Nadilson Postado Agosto 5, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 5, 2009 Bom dia,alguém sabe se tem como retirar as permissões do usuário SYSDBA, no Interbase?Eu criei usuarios para o meu Banco de Dados, e consigo incluir e retirar permissões normalmente pra eles, Porem não consigo retirar as permissões do SYSDBA.Se alguém souber, agradeço... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Setembro 2, 2009 Denunciar Share Postado Setembro 2, 2009 alguém sabe se tem como retirar as permissões do usuário SYSDBA, no Interbase?Eu criei usuarios para o meu Banco de Dados, e consigo incluir e retirar permissões normalmente pra eles, Porem não consigo retirar as permissões do SYSDBA.O SYSDBA é usuário padrão e não é possivel retirar as permissões dele, entretanto voce pode excluir o SYSDBA se quiser mas não é aconselhavelVocê pode utilizar o utilitário GSEC.EXE para gerenciar os usuários do Firebird. Atravéz dele, você pode criar, modificar e excluir usuários, assim como modificar suas respectivas senhas. Vou apenas fazer um resumo de sua utilização. 1 - Exibindo os usuários atuais. gsec -user sysdba -password masterkey -display 2 - Exibindo as informações de apenas um usuário. gsec -user sysdba -password masterkey -display usuario 3 - Criando um novo usuário. gsec -user sysdba -password masterkey -add novousuario -pw senha 4 - Alterando a senha de um usuário. gsec -user sysdba -password masterkey -modify usuario -pw novasenha 5 - Excluindo um usuário. gsec -user sysdba -password masterkey -delete usuario Nesse caso, se você desejar modificar a senha do próprio usuário sysdba, utilize o exemplo do item 4, onde "usuario" será o próprio sysdba. Caso você deseje administrar usuários de um banco remoto, acrescente a opção "-database caminho-do-banco-de-segurança" logo após a senha da opção "-password" (antes do comando a ser executado), onde "caminho-do-banco-de-segurança" refere-se ao banco de dados de segurança do Firebird e não o seu banco de dados das suas aplicações. Exemplo: gsec -user sysdba -password masterkey -database ServidorDeDados/3051:"C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird 2.1\Security.fdb" -modify usuario -pw novasenha Nesse exemplo, eu informei que quero gerenciar os usuários do Firebird que estão na máquina "ServidorDeDados", na porta 3051 (se for a padrão 3050, pode omitir o "/3051"), e informei que o banco de dados de segurança é "C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird 2.1\Security.fdb". Não te aconselho a excluir o usuário sysdba, apenas troque sua senha. Isso foi só um resumo. Veja mais em http://www.destructor.de/firebird/gsec.htm entre outras páginas. Augusto juniorabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Nadilson
Bom dia,
alguém sabe se tem como retirar as permissões do usuário SYSDBA, no Interbase?
Eu criei usuarios para o meu Banco de Dados, e consigo incluir e retirar permissões normalmente pra eles, Porem não consigo retirar as permissões do SYSDBA.
Se alguém souber, agradeço...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.