Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda de VBA para um iniciante

Nightwing

Pergunta

Olá a todos,

(Quem não tiver paciência para ler, pode pular os dois primeiros parágrafos ;])

Venho aqui solicitar ajuda pra um problema que estou com relação ao trabalho. Sou estudante de engenharia civil e uma das muitas situações que encontro no dia-a-dia é a elaboração de listas de material para os custos de execução de projetos. Uma das centenas de itens que entram num tipo de lista como essa é o cálculo de volumes de concreto da obra, tarefa que quase sempre é feita manualmente. Além de ser trabalhosa e entediante, é extremamente suscetível a erros.

Então resolvi pesquisar pra criar um método que elimine esses problemas. Naturalmente, o Excel parece ser uma solução adequada. Logo que comecei a me aprofundar, vi que se eu fizesse sub-rotinas adequadas, a solução para tudo ficaria além de mais eficiente, mais elegante. Tenho noções de programação, porém nunca trabalhei antes com VBA. E é por isso que vim aqui, pois enquanto fuço a internet em busca de dicas e tutoriais pra aprender um pouco de VBA, quem sabe alguém não consegue me ajudar, afinal os clientes da empresa onde trabalho não ficarão sentados esperando eu aprender VBA =/

-------------------------------

Então vamos ao problema:

Pra ilustrar a situação: Pretendo criar num mesmo documento diversas planilhas, cada uma pra cada elemento de cálculo (fundações, vigas, pilares, etc) além, claro, de uma planilha com o resumo de tudo.

Usando um exemplo claro e simples:

imagem1awm.th.jpg

No caso, a planilha está feita para apenas uma fundação - Por enquanto, só textos. Depois que vou inserir as fórmulas pro cálculo automático dos volumes - mas um projeto comumente possui dezenas de fundações. Então o trabalho torna-se repetitivo, de copiar e colar as células a quantidade de vezes que for necessário pra chegar ao número de fundações do projeto.