Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Clonar texto automaticamente.


danilobtos

Pergunta

Olá Pessoal, beleza...

Como faço pra criar um path no corel que, quando digito um texto dentro de um objeto ele se clona para outro local na página.

Exemplo prático...:

- Tenho dois quadrados "A" e "B" em uma mesma página (um ao lado do outro).

- Preciso que, quando eu digitar um texto dentro do quadro "A" o texto digitado se clona automaticamente dentro do quadro "B".

Isso é possível pois, eu já ví isso acontecer em um arquivo do Corel que faz capas e etiquetas para CD/DVD da PIMACO.

(desculpe-me, não estou fazendo propaganda não, se quizerem pode baixar o arquivo e testar).

Aguardo ajuda da galera...

Abraços...

Dann...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Danilobtos, eu trabalho a mais de 4 anos com Corel Draw e nunca ouvi falar de tal efeito.

Mas qual seria a finalidade disso ??

Olha, costumo usar outros caminhos pra fazer isto, por que não tente digitar um texto qualquer em um quadrado e depois selecionar os dois segurando o botão direito do mouse, puxar para um lugar qualquer, soltar o botão e selecionar "colar aqui", e se quiser copiar mais seguindo a medida que você puxou o objeto, é só apertar CTRL + D.

Bom, talvez esse efeito que você citou seja fruto de algum macro VBA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá 'Willian' obrigado pela atenção.

Eu trabalho a 9 anos com Corel em uma indústria de Embalagens, e a finalidade desse opção de clonar o texto eu te explico:

Imagine que você tem em uma página de 60 x 60cm no corel, mais ou menos uns 20 layout de rótulos idênticos, e que seja necessário alterar somente o numero do prédio do endereço deste cliente. Claro que voce vai me falar: digita em 1 e vai duplicando os demais, acontece que eles estão distribuidos na pagina não de maneira aleatória e sim empalhados (para facilitar o corte) então voce vai perder mais tempo reajustando o posicionamento de cada rotulo doqê realmente a alteração em sí.

Eu ví essa configuração, em uma empresa do mesmo ramo. O artista prepara a estrutura da arte (sem os textos) e depois que a matriz está pronta ele vai duplicando e ativando essa opção (de clonar o texto) e daí, tudo o que ele digitar (e ajustar o texto) na matriz é clonado para as demias.

entendeu...

Att.

Danilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opaa eae Danilobtos ^^

Ahh agora entendi pra que você quer usar esse esquema .. rs

Olha, procurei no help do corel x4 da cabeça aos pés, e não achei nada sobre isso.

Eu ainda acho que é algum macro VBA.

Vo deixar um site caso você se intereça por algum macro, eu uso todos que tem para download gratuito, principalmente o cropmarks:

http://www.oberonplace.com/vba/drawmacros/index.htm

Vo continuar procurar, se conseguir achar algo, posto aqui o link com a solução e te mando um MP avisando.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Opaa eae Danilobtos ^^

Ahh agora entendi pra que você quer usar esse esquema .. rs

Olha, procurei no help do corel x4 da cabeça aos pés, e não achei nada sobre isso.

Eu ainda acho que é algum macro VBA.

Vo deixar um site caso você se intereça por algum macro, eu uso todos que tem para download gratuito, principalmente o cropmarks:

http://www.oberonplace.com/vba/drawmacros/index.htm

Vo continuar procurar, se conseguir achar algo, posto aqui o link com a solução e te mando um MP avisando.

Abraços!

Pessoal... no Corel X4 em inglês o atalho para tal ferramenta é ALT+E+N, ACREDITO QUE PARA QUALQUER VERSÃO DO COREL EM INGLÊS, O ATALHO SEJA O MESMO (NÃO SEI QUAL É EM PORTUGUÊS). Prepare uma etiqueta com todas as informações dentro... selecione tudo e digite o atalho que eu passei acima... vaiaprecer um clone que se modificará conforme você mexe no primeiro objeto criado... espero ter ajudado. a ferramenta que vocês procuram está provavelmente em português na aba editar/clone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Amigo, acho que o atalho esta errado, não seria CTRL + SHIFT + D (menu Edit / Step and Repeat) ??

Olá pessoal...

Aff...

Tava mais fácil doquê eu pensava... é só selecionar o objeto e Editar/Clonar... ele automaticamente clona o objeto e toda e qualquer alteração feita neste primeiro, ele já altera os demais clonados...

valeu a todos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não sei onde realmente fica localizado essa ferramenta... mas você vai encontrar ela em:

FERRAMENTAS>OPÇÕES>ÁREA DE TRABALHO>PERSONALIZAÇÃO>COMANDOS...
Clique em LOCALIZAR TEXTO (onde esta um binoquio) e digite clonar e busque....
cline nela e vá em TECLAS DE ATALHO e dê um nome para NOVA TECLA DE ATALHO ex.: Shift+^ e clique em ATRIBUIR e em OK...
agora é só selecionar seu objeto e apertar SHIFT+^ e pronto...
Obs. eu não sabia desse esquema não fui atrás quando li este topic ai fui testa no meu Corel e só encontrei desta forma, na marra mesmo....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...