Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) dúvida dblookupcombobox


rodrigosil

Pergunta

olá pessoal, procurei nos topicos mas não encontrei exatamente oque preciso, por isso pesso a ajuda dos Srs

minha dúvida com o dblookupcombobox é...

tenho um cadastro de clientes, por exemplo, para cadastrar a cidade e estado com dblookup é facil pois tenho uma tabela para estado e outra para cidades (no banco) etão seleciono e gravo no banco. ísso é barbada.

meu problema é que quando seleciono um cliente para alterar os dados preciso que esses mesmos dblookup mostrem o estado e a cidade confirme o registro do cliente, isso é o dblookup tem que mostrar o registro conforme o cliente selecionado, oque esta acontecendo é que seleciono o cliente o dblookup aparece vazio e o usuario tem que selecionar novamente a cidade e estado mesmo que não queira atualizar

beleza pessoal, era isso

se alguém puder tirar essa dúvida fico grato

obs: uso o delphi7, dbexpress, e firebird2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Nas propriedades do DBLookupComboBox, cheque a Opção DataSouce, e em seguida a opção Datafield pra ver se estão preenchidas corretamente.

Abraços

olá, sim estas propriedades estão corretamente configuradas, estou usando o componente normalmente. Oque não consigo é fazer ele mostrar a informação que selecionei no registro

EX: se for o dblookup de cidades (que mostre os registros da tabela 'cidade' para gravar no banco) quando seleciono um cliente para editar o registro o componente tem que estar setado na cidade correspondente ao cliente no banco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ops... então.... a opção DataSource e DataField, é onde você grava no banco... por exemplo, se você tem uma tabela Cidades, com os campos Codigo, nome e estado, então na opção ListSource do componente você deverá colocar o dtsCidades( Tabela Cidades ), em KeyField, o campo Codigo, e ListField o campo Nome.... Pois no DataField, você grava um numero, exemplo: 5, na tabela cidades o codigo 5 é Mogi Mirim.... deu pra entender?

Tente isso...

Abraços

Editado por Douglas_Soares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Ops... então.... a opção DataSource e DataField, é onde você grava no banco... por exemplo, se você tem uma tabela Cidades, com os campos Codigo, nome e estado, então na opção ListSource do componente você deverá colocar o dtsCidades( Tabela Cidades ), em KeyField, o campo Codigo, e ListField o campo Nome.... Pois no DataField, você grava um numero, exemplo: 5, na tabela cidades o codigo 5 é Mogi Mirim.... deu pra entender?

Tente isso...

Abraços

ok douglas, isso esta correto, quando seleciono a cidade gravo no banco o id da tabela cidade no cadastro do cliente. isso funciona normal, oque me refiro é que quando preciso editar um registro e seleciono o registro em uma lista (dbgrid), então quando seleciono o registro retorno as informações do cadastro do cliente para os campos (edits, combos...) para que possa ser alterardo ex:

o campo nome quando seleciono o registro dever receber o nome do cliente se for necessario eu altero, entendeu? oque quero é fazer o mesmo com o dblookup, quando eu selecionar o registro para alteração o dblookup de cidade deve mostar a cidade do cliente selecionado para editar. o problema é que não consigo fazer o dblookup mostrar a cidade, sempre fica em branco, ai tenho que selecionar novamente a cidade para gravar mesmo que o cadastro já estivesse correto. isso é digamos que eu queira alterar apenas o bairro do cadastro, mesmo assim terei que selecionar a cidade novamente

entendeu melhor oque preciso;

fico no aguardo. e obrigado pela atenção

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...