Aиgєllαяcн Postado Julho 20, 2009 Denunciar Share Postado Julho 20, 2009 Bom galera, criei esse tópico para poder postar minhas dúvidas com Diagrama de Blocos, e não encher o Fórum com Tópicos com assuntos do mesmo.Bom, a primeira é a seguinte:Desenvolva um diagrama que:• Leia 4 números• Calcule o quadrado de cada um;• Se o valor resultante do quadrado do terceiro for >= 1000, imprima-o e finalize;• Caso contrário, imprima os valores lidos e seus respectivos quadrados;Fiz da seguinte maneira:Algo errado? Se puderem me ajudar :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Julho 20, 2009 Denunciar Share Postado Julho 20, 2009 É isso ai.O diagrama executa o que foi pedido.O operador ** que você está usando é para elevar um número a uma certa potência, certo?Eu faria algo como:RN1 = N1 * N1Pois esse operador não existe na maioria das linguagens, mas se sua linguagem de criação de blocos especifica esse operador está correto. ;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Aиgєllαяcн Postado Julho 20, 2009 Autor Denunciar Share Postado Julho 20, 2009 Mais uma vez me dando uma grande ajuda ;) Valeu Kandrade, realmente seria N1*N1, no qual seria N1² (N1 ao quadrado) ...Obrigado ;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Julho 21, 2009 Denunciar Share Postado Julho 21, 2009 Foi nada. ;) Bom ver que voce está se esforçando pra fazer os exercícios. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Aиgєllαяcн Postado Julho 21, 2009 Autor Denunciar Share Postado Julho 21, 2009 A propósito, gostaria de uma outra ajuda pra seguinte questão:"Faça um diagrama de bloco que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar, e se é positivo ou negativo"No caso de mostrar se é positivo ou negativo, já sei como fazer . Mas no caso do par ou ímpar, como faço? Pode mandar em algoritmo, e depois passo pra diagrama ;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Julho 21, 2009 Denunciar Share Postado Julho 21, 2009 A propósito, gostaria de uma outra ajuda pra seguinte questão:"Faça um diagrama de bloco que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar, e se é positivo ou negativo"No caso de mostrar se é positivo ou negativo, já sei como fazer . Mas no caso do par ou ímpar, como faço? Pode mandar em algoritmo, e depois passo pra diagrama ;)Normalmente as linguagens de programação possuem dois operadores para divisão de búmeros inteiros (que é o seu caso) Um operador chama MOD e retorna o resto da divisão e o outro chama DIV que retorna o quociente da divisão.No seu caso, para saber se Y é par ou impar faça X = Y MOD 2. Se X for 1 o número é impar e se X for zero o numero é par. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Aиgєllαяcн Postado Julho 21, 2009 Autor Denunciar Share Postado Julho 21, 2009 (editado) A propósito, gostaria de uma outra ajuda pra seguinte questão:"Faça um diagrama de bloco que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar, e se é positivo ou negativo"No caso de mostrar se é positivo ou negativo, já sei como fazer . Mas no caso do par ou ímpar, como faço? Pode mandar em algoritmo, e depois passo pra diagrama ;)Normalmente as linguagens de programação possuem dois operadores para divisão de búmeros inteiros (que é o seu caso) Um operador chama MOD e retorna o resto da divisão e o outro chama DIV que retorna o quociente da divisão.No seu caso, para saber se Y é par ou impar faça X = Y MOD 2. Se X for 1 o número é impar e se X for zero o numero é par.Bom, mas no caso, não entendi ... Como então o diagrama mandaria a mensagem dizendo se é Ímpar ou Par ? Editado Julho 21, 2009 por Aиgєllαяcн Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Julho 21, 2009 Denunciar Share Postado Julho 21, 2009 Antes do bloco de decisão você deve verificar se o número é par ou ímpar.Como o Denis explicou as linguagens implementam operadores para o resto.Em lógica geralmente se usa uma função, mas em todo caso a ideia é a mesma.O retângulo dos diagramas é uma ação, então a ação a ser feita é:X = Y MOD 2E depois um bloco de decisão para o verificar o valor de X.Onde Y é o número a ser verificado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Aиgєllαяcн Postado Julho 21, 2009 Autor Denunciar Share Postado Julho 21, 2009 (editado) Bom, to lendo várias vezes, mas ainda não entendi exatamente. Desculpem estar sendo chato, mas é que realmente gosto de programação, e não quero deixar rastros de dúvidas enquanto caminho ...Bom, em relação ao bloco de decisão para verificar o valor de X, seria então:X = Y ? Editado Julho 21, 2009 por Aиgєllαяcн Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Julho 22, 2009 Denunciar Share Postado Julho 22, 2009 Como o Denis explicou:Se X for 1 o número é impar e se X for zero o numero é par.No bloco de decisão será X = 0?Se sim o número é par. Senão o número é ímpar.Lembrando que antes do bloco de decisão voce deve ter um retangulo com isso: X = Y MOD 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Aиgєllαяcн Postado Julho 22, 2009 Autor Denunciar Share Postado Julho 22, 2009 (editado) Bom, fiz o seguinte diagrama então:E então, tudo certo? Editado Julho 22, 2009 por Aиgєllαяcн Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Julho 22, 2009 Denunciar Share Postado Julho 22, 2009 (editado) Só errou em um detalhe.Num2 é o resto da divisão entre Num1 e 2.Exemplo:Se você estiver testando o número -2. O resultado será que ele é positivo.-2 / 2 = -1 e o resto é 0.Portanto basta usar o Num1 no bloco que testa se o número é positivo ou negativo Editado Julho 22, 2009 por kandrade Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Aиgєllαяcн
Bom galera, criei esse tópico para poder postar minhas dúvidas com Diagrama de Blocos, e não encher o Fórum com Tópicos com assuntos do mesmo.
Bom, a primeira é a seguinte:
Desenvolva um diagrama que:
• Leia 4 números
• Calcule o quadrado de cada um;
• Se o valor resultante do quadrado do terceiro for >= 1000, imprima-o e finalize;
• Caso contrário, imprima os valores lidos e seus respectivos quadrados;
Fiz da seguinte maneira:
Algo errado? Se puderem me ajudar :lol:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
11 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.