Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Reajustes de Salários!

Edua®do

Pergunta

Galera, Bom Dia!!!

Sou inicante em lógica de programação e preciso de uma ajuda para resolver um algoritmo, para resolver os reajustes de um salario.

O código é o seguinte?

var
     a,r,t,w: real
inicio
// Seção de Comandos 
escreva("Digite o salario: ")
leia(a)
se a <= 500 então
r:= a*(15/100)
escreval(" Seu salário reajustado em 15% é: ", r)
senao se a > 500 e a <= 1000 então
t:=  a*(10/100)
escreval(" Seu salário reajustado em 10% é: ", t)
se a > 1000 então
w:= a*(5/100)
escreval(" Seu salário reajustado em 5% é: ", w)
fimse
fimse

O código verfica o reajuste de acordo com o salario, porém quando eu coloco um salario maior que 1000 ele calcula os 10% e 5%, mas não devia pois maior que 1000 é somente os 5%, por favor me ajudem???

Abraços!!!

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Então rafael é o seguinte quando eu coloco > 1000 ou 1001 e 1002 ele calcula sendo maior os 10% e 5% mas na verdade teria que ser somente os 5%, como eu poderia fazer isso?

Outra coisa também que no código eu se a for maior que 500 e menor que 1000 e depois maior que 1000 para calcular os 5%.

Link para o comentário

• 0

hum entendi, bom colocar as duas situações entre parênteses, pois como ele acha 1 verdadeiro ( a > 500) ele valida e calcula, e depois ele verifica se é maior que 1000, o que também acontece, quando você for utilizar 2 condições ou mais no mesmo "se" coloque entre parênteses

se (a > 500 e a <= 1000) então
.
.
.

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...