Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Usando Tecla de Atalho em um DirListBox


Lameira

Pergunta

Estou implantando teclas de atalho no meu projetinho e esbarrei num dilema, como é possivel implantar teclas de atalho nos componentes DirListBox e FileListBox?

Como é possível simular o dblClick?, aparentemente esta é a única maneira de fazer com que o FileListBox mostre o conteúdo das pastas.

Com teclas de atalho eu consigo alternar o foco nos componentes e navegar com as teclas "setas", mas preciso que enquando navego no DirListBox vá aparecendo no FileListBox todos os arquivos *.jpg que aquela pasta possui; para trabalhar com o Mouse estou usando o seguinte código:

Private Sub DirListBox1_Change() '-----------------------------------------------------------------> seleciona DIRETÓRIO

ChDir DirListBox1.Path

'Mostra o conteúdo do diretório

FileListBox1.Path = DirListBox1.Path

End Sub

e está funcionando; para trabalhar com o teclado já tentei usar DirListBox1_MouseMove mas sem sucesso..., o FileListBox só recebe o conteúdo com o duplo clique do mouse no DirListBox.

Mais uma vez eu agradeço as dicas. :rolleyes:

Editado por Lameira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Ok Kuroi, beleza, mas acredito que não consegui ser mais claro na minha questão, por isso vou detalhar melhor o que está acontecendo..., tenho dúvidas em como simular o 'efeito' do duplo clique no DirListBox1, além disso o ideal é que o FileListBox mostre os arquivos *.bmp automaticamente a medida que se navega no DirListBox, dispensando o dblclick no componente, segue abaixo o código que estou usando:

Private Sub DriveListBox1_Change() '---------------------------------------------------------------------> seleciona DRIVE

On Error GoTo verrordrv

verrordrv:

Select Case Err.Number

Case 68 ' dispositivo indisponível no momento

Exit Sub

Case 0

ChDrive DriveListBox1.Drive = c:

DirListBox1.Path = DriveListBox1.Drive

End Select

End Sub

Private Sub DirListBox1_Change() '------------------------------------------------------------------------> seleciona DIRETÓRIO

ChDir DirListBox.Path

'Mostra o conteúdo do diretório

FileListBox1.Path = DirListBox1.Path

End Sub

Private Sub FileListBox1_Click() '--------------------------------------------------------------------> seleciona ARQUIVO

If Right$(DirListBox1.Path, 1) = "\" Then

'Faz com que o arquivo selecionao seja visualizado (imagem e endereço)

imagem = DirListBox1.Path + FileListBox1.FileName

Else

imagem = DirListBox1.Path + "\" + FileListBox1.FileName

End If

imgtca.Picture = LoadPicture(imagem)

endtca.Text = imagem

End Sub

esse código funciona no método tradicional e o foco é alternado pela tecla TAB, quando o componente é focado eu navego pelas teclas Up, Down..., mas para entrar em alguma pasta e fazer com que o conteúdo seja visualizado no FileListBox1 somente através do mouse; preciso criar 'teclas de atalho' para que o usuário tenha mais uma opção de usar o sistema. Pretendo usar o seguinte código para teclas de atalho:

Private Sub Form_KeyUp(KeyCode As Integer, Shift As Integer) ou Private Sub DirListBox1_KeyUp(KeyCode As Integer, Shift As Integer)

If Shift = 4 And KeyCode = vbKeyUp Then '-----------------------------------------------> SOBE UM NÍVEL ENTRE AS PASTAS ALT+SETA CIMA

??? '

ElseIf Shift = 4 And KeyCode = vbKeyDown Then '---------------------------------------> DESCE UM NÍVEL ENTRE AS PASTAS ALT+SETA BAIXO

???

End If

end Sub

...só falta o código que execute o efeito do duplo clique no DirFileBox1, ou seja, subir e descer de nível das pastas nesse componente sem o uso do mouse, usando apenas o teclado.

desde já agradeço :blink:

Editado por Lameira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...