Gabriel Cabral Postado Março 30, 2010 Denunciar Share Postado Março 30, 2010 Tenho um DBGrid que precisa ter os registros em ordem alfabética e precisa ser editável.Se eu ligar o DBGrid diretamente na tabela (.dbf), eu consigo editar mas não consigo ordená-lo.. Já tentei trabalhar com índices mas sem sucesso.Se eu alimentar o DBGrid através de uma busca feita com SQL, só é possível editar se não estiver ordenado.O que eu posso fazer?É impossível editar um DBGrid ordenado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Douglas Soares Postado Março 30, 2010 Denunciar Share Postado Março 30, 2010 Tipo, pra você organizar coloca isso no evento OnTitleClick do DBGridif 'a' + Column.FieldName = cds.IndexName then cds.IndexName := 'd' + column.FieldName else cds.IndexName := 'a' + column.FieldName;Dai você tenta editar...Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gabriel Cabral Postado Março 30, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 30, 2010 Mas eu preciso que já venha ordenado.Só que o ORDER BY não permite que eu altere os registros no grid. :( Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Douglas Soares Postado Março 30, 2010 Denunciar Share Postado Março 30, 2010 (editado) Faz assim... coloca isso assim que jogar os dados no dbgrid...cds.IndexName := 'a' + cds.FieldByName('meucampo').name;Abraços Editado Março 30, 2010 por Douglas_Soares Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gabriel Cabral Postado Março 30, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 30, 2010 Eu trabalho com o DBGrid, um DataSource e um TQuery.Então isso não é possível, pois nenhum deles possui a propriedade IndexName. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Douglas Soares Postado Março 30, 2010 Denunciar Share Postado Março 30, 2010 Se você usar o ORDER BY e deixar a opção DGEDIT como true, você não consegue editar mesmo assim? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gabriel Cabral Postado Março 30, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 30, 2010 Não...Eu deixo dgEditing := True e RequestLive da TQuery := True também, mas se tiver ORDER BY na consulta, não dá pra editar ¬¬ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Douglas Soares Postado Março 31, 2010 Denunciar Share Postado Março 31, 2010 Mas então faz o seguinte amigão...Assim que você der o open na query já dê um Query1.Edit, e no evento OnKeyDown do DBGrid coloque pra salvar quando pressionada a tecla enter, exemplo:procedure TForm1.DBGrid1KeyDown(Sender: TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin if KEY = VK_RETURN then Query1.Post; end;Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gabriel Cabral Postado Março 31, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 31, 2010 Douglas, testei aqui mas não permite o Query1.Edit.'Query1: Cannot modify a read-only dataset'Não é permitido editar a Query Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Douglas Soares Postado Março 31, 2010 Denunciar Share Postado Março 31, 2010 (editado) taca um ClientDataSet e um DataSetProvider ai que resolve ehehe, acho que query não deixa alterar mesmo.... dá pra você coloca-los???Abraços Editado Março 31, 2010 por Douglas_Soares Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Março 31, 2010 Denunciar Share Postado Março 31, 2010 Douglas, testei aqui mas não permite o Query1.Edit.'Query1: Cannot modify a read-only dataset'Não é permitido editar a QueryIsto porque a propriedade RequestLive da Query tem que estar como true, se não voce não consegue editar o registro e nem salva-loabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Gabriel Cabral
Tenho um DBGrid que precisa ter os registros em ordem alfabética e precisa ser editável.
Se eu ligar o DBGrid diretamente na tabela (.dbf), eu consigo editar mas não consigo ordená-lo.. Já tentei trabalhar com índices mas sem sucesso.
Se eu alimentar o DBGrid através de uma busca feita com SQL, só é possível editar se não estiver ordenado.
O que eu posso fazer?
É impossível editar um DBGrid ordenado?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
10 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.