Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Ajuda] DataGrid em Visual Basic


Vitor P

Pergunta

Boas,

Sou iniciado em vb, e preciso de ajuda para desenvolver uma DataGrid, para colocar numa janela de facturação, como podem verificar no exemplo em baixo.

Exemplo

Pelo que estive a pesquisar a melhor ferramenta deve ser a DataGrid, mas isto só funciona com ligação ADOC. Eu consigo fazer uma ligação ADOC e associa-la à DataGrid, mas expliquem-me como irá funcionar quando eu compilar o meu projecto????? E tem um problema é a edição directa na BD, o que não seria muito bom.

Penso que o ideal seria uma ferramenta tipo a DataGrid, mas com um botão de gravar e que só gravasse na BD quando o mesmo fosse accionado.

Outra hipotese seria utilizar um Grid normal, o que já testei com sucesso, mas tem a particularidade de não permitir a edição de registos. Utilizei aquele pequeno truque da textbox por cima da grid, mas não era bem isso que queria.

Peço a vossa ajuda, a ideias novas e alguma explicação se possivel.

Não estou aqui á procura que alguém me desenvolva o código, mas sim, de opiniões e esclarecimentos.

Obrigado,

__________________

Cumps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

o q eu costumo fazer é, quando ele seleciona a linha do datagrid, ele joga todos os dados do registro pra textboxs, o cara edita como quer e so vai gravar quando ele clicar em gravar.

ou ainda abir um otro formulario so pra editar os dados.

pra editar direto no grid, não acho o datagrid muito bom não. pra fazer isso eu usava um grid chamado farpoint spread (componente pago), q era um grid muito melhor, com mtas opcoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu já usei esse esquema dastextboxes nummsflexgrid,mas não gostei muito porque não consegui configurar aquilo de forma que quando se redimencionasse a janela batesse certo. E também não consegui fazer um ciclo que me inserisse os dados na BD.

Em relação à DataGrid, esta não permite inserir os dados em vez de ser de uma forma directa, serem inseridos linha a linha com insert, aquando se clicar no botao gravar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Eu já usei esse esquema dastextboxes nummsflexgrid,mas não gostei muito porque não consegui configurar aquilo de forma que quando se redimencionasse a janela batesse certo.

batesse certo o q??

E também não consegui fazer um ciclo que me inserisse os dados na BD.

a isso é relativamente simples. faca um for e va pegando os textmatrix().

na minha opiniao, essa seria a melhor forma de fazer o q você quer, acho q você devia tentar assim e se tiver duvida postar no forum.

Em relação à DataGrid, esta não permite inserir os dados em vez de ser de uma forma directa, serem inseridos linha a linha com insert, aquando se clicar no botao gravar????

nunca vi isso. se tiver como, quero saber tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Boas,

Na msflexgrid o que não funciona muito bem era no redimencionamento, ou seja, se alterasse o width da grid depois as textboxes já não ficavam certas(no tamanho).

Em relação á inserção na BD através do msflexgrid não estou a conseguir fazer o ciclo. Pois no for eu não sei quando o mandar parar, não sei quantas linhas tenho. Já agora se me pudesse ajudar nesse ciclo agradecia.

Já no DataGrid, eu já vi exemplos em gravavam os dados atraves de um botao e o esquema devia ser como no msflexgrid.

Obrigado

Cumps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Na msflexgrid o que não funciona muito bem era no redimencionamento, ou seja, se alterasse o width da grid depois as textboxes já não ficavam certas(no tamanho).

você diz q ta colocando os textbox dentro do grid?? mas não foi isso q eu quis dizer. eu quis dizer dexar os textbox separados.

e não é pra ter um textbox pra cada registro. o q eu quis dizer seria, você dexa os textboxs pra cada campo abaixo do grid. ou ainda, em um otro formulario.

quando ele selecionar uma linha (ou dar um duplo clique), você preenche os textbox com os dados da linha ATUAL. se ele alterar você altera no grid.

Em relação á inserção na BD através do msflexgrid não estou a conseguir fazer o ciclo. Pois no for eu não sei quando o mandar parar, não sei quantas linhas tenho. Já agora se me pudesse ajudar nesse ciclo agradecia.

a propriedade .Rows guarda a ultima linha. então o ultimo indice seria o .Rows - 1.

Já no DataGrid, eu já vi exemplos em gravavam os dados atraves de um botao e o esquema devia ser como no msflexgrid.

nunca vi isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...