do site = R$100,00 (se estiver presente no site)
Me da o número da conta que deposito agora R$ 100,00 para você fazer o sistema de administração de um cliente meu que tem um banco com 89 tabelas e mais uma pancada de arquivos que tem de ser gerador pela admin do site, além de captura de cartão de crédito .

ferramenta de busca = R$50,00 (se estiver presente no site)

Me da o número da conta outra vez que te contrato pra fazer o google pra mim e se não fizer ligo pro procon falado que é propaganda enganosa

mapa do site = R$50,00 (se estiver presente no site)

Mapa do site você pode até cobrar valor fixo fazendo muita força pra não dizer o contrário, mas mapa do site não se resumi a um mapa do site em html, existe sitemap, ror e outras coisas que eu nem sei que existe. Então especifique qual mapa você está se referindo.

indexação aos mecanismos de busca = R$30,00 (se estiver presente no site)
O que você chama de indexar um domínio?

formulários do site = 'quantidade de formulários' * R$30,00

E se um destes formulários for um formulário com 100 campos totalmente diferentes e regras de negocio proprias?

newsletter = R$50,00 (se estiver presente no site)

Seu cliente dirá: "Amigão tentei enviar as news pra minha listinha de 50 mil emails e ela não chegou... conserta isso ai". E você dirá o que?

---------

Já sobre sua formula de calculo de hora eu não entendi ela muito bem, mas lógica ai sim está certa. Você tem duas opções:

1. Cobrar mais a hora mais cara pelo que você sabe fazer melhor

2. Cobrar a hora pelo valor de mercado da sua região (indicado).

Além do post que o Cristiano indicou existem vários outros sobre o assunto no fórum, dá uma pesquisada em todos.

Jeito de cobrar cada um tem um, o único calculo padrão pra isso que eu conheço é o bom e velho ponto de função, elabore o seu da forma que melhor lhe convir, mas um conselho:

Valorize seu trabalho, ninguém se prende a uma tela de computador de graça, lembre-se que você vai "perder" boa parte da sua vida atrás dela fazendo coisas sem lógica que seu cliente maluco pedir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, cada caso é um caso. Eu entendo que você quer uma fórmula de cobrança, primeiro análise o seguinte ponto:

- Quais serviços eu ofereço?

Faça uma lista de tudo o que você pode fazer pelo cliente e depois análise cada ponto. Lembra do que o Norivan disse e pense:"É justo tanto para você como profissional, como para seus clientes você cobrar o mesmo preço para um cliente que faz que necessita 5 tabelas, outro que requerer 89 tabelas no seu sistema?"

Leve em ponto o seu conhecimento e sua experiência e calcule imprevistos. Na hora de calcular hora, esqueça a palavra "eu acho que tantas horas termina", estipule um prazo acima do previsto tipo entre 5 a 10 % a mais do que o necessário, vai que nesse periodo voce fica doente, ou um membro da sua equipe adoece. Mas teorias,teorias, praticas , praticas, eu teria que ter mais experiência para passar alguma coisa, isso é mais meu conhecimento sobre engenharia de software

E essa é uma frase para todos os que realmente querem ser profissionais:

Valorize seu trabalho, ninguém se prende a uma tela de computador de graça, lembre-se que você vai "perder" boa parte da sua vida atrás dela fazendo coisas sem lógica que seu cliente maluco pedir.

Lembre-se que ao contrário do que os leigos pensam, o computador não faz tudo sozinho. No mais, sucesso!!Bom trabalho!!

Abraços.

Editado por _Cristiano_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas só pra reforçar, quando eu comecei a programar em PHP de verdade, depois que sai da agencia que trabalhava com sites e passei a trabalhar com sistemas um dos clientes da agencia me implorrou pra fazer um "sisteminha pra eles". Pelo brienfig era coisa simples, cadastro de clientes, edição, pesquisa, cadastro de funcionário, cadastro de contas... Imaginei, é fácil em 30 dias eu faço isso, cobrei R$ 3.000 reais e achei que tava fazendo um negocio da china.

Foi ai que eu me danei, como eu não tinha especificado na proposta eles poderiam pedir o que quisesem.

Só o formulário de cadastro de clientes tinha tanta regra de negocio que putz grila, foram necessárias o desenvolvimento de 6 classes diferentes (filhas) só pra fazer o controller (parte invisivel) desse formulário, além de validação em ajax, mascaras personalizadas e lá foi porrada.

Resultado o tal de sisteminha que achei que ia demorar 30 dias, demorei 120 dias pra fazer, a minha sorte é que tinha colocado no contrato previsão pra 90 dias uteis. Mesmo assim fiquei com um prejuizo enorme de horas trabalhadas de graça, fiquei 4 meses agarrado desenvolvendo eles demoraram mais 3 meses pra aprovar, tive que dar treinamento e fazer manul do trem.

Quando passei a trabalhar numa empresa de TI mesmo mostrei o projeto para meu chefe que tem 15 anos de experiencia com desenvolvimento, foi ai que eu descobri o que significa CRM e ERP rs

O mesmo pagou o que tinha no sistema e fez um orçamento, sabe quanto eu devia ter cobrado pra não ficar no prejuizo? R$ 19,200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...