Opa, comecei a programar em c/c++ a pouco tempo e estou com algumas duvidas.
Por exemplo: eu queria criar uma funcao ajuda, que quando chamada imprimia na tela algo.
eu fiz o seguinte:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>
#include <string.h>
int main(){
char q;
void ajuda(void) {
return printf("\nComandos:\npercorrer Lista todos os contatos da lista.\n");
}
do {
scanf("%c", &q);
switch(q) {
case 'a': ajuda;
default: printf("\nO comando '%s' não existe, digite 'a' para a lista de comandos.\n",q);
}
getchar();
} while ((q == 's'));
}
Estou usando o programa Dev-C++, e ele esta dizendo que a linha "void ajuda(void) {" esta errada. O que estou fazendo errado nesse codigo?
Mais outra duvida, vou te q fazer uma lista encadeada (vo ta enchendo o saco da galera mais ae daki a poco), e usei o switch pra pegar o comando que o usuario quer, teria como eu em vez de usar apenas a inicial da letra, usar uma palavra (ex.: o cara tem de digitar 'a' para aparecer a ajuda, teria como fazer para ele digitar 'ajuda' e aparecer a ajuda).
Ter eu sei que tem, porque eu fiz , so q de uma maneira meio trabalhosa:
char c1[7],c2[11],c3[7],c4[8],c5[8],c6[5];
strcpy (c1,"ajuda");
strcpy (c2,"percorrer");
strcpy (c3,"buscar");
strcpy (c4,"inserir");
strcpy (c5,"remover");
strcpy (c6,"sair");
char comando[20];
for (int a=1;a>0;a++) {
scanf("%s",comando);
//ajuda
if (strcmp (comando,c1) == 0) {
printf("\nComandos:\npercorrer Lista todos os contatos da lista.\nbuscar Busca na lista de acordo com o desejado(nome,endereco,...)\ninserir Adciona um novo contato na lista.\nremover Remove um contato da lista.\nsair Finalizar a execucao do programa.\n");
continue;
}
//percorrer
if (strcmp (comando,c2) == 0) {
continue;
}
//buscar
if (strcmp (comando,c3) == 0) {
continue;
}
//inserir
if (strcmp (comando,c4) == 0) {
continue;
}
//remover
if (strcmp (comando,c5) == 0) {
continue;
}
//sair
if (strcmp (comando,c6) == 0) break;
printf("\nO comando '%s' não existe, digite 'ajuda' para a lista de comandos.\n",comando);
}
Tem alguma maneira mais simples de fazer assim??? ou so nessa cavalisse toda ai pra conseguir da maneira que quero?
Pergunta
luiz eduardooo
Opa, comecei a programar em c/c++ a pouco tempo e estou com algumas duvidas.
Por exemplo: eu queria criar uma funcao ajuda, que quando chamada imprimia na tela algo.
eu fiz o seguinte:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>
#include <string.h>
int main(){
char q;
void ajuda(void) {
return printf("\nComandos:\npercorrer Lista todos os contatos da lista.\n");
}
do {
scanf("%c", &q);
switch(q) {
case 'a': ajuda;
default: printf("\nO comando '%s' não existe, digite 'a' para a lista de comandos.\n",q);
}
getchar();
} while ((q == 's'));
}
Estou usando o programa Dev-C++, e ele esta dizendo que a linha "void ajuda(void) {" esta errada. O que estou fazendo errado nesse codigo?
Mais outra duvida, vou te q fazer uma lista encadeada (vo ta enchendo o saco da galera mais ae daki a poco), e usei o switch pra pegar o comando que o usuario quer, teria como eu em vez de usar apenas a inicial da letra, usar uma palavra (ex.: o cara tem de digitar 'a' para aparecer a ajuda, teria como fazer para ele digitar 'ajuda' e aparecer a ajuda).
Ter eu sei que tem, porque eu fiz , so q de uma maneira meio trabalhosa:
char c1[7],c2[11],c3[7],c4[8],c5[8],c6[5];
strcpy (c1,"ajuda");
strcpy (c2,"percorrer");
strcpy (c3,"buscar");
strcpy (c4,"inserir");
strcpy (c5,"remover");
strcpy (c6,"sair");
char comando[20];
for (int a=1;a>0;a++) {
scanf("%s",comando);
//ajuda
if (strcmp (comando,c1) == 0) {
printf("\nComandos:\npercorrer Lista todos os contatos da lista.\nbuscar Busca na lista de acordo com o desejado(nome,endereco,...)\ninserir Adciona um novo contato na lista.\nremover Remove um contato da lista.\nsair Finalizar a execucao do programa.\n");
continue;
}
//percorrer
if (strcmp (comando,c2) == 0) {
continue;
}
//buscar
if (strcmp (comando,c3) == 0) {
continue;
}
//inserir
if (strcmp (comando,c4) == 0) {
continue;
}
//remover
if (strcmp (comando,c5) == 0) {
continue;
}
//sair
if (strcmp (comando,c6) == 0) break;
printf("\nO comando '%s' não existe, digite 'ajuda' para a lista de comandos.\n",comando);
}
Tem alguma maneira mais simples de fazer assim??? ou so nessa cavalisse toda ai pra conseguir da maneira que quero?
Editado por luiz eduardoooLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.