Jonas Artur Postado Novembro 24, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 24, 2009 E aee pessoal.. beleza?O meu problema é o seguinte. Preciso fazer um programa em C para:Ler um arquivo com jogos ficticios já realizado na megasena.O programa deve calcular a probabilidade de um determinado número informado pelo usuário aparecer em um novo jogo.Com base nesses numeros, calcular a probabilidade de aparecer este número em um novo jogo.Ou seja, eu vou ter que:Pegar a quantidade de jogos realizados (validando que não pode ser mais ou menos de 6 numeros e positivos)Achar o número que o usuário digitouExecutar o cálculo desse número cair novamente com base nos jogos realizadosex: Foram realizados 300 jogos. O número escolhido foi 5 e foi achado em 155 jogos. (155/300=0,5166)A porcentagem de probabilidade é aproximadamente 51,66 porcento.O problema é mais a parte de manipulação de arquivos. Procurar dentro do arquivo esse número escolhido..Vlw pessoal.. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Novembro 24, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 24, 2009 O que já fez ?Qual o seu conhecimento de manipulação de arquivos ?Pretende salvar os dados de que forma ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonas Artur Postado Novembro 24, 2009 Autor Denunciar Share Postado Novembro 24, 2009 Esse é o pouco que eu fiz:http://pastebin.com/m32b99668Meu conhecimento é pouco, programava em C na faculdade até semestre passado, mas agora não estamos mais vendo.. E manipulação de arquivos nós vimos bem pouco.. rsSalvar não é o caso.. seria procurar na verdade.. Procurar dentro de um arquivo de texto ".TXT".Grato..Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Novembro 24, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 24, 2009 Hm... Nesse caso acho que seria interessante salvar os dados em formato binário. Você poderia, por exemplo, armazenar cada número que "saiu" em 1 byte (ou seja, vai até 255, o que é suficiente, já que só serão necessários 60) e ler 6 a cada jogo (que é a quantidade de números). Aí você vai armazenando esses dados num array, para depois fazer as estatísticas.Quanto ao código, somente olhei por cima mesmo, mas veja isso aqui:if(fopen(nomearquivo,"r") != NULL) { arq = fopen(nomearquivo,"r"); [...] } Seria melhor fazer assim: if(arq = fopen(nomearquivo,"r")){ [...] } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonas Artur Postado Novembro 24, 2009 Autor Denunciar Share Postado Novembro 24, 2009 esse é o problema. rsIsso é um trabalho que tenho que entregar semana que vem ad matéria de Probabilidade e Estatística. O professor vai chegar com um arquivo de texto com vários jogos já realizados, e eu vou ter que procurar dentro desse arquivo de texto.. Sem falar que eu vou ter que fazer validações ainda. (Se é positivo, se são duas casas decimais, "00"... <_< )Quais as funções para procura em arquivo de texto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Novembro 24, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 24, 2009 No caso de arquivo binário, você não precisa ficar procurando os dados. Basta que você vá armazenando os dados seguindo um padrão e vá lendo em sequência, armazenando os dados num array.Mas como você falou que o professor é quem vai fazer os arquivos, você precisa saber como o arquivo está organizado ?Você sabe isso ? Se sim, poste aqui.Mas o ideal seria salvar em formato binário mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonas Artur Postado Novembro 24, 2009 Autor Denunciar Share Postado Novembro 24, 2009 Então....Vai ser assim00-01-02-03-04-0506-07-08-09-10-11...Realmente, seria melhor com um binário.. masss... rssAbraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Novembro 24, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 24, 2009 Assim também dá pra fazer, mas o desempenho fica comprometido.De qualquer forma, você pode utilizar fscanf para ler a string e, a cada 2 caracteres (a qtd. de dígitos é fixa ?) utilizar a função atoi para converter a string para um inteiro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Jonas Artur
E aee pessoal.. beleza?
O meu problema é o seguinte. Preciso fazer um programa em C para:
Ler um arquivo com jogos ficticios já realizado na megasena.
O programa deve calcular a probabilidade de um determinado número informado pelo usuário aparecer em um novo jogo.
Com base nesses numeros, calcular a probabilidade de aparecer este número em um novo jogo.
Ou seja, eu vou ter que:
Pegar a quantidade de jogos realizados (validando que não pode ser mais ou menos de 6 numeros e positivos)
Achar o número que o usuário digitou
Executar o cálculo desse número cair novamente com base nos jogos realizados
ex: Foram realizados 300 jogos. O número escolhido foi 5 e foi achado em 155 jogos. (155/300=0,5166)
A porcentagem de probabilidade é aproximadamente 51,66 porcento.
O problema é mais a parte de manipulação de arquivos. Procurar dentro do arquivo esse número escolhido..
Vlw pessoal.. Abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.