Estou desenvolvendo uma serie de jogos em flash com action script 2.0, esses jogos são: quebra cabeça, memoria e caça palavras, primeiramente estou desenvolvendo o de quebra cabeça. Meu problema é o seguinte estou trabalhando com scene, o jogo de quebra cabeça vai ter uma 7 scene, mas o problema é quando eu tento monta o primeiro jogo na scene um por exemplo, o jogo da scene dois não funcionar. Queria uma ajuda pra mim resolver o problema. Estou usando o mesmo codigo para os dois scene a diferença é que o primeiro quebra cabeça é com 9 peças. O código da scene 1 sobrepõe o da scene 2, e vice-versa. Abaixo vai o codigo da scene 1 e 2. De já agradeço.
Codigo da scene 1:
// os Mc's targetcravo eles são as peças que são arrastadas e os Mc's ' alvocravos ' são o
// local onde os Mc's targetcravo devem ser colocados
Pergunta
prelih
Estou desenvolvendo uma serie de jogos em flash com action script 2.0, esses jogos são: quebra cabeça, memoria e caça palavras, primeiramente estou desenvolvendo o de quebra cabeça. Meu problema é o seguinte estou trabalhando com scene, o jogo de quebra cabeça vai ter uma 7 scene, mas o problema é quando eu tento monta o primeiro jogo na scene um por exemplo, o jogo da scene dois não funcionar. Queria uma ajuda pra mim resolver o problema. Estou usando o mesmo codigo para os dois scene a diferença é que o primeiro quebra cabeça é com 9 peças. O código da scene 1 sobrepõe o da scene 2, e vice-versa. Abaixo vai o codigo da scene 1 e 2. De já agradeço.
Codigo da scene 1:
// os Mc's targetcravo eles são as peças que são arrastadas e os Mc's ' alvocravos ' são o
// local onde os Mc's targetcravo devem ser colocados
stop();
//Inicio do bloco de programação
stop();
//inicialização das variaveis
var cont1:Number = 0;
var cont2:Number = 0;
var contador:Number = 0;
var i:Number = 0;
fundo._alpha = 30;
//os Mc's 'alvocravo' ficam invisiveis
for (var i = 0; i<9; i++) {
this["alvocravo"+i]._alpha = 0;
}
//posicoes finais dos objetos
//funcionalidades das peças
for (i=0; i<9; i++) {
this["posFim"+i] = this["alvocravo"+i]._x;
this["posFim"+i+20] = this["alvocravo"+i]._y;
}
//posicoes inicio dos objetos
for (i=0; i<9; i++) {
this["posInicio"+i] = this["targetcravo"+i]._x;
this["posInicio"+i+9] = this["targetcravo"+i]._y;
}
/*
** verifica em relação ao final do game
*/
function verifica() {
//se a variavél contador for igual a 9
if (contador == 9) {
this.swapDepths(this._parent.getNextHighestDepth());
// exibe na tela o texto abaixo no campo de texto dinâmico
//text03.htmlText = "Parabens você completou o quebra cabeça!";
//Desabilita a visibilidade das peças
for (var i = 0; i<9; i++) {
//para aparecer a imagem quando completa as peças
this["targetcravo"+i]._alpha = 0;
}
// coloca visivel a imagem do quebra cabeca completo sem as ' bordas '
contorno1.gotoAndPlay(2);
}
}
/*
** função que controla todo o game está é a função principal
*/
function geral() {
for (i=0; i<9; i++) {
// ao pressionar faça
this["targetcravo"+i].onPress = function() {
// ao clicar na peça especifica ele vai para o 'Depth' mais alto
this.swapDepths(this._parent.getNextHighestDepth());
// inicializa a ação de arrastar as peças
startDrag(this);
};
this["targetcravo"+i].onRelease = function() {
this.swapDepths(this._parent.getNextHighestDepth());
// para a ação de arrastar a peça
stopDrag();
// Se não estiver na area correta FAÇA:
if (!this.hitTest(this._parent["alvocravo"+this._name.substring(6, 8)])) {
// a peça retorna a posição inicial ( usa-se a classe do laco )
// abaixo encontra-se uma explicação a cerca desta classe do laco que foi utilizada
// my_mc = ' colocar o seu movie clip '
// _x = ' colocar a posição x '
// _y = ' colocar a posição y '
// my_mc.slideTo(_x,_y);
