Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Código-Aberto: Onde e como contribuir


senhor_unix

Pergunta

O que se ganha com Código Aberto?

1-Experiência prática.Há creditos para todos os programadores responsáveis pelas atualizações,o que enriquece o currículo.

2-É possível continuar contribuindo com esses projetos no trabalho,já que cada vez mais empresas estão se beneficiando e apoiando tais iniciativas.

3-Convívio estimulante,já que esse universo é riquíssimo em talentos.Fora a internet,acontecem também encontros de grupo e conferências.

4-Para os altruístas,realização por doar seu trabalho e transformá-lo em algo útil e livre,que pode ser usufruído por qualquer um.

Onde e como contribuir?

Como começar

A triagem de bugs é um bom começo para se familiarizar com um projeto open source.É necessário criar uma conta no sistema de registro de bugs,no site do projeto(geralmente,bugzila.nomedosite.org).Depois, ler os relatórios de bugs dos usuários,agrupar as ocorrências repetidas,já que usários descrevem os bugs de maneira diferente,e encaminhar para um dos desenvolvedores,seguindo a lista de prioridades de correção de bugs.

Patches

Ao isolar um erro no código-fonte e corrigi-lo,é necessário criar um patch,um arquivo que contém as diferenças em relação ao código original.Depois é preciso enviar esse patch para a mailing-list de desenvolvedores do projeto.Se vários outros desenvolvedores aprovarem sua sugestão(e o critério costuma ser bem elevado),incluindo o responsável,ela pode ser incorporada a uma nova versão do programa.De acordo com o número de patches aceitos,sua moral vai subindo no grupo e você pode se tornar um desenvolvedor oficial.

CVS

Em projetos grandes,é necessário estar familiarizado com programas de gerenciamento de versões do código-fonte em rede,responsáveis por automatizar os processos envolvidos na criação e envio de patches.Os mais usados são CVS(www.cvshome.org) e Subversion(www.subversion.tigris.org).

Onde contribuir

Distros GNU/Linux e os servições em torno delas formam o setor open source que mais cresce,com dezenas de milhares de desenvolvedores.O trabalho necessário divide-se entre o kernel Linux (www.tux.org/lkml),as ferramentas GNU (www.gnu.org)que completam o sistema e as centenas de distros (http://distrowatch.com),links úteis são a documentação sobre como colaborar (www.debian.org/devel/join),o site dos novos mantenedores (http://nm.debian.org) e o repositório de subprojetos(http://alioth.debian.org).

Ajuda para outras áreas

1-Documentação

Esse é um dos setores que mais precisam de colaboradores.Caso você se interesse por algum projeto,mas está com dificuldades de por a mão na massa por falta de documentação,essa é uma boa área para começar.

2-Tradução

O processo de internacionalização de um sistema é outra área chave,já que pode aumentar a base de usuários e,conseqüentemente,mais desenvolvedores serão atraídos,acelerando a evolução do sistema.

3-Design

As interfaces gráficas vêm evoluindo,devido ao crescente aumento de designers e artistas que contribuem.Mas há uma necessidade crescente desse tipo de trabalho.Créditos e reconhecimento são dados da mesma maneira para designers ou programadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...