Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Access + POO


ajmcarvalho

Pergunta

Bom, não é maluquice, sei que é possível trabalhar com orientação a objetos com VBA (lógico que com a separação de camadas de forma conceitual e sem herança de implementação, mas e daí...?), com base em estudos que faço a mais de um ano, porém nunca coloquei minha teoria à prova, pois vivo em uma cidade pequena e parece que sou o único por aquí a trabalhar com VBA neste nível.

Quanto à possibilidade não há dúvidas, mas e a viabilidade na indústria? O que vocês acham? (favor desconsiderarem outras tecnologias, me refiro somente a o Access)

Bom, como disse eu já faço estudos sobre OO no VBA há mais de um ano e posso dizer que, salvo herança de implementação e criação de componentes, podemos fazer tudo.

Mas podemos estar pensando: "mas se eu já tenho uma linguagem que me supre estas deficiencias, porque devo fazer isso em VBA?" ... bom, questão de opinião.

O que eu gostaria de saber é se comercialmente, quando se adota Access como ferramenta de produção, é viável na opinião de vocês que já o utilizam.

Tem um livro antigo, porém bem esclarecedor e com um autor audacioso (digo porque para falar em OOP para VB6, UML e expansibilidade para WEB...) que é o Desenvolvendo Aplicativos Com Visual Basic E Uml, de Paul R. Reed, Jr., ISBN: 9788534611985.

Bom, alguém pode postar em seguida "... larga essa velharia, menino, vai aprender Java, *.Net ...", mas eu gosto desse troço e, mesmo não estando nessa condição de "empacado no tempo", pretendo manter VBA como um hobby, pois foi o que me fez aparecer como programador e me abriu a oportunidade de trabalhar com ABAP/4, mesmo não tendo ainda um formação completa em TI.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O maior problema que o Access enfrenta é a desconfiança sobre sua capacidade armazenamento, mais para armazenamento você pode criar bases de dados externas e utiliza-las no própiro access.

A facilidade de desenvolver com access é muito boa, sistemas simples que levariam muito tempo para serem desenvolvidas em outras ferramentas e são implementadas rapidamente no access.

Já desenvolvi algumas aplicações relativamente grandes em access com um controle para um Jornal local, que controlava desde os grandes contratos de publicidade, até os anuncios menos, emitia recibos e diversos relatórios de cobrança e gerenciais gerado apartir da inserção dos dados nas tabelas. Esse sistema rodou bem em quase 30 estações durante 2 anos, quando a diretoria achou que deveria adota uma outra tecnologia. Claro que o que deixei pronto serviu como espelho para algumas rotinas necessárias ao jornal.

Acho que comercialmente o access enfrentaria muita resistências.

Mas mesmo assim boa sorte, sua ideia é bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Boa noite amigo,

É bom saber que existem pessoas que ainda acreditam no banco de dados Access.

Bom... vamos ao que interessa...

Eu já desenvolvi como o nosso amigo MrMalj vários sistemas de grandes escalas. Um boa pedida é utilizar o access para criar as telas e usar o banco de dados SQL Server.

Acredito no access e sua idéia é muito boa.

Para ter a confiança de seu cliente, deixe o sistema rodando por 15 dias gratuitamente, quando ele ver a estabilidade do sistema ficará mais confiante...

vamos que vamos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...