// o resultado é que o MC vai para a posição x e y passada dando para ver o 'trajeto' dele no palco
this._parent["targetcravo"+this._name.substring(6, 8)].slideTo(this._parent["posInicio"+this._name.substring(6, 8)], this._parent["posInicio"+this._name.substring(6, 8)+20]);
}else{
// Se estiver na area correta FAÇA:
for (i=0; i<9; i++) {
if (this._name.substring(6, 8) == i) {
this._parent["targetcravo"+this._name.substring(6, 8)]._x = this._parent["posFim"+this._name.substring(6, 8)];
this._parent["targetcravo"+this._name.substring(6, 8)]._y = this._parent["posFim"+this._name.substring(6, 8) + 20];
// verifica acerto
verifica(contador++);
// desabilita peça
this.enabled = false;
}
}
}
};
}
}
/*
** chama as funções geral e verifica
*/
geral();
verifica();
codigo da scene 2:
// os Mc's targetcravo eles são as peças que são arrastadas e os Mc's ' alvocravos ' são o
// local onde os Mc's targetcravo devem ser colocados
stop();
//Inicio do bloco de programação
stop();
//inicialização das variaveis
var cont1:Number = 0;
var cont2:Number = 0;
var contador:Number = 0;
var i:Number = 0;
fundo._alpha = 30;
//os Mc's 'alvocravo' ficam invisiveis
for (var i = 0; i<12; i++) {
this["alvocravo"+i]._alpha = 0;
}
//posicoes finais dos objetos
//funcionalidades das peças
for (i=0; i<12; i++) {
this["posFim"+i] = this["alvocravo"+i]._x;
this["posFim"+i+20] = this["alvocravo"+i]._y;
}
//posicoes inicio dos objetos
for (i=0; i<12; i++) {
this["posInicio"+i] = this["targetcravo"+i]._x;
this["posInicio"+i+12] = this["targetcravo"+i]._y;
}
/*
** verifica em relação ao final do game
*/
function verifica() {
//se a variavél contador for igual a 12
if (contador == 12) {
this.swapDepths(this._parent.getNextHighestDepth());
// exibe na tela o texto abaixo no campo de texto dinâmico
//text03.htmlText = "Parabens você completou o quebra cabeça!";
//Desabilita a visibilidade das peças
for (var i = 0; i<12; i++) {
//para aparecer a imagem quando completa as peças
this["targetcravo"+i]._alpha = 0;
}
// coloca visivel a imagem do quebra cabeca completo sem as ' bordas '
contorno1.gotoAndPlay(2);
}
}
/*
** função que controla todo o game está é a função principal
*/
function geral() {
for (i=0; i<12; i++) {
// ao pressionar faça
this["targetcravo"+i].onPress = function() {
// ao clicar na peça especifica ele vai para o 'Depth' mais alto
this.swapDepths(this._parent.getNextHighestDepth());
// inicializa a ação de arrastar as peças
startDrag(this);
};
this["targetcravo"+i].onRelease = function() {
this.swapDepths(this._parent.getNextHighestDepth());
// para a ação de arrastar a peça
stopDrag();
// Se não estiver na area correta FAÇA:
if (!this.hitTest(this._parent["alvocravo"+this._name.substring(6, 8)])) {
// a peça retorna a posição inicial ( usa-se a classe do laco )
// abaixo encontra-se uma explicação a cerca desta classe do laco que foi utilizada
// my_mc = ' colocar o seu movie clip '
// _x = ' colocar a posição x '
// _y = ' colocar a posição y '
// my_mc.slideTo(_x,_y);
// o resultado é que o MC vai para a posição x e y passada dando para ver o 'trajeto' dele no palco
this._parent["targetcravo"+this._name.substring(6, 8)].slideTo(this._parent["posInicio"+this._name.substring(6, 8)], this._parent["posInicio"+this._name.substring(6, 8)+20]);
}else{
// Se estiver na area correta FAÇA:
for (i=0; i<12; i++) {
if (this._name.substring(6, 8) == i) {
this._parent["targetcravo"+this._name.substring(6, 8)]._x = this._parent["posFim"+this._name.substring(6, 8)];
this._parent["targetcravo"+this._name.substring(6, 8)]._y = this._parent["posFim"+this._name.substring(6, 8) + 20];
// verifica acerto
verifica(contador++);
// desabilita peça
this.enabled = false;
}
}
}
};
}
}
/*
** chama as funções geral e verifica
*/
geral();
verifica();
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