Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda matrizes


hermes_90

Pergunta

preciso de uma ajudinha, em C

tipo, é um jogo da memória

e eu tenho que criar algumas funções ou procedimentos pra dar ajuda ao jogador:

o jogador dá as coordenadas da primeira figura(no caso é um numero) e pede ajuda pra achar o par desse numero

a primeira ajuda é dizer se está quente, morno ou frio, tipo, quente é quando tá a no max uma posicao (i ou j) de distancia da figura que ele já sabe, morno é 2, etc.

não sei se entenderam vo faze um desenho:

é matriz 6x4 (M) morno, (Q) quente, (F) frio, (4) numero que ele já abriu , dai ele tem que achar o outro 4 e dizer se esta o q, f ou m

M M M M

M Q Q Q

M Q 4 Q

M Q Q Q

M M M M

F F F F

a segunda ajuda é dizer em qual linha está o par.

a terceira ajuda é dizer em qual coluna está o par.

se alguém puder me dar uma luz

já tentei de tudo que é jeito mas nenhuma funciona 100% :(

valeeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Vou dizer como eu faria, daí você vê se dá uma luz ou não.

Eu criaria um vetor de tamanho 24 (6x4) com os pares de figuras do jogo. Você pode representar eles como números mesmo. Por exemplo, números de 1 até 24, e os pares seriam: 1-2, 2-4, 3-6, 4-8, etc (ou seja, um número e o dobro dele formariam um par... mas qualquer outra regra serve).

Depois no código eu faria uma matriz 6x4, e nela eu iria inserir esses números do vetor, usando algum tipo de randomização (você pode também criar algo pra desordenar o vetor antes de inserir).

01 02 03 04

05 06 07 08

09 10 11 12

...

Em seguida, criaria uma segunda matriz, do mesmo tamanho e também guardando valores numéricos. Essa matriz serviria apenas pra guardar a "máscara" do "quente/morno/frio". Digamos que quente seja 2, morno seja 1, frio seja 0. Essa matriz seria inicializada com 0.

0 0 0 0

0 0 0 0

0 0 0 0

0 0 0 0

...

Na matriz principal o usuário escolhe "14". Seu programa procura nessa matriz a posição de 07 (o par de 14). Digamos que a posição seja [2][3]. Então na segunda matriz, qualquer coordenada que a linha X seja maior que 2, ou menor que 2, e a coluna Y seja maior que 3 ou menor que 3, você soma mais 1.

1 1 1 1

1 1 0 1

1 1 1 1

1 1 1 1

...

Depois disso, mais uma passagem: Qualquer coordenada onde o X seja menor que 2-1 ou maior que 2+1 e o Y seja menor que 3-1 ou maior que 3+1, você soma mais um.

2 1 1 1

2 1 0 1

2 1 1 1

2 2 2 2

...

Depois é só pensar em algum jeito de exibir tudo na tela em forma de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...