Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Algumas dúvidas Access Relacionamento


plCavera

Pergunta

Olá a todos! Sou novo no site e novato também com access, apesar de criar algumas ferramentas que facilitam muito meu dia-a-dia.

Bom, vamos as dúvidas:

1 - Tenho um banco de dados com nome de Protocolo. Quando abro o banco de dados, ele inicializa na tela de lançamento de novos protocolos, porém ele me mostra o protocolo de número 1 e não uma tela em branco para lançamento de um novo. Esta é a primeira dúvida.

2 - Em outro banco de dados com nome de Pedidos, tenho 3 tabelas: Clientes, Pedidos e Produtos. No formulário de Pedidos, gostaria que a Caixa de Seleção buscasse pelo nome do cliente e já preenchesse os demais campos (cnpj, endereço, etc). Isto também serve para o campo produto, pois quando selecionar um produto ele preencha os campos: Produto, CFOP, CST, Valor Unitário.

Obrigado pela atenção.

Att

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Alexandre Neves, muito obrigado pela resposta. A dúvida número 1 (coisa tão simples, mas eu não sabia) está ok!

Quanto a dúvida 2:

2- Utilize a função DLookup

Eu consigo usa-la apenas em um formulário de mesma tabela, não consigo fazer com que ela busque informações em uma tabela e as insira em numa segunda tabela. Se alguém puder me passar um exemplo, ficaria agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não indicou elementos que pudesse formular em concrecto, mas aqui vai uma situação semelhante:

Tem tabela Clientes (NumCli, Nome,Morada, etc)

Tem tabela Pedidos (NumCli, CodPedido, DtPedido, etc)

Tem tabela DetalhesPedido (CodPedido, CodArtigo, Quant, etc)

Quer a partir do CodPedido da tabela DetalhesPedidos procurar o nome na tabela Clientes

RtlNome.Caption=DLookup("Nome","Clientes","NumCli=" & DLookup("NumCli","Pedidos","CodPedido=" & TxtCodPedido))

Não se esqueça que:

em números, Campo=1234

em texto, Campo="NomeX"

em datas, Campo=#dd-mm-yyyy#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Boa tarde amigo,

No meu site tem exemplos de fazer esta busca.

Cara, peguei no seu site o modelo "Filtrar_combo_e_preencher_campos_utilizando_dlookup", porém não consigo buscar informações em outra planilha diferetente.

Minhas tabelas são:

1 - Clientes

CodCliente

Nome

CNPJ

IE

Endereço

Bairro

Cidade

UF

2 - Pedidos

CodPedido

CodCliente

Data

Empresa

Cliente

Desc1 (que deveria ser preenchido com descrição produto)

cfop1

cst1

vlr1

Desc2 (que deveria ser preenchido com descrição produto)

cfop2

cst2

vlr2

3 - Produtos

codProduto

Produto

Cfop_produto

cst_produto

vlr_produto

Onde, nas tabelas Produto e Clientes, os valores estão pré-estabelecidos para servirem de base para a tabela Pedidos.

Gostaria que uma caixa de combinação buscasse pelo nome do cliente preenchedo os demais campos (CodCliente, Nome, CNPJ, IE, Endereço, Bairro, Cidade, UF) e, outra caixa de combinação buscasse pelo nome do produto e preenchesse os demais campos (codProduto, Produto, Cfop_produto, cst_produto, vlr_produto) também.

Espero ter sido claro.

Agradeço, mais uma vez, a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

plCavera algumas coisas precisam ficar um pouco mais claras para que possamos lhe ajudar:

Como estão os relacionamentos das suas tabelas?

Como você está utilzando essas tabelas (form principal e subform)?

Informações como essas podem ajudar-nos a ajudá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
plCavera algumas coisas precisam ficar um pouco mais claras para que possamos lhe ajudar:

Como estão os relacionamentos das suas tabelas?

Como você está utilzando essas tabelas (form principal e subform)?

Informações como essas podem ajudar-nos a ajudá-lo.

As tabelas não estão relacionadas.

As tabelas são apenas para armazenamento de dados, sendo que pelo formulario da tabela Pedidos eu busco informações nas outras tabelas. Exemplo: Quando vou efetuar o pedido (pelo formulario pedidos) de um cliente (já cadastrado na tabela clientes) ele o encontre pelo nome (na tabela clientes), através de uma caixa de combinação, já devendo preencher os demais dados desse cliente.

Exemplo de como ficaria: No formulario pedidos eu busco informação do cliente na tabela clientes através de uma caixa de seleção. Esta caixa ordena os clientes em ordem alfabetica. uma vez encontrado o cliente, eu o seleciono, e, os demais campos (CodCliente, CNPJ, IE, Endereço, Bairro, Cidade, UF) são preenchidos (sendo armazenados na tabela pedidos), pois na tabela clientes eles já estão gravados.

Isto que não consigo. Consigo buscar apenas o nome, armazenando apenas o nome.

Será que fui claro? Sou um pouco leigo em access.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom enqtenda que se você relacionar suas tabelas problemas como esses acabam ou quase não existem. Peço que você dÊ uma olhada no banco de dados de exemplos do próprio access o NORTHWIND na versão 2003 do access se encontra em C:\arquivos de e Programas\Microsoft Office\OFFICE11\SAMPLES.

Lá você encontrará inclusive um modelo de PEDIDO que você aproveitar muitos conceito para o que tem em mente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...