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Diagrama de Bloco - Algumas dúvidas


Aиgєllαяcн

Pergunta

Bom galera, criei esse tópico para poder postar minhas dúvidas com Diagrama de Blocos, e não encher o Fórum com Tópicos com assuntos do mesmo.

Bom, a primeira é a seguinte:

Desenvolva um diagrama que:

• Leia 4 números

• Calcule o quadrado de cada um;

• Se o valor resultante do quadrado do terceiro for >= 1000, imprima-o e finalize;

• Caso contrário, imprima os valores lidos e seus respectivos quadrados;

Fiz da seguinte maneira:

diagramabloco3.jpg

Algo errado? Se puderem me ajudar :lol:

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11 respostass a esta questão

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  • 0

É isso ai.

O diagrama executa o que foi pedido.

O operador ** que você está usando é para elevar um número a uma certa potência, certo?

Eu faria algo como:

RN1 = N1 * N1

Pois esse operador não existe na maioria das linguagens, mas se sua linguagem de criação de blocos especifica esse operador está correto.

;)

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  • 0

A propósito, gostaria de uma outra ajuda pra seguinte questão:

"Faça um diagrama de bloco que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar, e se é positivo ou negativo"

No caso de mostrar se é positivo ou negativo, já sei como fazer . Mas no caso do par ou ímpar, como faço? Pode mandar em algoritmo, e depois passo pra diagrama ;)

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  • 0
A propósito, gostaria de uma outra ajuda pra seguinte questão:

"Faça um diagrama de bloco que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar, e se é positivo ou negativo"

No caso de mostrar se é positivo ou negativo, já sei como fazer . Mas no caso do par ou ímpar, como faço? Pode mandar em algoritmo, e depois passo pra diagrama ;)

Normalmente as linguagens de programação possuem dois operadores para divisão de búmeros inteiros (que é o seu caso) Um operador chama MOD e retorna o resto da divisão e o outro chama DIV que retorna o quociente da divisão.

No seu caso, para saber se Y é par ou impar faça

X = Y MOD 2

. Se X for 1 o número é impar e se X for zero o numero é par.

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  • 0
A propósito, gostaria de uma outra ajuda pra seguinte questão:

"Faça um diagrama de bloco que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar, e se é positivo ou negativo"

No caso de mostrar se é positivo ou negativo, já sei como fazer . Mas no caso do par ou ímpar, como faço? Pode mandar em algoritmo, e depois passo pra diagrama ;)

Normalmente as linguagens de programação possuem dois operadores para divisão de búmeros inteiros (que é o seu caso) Um operador chama MOD e retorna o resto da divisão e o outro chama DIV que retorna o quociente da divisão.

No seu caso, para saber se Y é par ou impar faça

X = Y MOD 2

. Se X for 1 o número é impar e se X for zero o numero é par.

Bom, mas no caso, não entendi ... Como então o diagrama mandaria a mensagem dizendo se é Ímpar ou Par ?

Editado por Aиgєllαяcн
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  • 0

Antes do bloco de decisão você deve verificar se o número é par ou ímpar.

Como o Denis explicou as linguagens implementam operadores para o resto.

Em lógica geralmente se usa uma função, mas em todo caso a ideia é a mesma.

O retângulo dos diagramas é uma ação, então a ação a ser feita é:

X = Y MOD 2

E depois um bloco de decisão para o verificar o valor de X.

Onde Y é o número a ser verificado.

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  • 0

Bom, to lendo várias vezes, mas ainda não entendi exatamente. Desculpem estar sendo chato, mas é que realmente gosto de programação, e não quero deixar rastros de dúvidas enquanto caminho ...

Bom, em relação ao bloco de decisão para verificar o valor de X, seria então:

X = Y

?

afda.jpg

Editado por Aиgєllαяcн
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  • 0

Como o Denis explicou:

Se X for 1 o número é impar e se X for zero o numero é par.

No bloco de decisão será X = 0?

Se sim o número é par. Senão o número é ímpar.

Lembrando que antes do bloco de decisão voce deve ter um retangulo com isso: X = Y MOD 2

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  • 0

Só errou em um detalhe.

Num2 é o resto da divisão entre Num1 e 2.

Exemplo:

Se você estiver testando o número -2. O resultado será que ele é positivo.

-2 / 2 = -1 e o resto é 0.

Portanto basta usar o Num1 no bloco que testa se o número é positivo ou negativo

Editado por kandrade
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