Eu estou estudando sobre antenas wereless e encontrei a seguinte formmula que não entendo....
db=10log(p1/p2) ;
db sei que é decibel..
p1= potencia transmitida..
p2=potencia recebida....
10log= logaritmo de dez...beleza..
mas encontrei a seguinte formula que não consegui achar a razão veja:
Um sinal de potencia de 10 watts é aplicado a uma longa linha de transmissão. A potencia medida no fim da carga é de 7 watts. Qual é a perda em decibéis ?
Solução :
dB = 10 LOG ( P1/P2 )
dB = 10 LOG ( 7/10 )
db = 10 LOG ( 0.7 ) = (10)(-0.155) = -1.55 dB
o que eu não entendi é essa parte (10)(-0.155) esse 0-155 foi resultado de que calculo...por favor explique compassadamente para que eu possa acompanhar o raciocinio....na realidade quero saber se 10log foi multiplicado por 0,7..qual calculo está sendo feito naquela parte..
Pergunta
david-ikki
Olá pessoal!!!
Boa tarde...
Eu estou estudando sobre antenas wereless e encontrei a seguinte formmula que não entendo....
db=10log(p1/p2) ;
db sei que é decibel..
p1= potencia transmitida..
p2=potencia recebida....
10log= logaritmo de dez...beleza..
mas encontrei a seguinte formula que não consegui achar a razão veja:
Um sinal de potencia de 10 watts é aplicado a uma longa linha de transmissão. A potencia medida no fim da carga é de 7 watts. Qual é a perda em decibéis ?
Solução :
dB = 10 LOG ( P1/P2 )
dB = 10 LOG ( 7/10 )
db = 10 LOG ( 0.7 ) = (10)(-0.155) = -1.55 dB
o que eu não entendi é essa parte (10)(-0.155) esse 0-155 foi resultado de que calculo...por favor explique compassadamente para que eu possa acompanhar o raciocinio....na realidade quero saber se 10log foi multiplicado por 0,7..qual calculo está sendo feito naquela parte..
Desde de já agradeço...obrigado..
Até +++.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.