Rafael Laurindo Postado Agosto 19, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 19, 2009 (editado) Galera, como faço pra trabalhar com biblioteca em javascript? Tipo assim, crio um arquivo.js depois chamo ele na página e uso suas funções?Eu fiz um arquivo.js e depois o chamei na tag <script language="javascript" src="arquivo.js"></script>Depois tentei usar as funções que continham nesse arquivo, mas não funcionava no código html.Obrigado. Editado Janeiro 9, 2010 por Rafael Laurindo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Agosto 19, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 19, 2009 Prefira utilizar o atributo type como text/javascript ao invés do language<script type="text/javascript" src="arquivo.js"></script>Verifique se esse arquivo realmente existe em seu servidor. Se sim, poste aqui o código de ambos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Danilo Moraes Postado Agosto 21, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 21, 2009 Bom, primeiramente o atributo languagem é considerado DEPRECATED ou seja ultrapassado. Depois, tens que tomar os seguintes cuidados: No arquivo .js não podem conter as tags <script>. Depois, para você usar as funcoes, obviamente você tem que estar dentro das tags script. exemplo:<script type="text/javascript" src="arquivo.js" />//esse /> no final e mesma coisa que </script> :P <script type="text/javascript"> //aki que voce usara as funcoes do arquivo.js não pode nem mesmo ser dentro da tag script que você ta usando pra chamar o arquivo.js </script>Se depois de testar isso, ainda estiver dando erro, posta aew o codigo que esta dando problema.T+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Rafael Laurindo Postado Agosto 21, 2009 Autor Denunciar Share Postado Agosto 21, 2009 Galera, agora funcionou, muito obrigado. Gostaria de saber mais uma coisa. É possível que um arquivo.js use uma função que se encontra em outro arquivo.js? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Agosto 21, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 21, 2009 Sim, basta que a chamada de uma função seja feita quando a outra já estiver sendo carregada.Na dúvida, recomendo que utilize o evento onload como referência, já que o mesmo é chamado quando toda a página é carregada (você também pode referenciar o arquivo que utiliza a função do primeiro depois) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Rafael Laurindo Postado Agosto 22, 2009 Autor Denunciar Share Postado Agosto 22, 2009 Mas como fazer isso, qual é a sintaxe? digamos que eu tenha um arquivo funcao.js e nesse arquivo desejo usar uma função em um outro arquivo chamado rafael.js, como faço? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Agosto 22, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 22, 2009 Você vai fazer da mesma forma que faria normalmente. Um exemplo simples:arquivo1.jsonload=function(){ Mensagem() //Essa função está no segundo arquivo } arquivo2.js function Mensagem(){ alert("Bom dia !") } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Rafael Laurindo Postado Agosto 23, 2009 Autor Denunciar Share Postado Agosto 23, 2009 Na verdade galera, eu queria que um arquivo .js chama-se outro, ou outros, como se fosse uma biblioteca, tipo o include em php. Como faço? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Agosto 23, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 23, 2009 Não recomendo que faça isso. Afinal, já que se pode chamar referenciar vários arquivos no código HTML para que utilizar javascript para isso ?De qualquer forma, veja se esse tópico ajuda: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=140823 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 SK15 Postado Agosto 23, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 23, 2009 (editado) É só chamar .... tipo:arquivo1.jsdocument.write('<s' + 'cript tytpe="text/javascript" src="arquivo2.js"></s' + 'cript>');Porém as funções desse novo arquivo JS só serão ativas ao iniciar um novo cabeçalho e não no mesmo .....Na verdade galera, eu queria que um arquivo .js chama-se outro, ou outros, como se fosse uma biblioteca, tipo o include em php. Como faço? Editado Agosto 23, 2009 por SK15 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Danilo Moraes Postado Agosto 24, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 24, 2009 Porém as funções desse novo arquivo JS só serão ativas ao iniciar um novo cabeçalho e não no mesmo .....A logica esta em fazer com que o interpretador leia os codigos js quando carrega a pagina, para que possa colocar as funcoes na memoria. Eu estou desenvolvendo nesse momento, um framework para gerenciamento de classes e funcoes javascript vindas dinamicamente do servidor. A desvantagem da solucao que eu achei neste tópico que o Jonathan Queiroz citou, é a seguinte: O codigo vem do servidor e atraves da funcao eval(), fazemos com que o interpretador javascript leia o codigo sem ter que iniciar um novo cabecalho... Bom, estou usando atualmente a funcao que descrevi nesse tópico, mas usarei por pouco tempo pelo seguinte motivo: O codigo que passa pela funcao eval, vai direto para a memoria e o codigo (string) que veio do servidor, é adicionado na pagina sem necessidade já que o interpretador javascript não passara por ali para executar as funcoes e sim, vai para a funcao eval().Em breve vou postar as versoes beta do framework, mas se não quiser esperar ate la, da uma olhada no tópico que o Jonathan passou e tenta dar uma mechida para se enquadrar a suas necessidades...Se não quiser implementar aquele recurso, sei que o framework JQuery já tem isso pronto, eu so não uso porque não gosto da ideia de carregar mais de 4mil linhas de codigo sendo que so vou usar 1/3 ou ate menos... :PQualquer duvida so posta aew :D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Rafael Laurindo Postado Agosto 24, 2009 Autor Denunciar Share Postado Agosto 24, 2009 Galera, muito obrigado pela atenção de vocês, vocês resolveram meus problemas momentâneos, depois tem mais, porém de outros patamares.Agora, como sou novo, n sei bem o esquema do scriptbrasil, tenho que postar como "RESOLVIDO", ou simplesmente o abandono? Caso tenha que postar, como faço?Agora eu entendi que o document.write() pode receber tags html como parâmetro usando-se aspas simples ou duplas, estou certo? A propósito, sem o document.write(), não seria possível fazer o que eu queria não, certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Agosto 24, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 24, 2009 O document.write escreve um código diretamente no final da página. Também existem outras formas de se fazer isso.Quanto a utilizar aspas simples ou duplas, não vai existir muita diferença. Afinal são os delimitadores das strings.Outra coisa... A solução do Danilo tinha outro objetivo: Carregar javascript vindo de um js externo a partir de ASP.Mas pode facilmente ser adaptada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Rafael Laurindo Postado Agosto 25, 2009 Autor Denunciar Share Postado Agosto 25, 2009 Na verdade estou estudando o php, e não o asp.Mas preciso saber galera, devo postar esse post como resolvido ou n? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Agosto 25, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 25, 2009 Opa !Quando o tópico for resolvido você pode postar aqui informando. Assim quem estiver acompanhando o tópico ou encontrá-lo por algum motivo saberá se a solução exposta funciona ou não, dentre outros motivos.Você pode, além disso, modificar o título do tópico acrescentando um (Resolvido) (entre parêntesis e com um espaço depois, só mesmo pra manter o padrão). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Rafael Laurindo Postado Janeiro 9, 2010 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 9, 2010 Muito obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Rafael Laurindo
Galera, como faço pra trabalhar com biblioteca em javascript? Tipo assim, crio um arquivo.js depois chamo ele na página e uso suas funções?
Eu fiz um arquivo.js e depois o chamei na tag <script language="javascript" src="arquivo.js"></script>
Depois tentei usar as funções que continham nesse arquivo, mas não funcionava no código html.
Obrigado.
Editado por Rafael LaurindoLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
15 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.