Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Mostrar Status Da Session Asp Atual?


patrickfla

Pergunta

Amigos,

Estou desenvolvendo um sistema e estou precisando de um script ASP que mostra se a session

do usuário está logada, ou seja, que apareça a mensagem: " O usuário Marcelo está ONLINE" ou "o usuário

Paulo esta OFFLINE". Tem como?

é para que apareca no perfil do usuario.

Eu pensei na sessão, pois para cada usuário seria criada uma sessão e quem além desse

usuário que estivesse logado no sistema saberia se o usuário está online ou offline.

Não sei se expliquei bem, mas seria parecido quando você entra em um site de relaiconamento,

e lá aparece uma tela dizendo quem de se seus contatos estão online e offline.

Acho que pela a sessão do asp da para fazer isso, mas é claro utilizando globo.asa.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Uma forma de se fazer isso é salvando no BD quando o usuário logar.

Jonathan Queiroz,

Mas vou salvar o que no banco de dados?

o problema no banco de dados é que se o usuário sair fechando com o ( X ) do IE, o banco não vai saber se o usuário está on ou off.

Como poderei estar resolvendo isso?

Eu cheguei até pensar em colocar no banco a hora do último acesso o problema é, como eu saberei, ou melhor o banco saberá que o usuário saiu...?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A hora que ele saiu você pode definir por 'X' minutos de inatividade. Se ele tá em inatividade a 10 minutos por exemplo, com certeza ele saiu, dai você pode deletar do BD.

Outra forma também de se fazer isso é usando Application (usando global.asa). Procure por "Usuários Online" aqui no fórum que deve ter milhões de tópicos sobre isso, e qualquer dúvida pergunta ae.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
A hora que ele saiu você pode definir por 'X' minutos de inatividade. Se ele tá em inatividade a 10 minutos por exemplo, com certeza ele saiu, dai você pode deletar do BD.

Outra forma também de se fazer isso é usando Application (usando global.asa). Procure por "Usuários Online" aqui no fórum que deve ter milhões de tópicos sobre isso, e qualquer dúvida pergunta ae.

Abraço!

Procurei mas só achei um para mysql e eu estava querendo para access.

você teria o código tanto para esse exemplo que você deu em bd e o outro em globo.asa.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bareta,

você pode me dizer em que link está esse sistema...?

Eu estava pensando em fazer com globo.asa, pois além de não ter que ficar acessando a BD, acho que pelo o globo.asa ficaria mais fácil... você teria esse código para o globo.asa ? de qualquer forma me passe o link a qual você disse para que eu estude...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Um detalhe Sessões (seje em qual linguagem seja) só são acessiveis pelo próprio usuário ... ou seja a sessão do usuário Y não serve para o usuário X, então isso que você esta querendo fazendo nunca vai funcionar todos os usuários serão inativos ... para se fazer deverar usar banco de dados mesmo ...

Veja esse código é quase o que você quer: http://2enetworx.com/dev/samples/memwhoson.asp

Só que ele usa o componente "Scripting.Dictionary" como se fosse um banco de dados dos usuários online ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Um detalhe Sessões (seje em qual linguagem seja) só são acessiveis pelo próprio usuário ... ou seja a sessão do usuário Y não serve para o usuário X, então isso que você esta querendo fazendo nunca vai funcionar todos os usuários serão inativos ... para se fazer deverar usar banco de dados mesmo ...

Veja esse código é quase o que você quer: http://2enetworx.com/dev/samples/memwhoson.asp

Só que ele usa o componente "Scripting.Dictionary" como se fosse um banco de dados dos usuários online ...

SK15,

É verdade... estava pensando esse final de semana e cheguei a conclusão que terei de utilizar um banco de dados e nele colocar o ID, A Data e Hora do Acesso e tmabém o IP, e criar uma sessão para ficar controlando para ver se a pessoa está on ou off, e também utilizar uma sessão de tempo (ou seja, inativo 20 min) para destruir caso o usuário saia do sistama ou ele fecha a janela pelo X do Browser.

você saberia onde poderia está conseguindo um script assim...?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...