Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Bilblioteca pessoal em javasript

Rafael Laurindo

Pergunta

Galera, como faço pra trabalhar com biblioteca em javascript? Tipo assim, crio um arquivo.js depois chamo ele na página e uso suas funções?

Eu fiz um arquivo.js e depois o chamei na tag <script language="javascript" src="arquivo.js"></script>

Depois tentei usar as funções que continham nesse arquivo, mas não funcionava no código html.

Obrigado.

Editado por Rafael Laurindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Bom, primeiramente o atributo languagem é considerado DEPRECATED ou seja ultrapassado. Depois, tens que tomar os seguintes cuidados: No arquivo .js não podem conter as tags <script>. Depois, para você usar as funcoes, obviamente você tem que estar dentro das tags script. exemplo:

<script type="text/javascript" src="arquivo.js" />//esse /> no final e mesma coisa que </script> :P
<script type="text/javascript">
//aki que voce usara as funcoes do arquivo.js não pode nem mesmo ser dentro da tag script que você ta usando pra chamar o arquivo.js
</script>

Se depois de testar isso, ainda estiver dando erro, posta aew o codigo que esta dando problema.

T+

Link para o comentário

• 0

Sim, basta que a chamada de uma função seja feita quando a outra já estiver sendo carregada.

Na dúvida, recomendo que utilize o evento onload como referência, já que o mesmo é chamado quando toda a página é carregada (você também pode referenciar o arquivo que utiliza a função do primeiro depois)

Link para o comentário

• 0

É só chamar .... tipo:

arquivo1.js

document.write('<s' + 'cript tytpe="text/javascript" src="arquivo2.js"></s' + 'cript>');

Porém as funções desse novo arquivo JS só serão ativas ao iniciar um novo cabeçalho e não no mesmo .....

Na verdade galera, eu queria que um arquivo .js chama-se outro, ou outros, como se fosse uma biblioteca, tipo o include em php. Como faço?
Editado por SK15
Link para o comentário

• 0
Porém as funções desse novo arquivo JS só serão ativas ao iniciar um novo cabeçalho e não no mesmo .....

A logica esta em fazer com que o interpretador leia os codigos js quando carrega a pagina, para que possa colocar as funcoes na memoria. Eu estou desenvolvendo nesse momento, um framework para gerenciamento de classes e funcoes javascript vindas dinamicamente do servidor. A desvantagem da solucao que eu achei neste tópico que o Jonathan Queiroz citou, é a seguinte: O codigo vem do servidor e atraves da funcao eval(), fazemos com que o interpretador javascript leia o codigo sem ter que iniciar um novo cabecalho... Bom, estou usando atualmente a funcao que descrevi nesse tópico, mas usarei por pouco tempo pelo seguinte motivo: O codigo que passa pela funcao eval, vai direto para a memoria e o codigo (string) que veio do servidor, é adicionado na pagina sem necessidade já que o interpretador javascript não passara por ali para executar as funcoes e sim, vai para a funcao eval().

Em breve vou postar as versoes beta do framework, mas se não quiser esperar ate la, da uma olhada no tópico que o Jonathan passou e tenta dar uma mechida para se enquadrar a suas necessidades...

Se não quiser implementar aquele recurso, sei que o framework JQuery já tem isso pronto, eu so não uso porque não gosto da ideia de carregar mais de 4mil linhas de codigo sendo que so vou usar 1/3 ou ate menos... :P

Qualquer duvida so posta aew :D

Link para o comentário

• 0

Galera, muito obrigado pela atenção de vocês, vocês resolveram meus problemas momentâneos, depois tem mais, porém de outros patamares.

Agora, como sou novo, n sei bem o esquema do scriptbrasil, tenho que postar como "RESOLVIDO", ou simplesmente o abandono? Caso tenha que postar, como faço?

Agora eu entendi que o document.write() pode receber tags html como parâmetro usando-se aspas simples ou duplas, estou certo? A propósito, sem o document.write(), não seria possível fazer o que eu queria não, certo?

Link para o comentário

• 0

O document.write escreve um código diretamente no final da página. Também existem outras formas de se fazer isso.

Quanto a utilizar aspas simples ou duplas, não vai existir muita diferença. Afinal são os delimitadores das strings.

Outra coisa... A solução do Danilo tinha outro objetivo: Carregar javascript vindo de um js externo a partir de ASP.

Mas pode facilmente ser adaptada.

Link para o comentário

• 0

Opa !

Quando o tópico for resolvido você pode postar aqui informando. Assim quem estiver acompanhando o tópico ou encontrá-lo por algum motivo saberá se a solução exposta funciona ou não, dentre outros motivos.

Você pode, além disso, modificar o título do tópico acrescentando um (Resolvido) (entre parêntesis e com um espaço depois, só mesmo pra manter o padrão).

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...