Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) explicação sobre logaritmo


david-ikki

Pergunta

Olá pessoal!!!

Boa tarde...

Eu estou estudando sobre antenas wereless e encontrei a seguinte formmula que não entendo....

db=10log(p1/p2) ;

db sei que é decibel..

p1= potencia transmitida..

p2=potencia recebida....

10log= logaritmo de dez...beleza..

mas encontrei a seguinte formula que não consegui achar a razão veja:

Um sinal de potencia de 10 watts é aplicado a uma longa linha de transmissão. A potencia medida no fim da carga é de 7 watts. Qual é a perda em decibéis ?

Solução :

dB = 10 LOG ( P1/P2 )

dB = 10 LOG ( 7/10 )

db = 10 LOG ( 0.7 ) = (10)(-0.155) = -1.55 dB

o que eu não entendi é essa parte (10)(-0.155) esse 0-155 foi resultado de que calculo...por favor explique compassadamente para que eu possa acompanhar o raciocinio....na realidade quero saber se 10log foi multiplicado por 0,7..qual calculo está sendo feito naquela parte..

Desde de já agradeço...obrigado..

Até +++.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Como se trata de logarítmos decimais, podemos utilizar a tábua de logarítmos. Observe que a mantissa para o número 7 (que é a mesma para 0.7) vale aproximadamente 8451. Note também que a característica de 0.7 é -1. Portanto, log 0.7 ~= -1 + 0.8451 = -0.1549 ~= -0.155.

Espero que tenha entendido. Poste aí se entendeu não.

Obs.:

Aqui não é a área correta.

Movendo: C, C++ --> Lógica de programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu muito obrigado agora entendi..e desculpe ter postado aqui....é que eu sabia que alguém poderia me reponder,pôs li e reli e não tinha entendido esse tal de logaritmo..obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...