CarlosR Postado Novembro 27, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2009 Eu estou estudando C por uma apostila do site apostilando.com.Gostaria de saber se alguém tem noção de como criar um programa basiado nessas informação a baixo?a) Escreva um programa que leia um caracter digitado pelo usuário, imprima o caracter digitado e o código ASCII correspondente a este caracter. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Novembro 27, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2009 Você já sabe ler um caractere ?Se não souber, pesquise pela função scanf (imagino que o livro já tenha explicado isso)Você sabe escrever um caractere ou número na tela ?Se não souber, pesquise pela função printf (imagino que também já tenha trabalhado)Provavelmente a dúvida maior está em mostrar o código ASCII do caractere, e não o caractere. Isso é simples. Uma variável do tipo char é numérica (assim como um int), a única diferença é que armazena um único byte (256 números). O que muda a exibição na tela é o primeiro parâmetro passado para a função printf, não o tipo da variável. Sendo assim, o seguinte código é perfeitamente válido:int x='A'; //"A" em ASCII, que é 65 char y=97; //"a" na tabela ASCII printf("Valor de x como caractere: %c\n",x); printf("Valor de y como caractere: %c\n",y); printf("Valor de x como numero: %d\n",x); printf("Valor de y como numero: %d",y);Deixei o exemplo acima armazenando inteiros para que demonstrar as duas coisas de uma vez só. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Bruno Péterson Postado Novembro 27, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2009 Olá,Muito bom Jonathan, não sabia que era simples assim. O bom do fórum é isso: muitas vezes aprendemos com as dúvidas dos colegas.Abraço, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 CarlosR Postado Novembro 27, 2009 Autor Denunciar Share Postado Novembro 27, 2009 Você já sabe ler um caractere ?Se não souber, pesquise pela função scanf (imagino que o livro já tenha explicado isso)Você sabe escrever um caractere ou número na tela ?Se não souber, pesquise pela função printf (imagino que também já tenha trabalhado)Provavelmente a dúvida maior está em mostrar o código ASCII do caractere, e não o caractere. Isso é simples. Uma variável do tipo char é numérica (assim como um int), a única diferença é que armazena um único byte (256 números). O que muda a exibição na tela é o primeiro parâmetro passado para a função printf, não o tipo da variável. Sendo assim, o seguinte código é perfeitamente válido:int x='A'; //"A" em ASCII, que é 65 char y=97; //"a" na tabela ASCII printf("Valor de x como caractere: %c\n",x); printf("Valor de y como caractere: %c\n",y); printf("Valor de x como numero: %d\n",x); printf("Valor de y como numero: %d",y);Deixei o exemplo acima armazenando inteiros para que demonstrar as duas coisas de uma vez só.Bem.A sua explica e boa.Mais como eu so iniciante, to estudando a 4 dias, ainda fica dificil para eu ter uma noção total.Vou basia essa sua explicação encima dos exercicios que estou praticando e talvez monte o programa de forma correta.Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Novembro 27, 2009 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2009 No início algumas coisas são difíceis de entender mesmo, mas depois fica mais fácil. Se tiver qualquer dúvida pode postar aqui.Obs.:O tópico foi marcado como Resolvido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
CarlosR
Eu estou estudando C por uma apostila do site apostilando.com.
Gostaria de saber se alguém tem noção de como criar um programa basiado nessas informação a baixo?
a) Escreva um programa que leia um caracter digitado pelo usuário, imprima o caracter digitado e o código ASCII correspondente a este caracter.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.