Fala galera, estou com uma dúvida para solucionar um jogo de Bolão que é baseado nas estruturas de condicionais.
Observem o enunciado:
Problema:
Um aluno de computação está organizando um bolão de futebol. Segundo suas regras, os apostadores informam o placar do jogo e ganham 10 pontos se acertarem o vencedor ou se foi empate e ganham mais 5 pontos para o placar de cada time que acertarem.
Exemplo: se o placar o jogo foi 3x2, são 0 pontos se o placar apostado foi 0x1; 5 pontos para os placares apostados
0x2 ou 3x5; 10 pontos para o placar apostado 1x0; ou 20 pontos para o placar exato de 3x2.
Faça um programa que requisita do usuário o placar apostado e depois o placar do jogo e
informa quantos pontos o apostador fez.
Aí comecei a traçar minha lógica:
- Só de acertar o vencedor ele ganha 10 pontos ou empate
- Se ele acertar o placar de cada time, ele ganha 5;
- Prmeiro caso: 0 x 1 -> O usuario falou que não teve gol pra um time, só para o outro.
- Ele errou o vencedor e o placar de cada time = Ele fica com nada;
- Caso 2 A: 0x2 - Ele acertou o placar do SEGUNDO time mas errou o primeiro -> Ganha 5 pontos
- Caso 2 B: 3 x5 -> Ele acertou o placar do primeiro time, mas errou o segundo; -> Ganha 5 pontos
- Caso 3: Ele acertou o placar do time que ganhou, mas Não falou o placar exato;
- Caso 4: Ele ganhou 20 pontos se acerta o placar exato;
Agora comecei meu PseudoCódigo:
[b][i]Inicio
Variaveis placarTime1, placarTime2, placarUsuarioTime1, placarUsuarioTime2 := inteiro;
pontos := inteiro;
ganhador , perdedor := inteiro;
Mostre "Insira o placar que você acha que pode dar o jogo: ";
leia(placarUsuarioTime1);
leia(placarUsuarioTime2);
placarTime1 := 3;
placarTime2 := 2;
Mostre"O placar foi: " + placarTime1 + " a" + placarTime2;
// Verificar quem ganhou
Se placarTime1 > placarTime2
Mostre "Time 1 ganhou";
ganhador := placarTime1;
perdedor := placarTime2;
// Verificar se o usuario acertou algo do ganhador
Senao se placarTime1 < placarTime2
Mostre "Time 2 ganhou";
ganhador := placarTime2;
pededor := placarTime1;
fim senao se;
senao
Mostre "Empatou";
placarTime1 := placarTime2;
pontos := 10
// empate ganha 10;
fim se;
se placarUsuarioTime1 == ganhador então
Mostre "O usuario acertou o ganhador no numero exato e ganha 10 pontos";
pontos := 10;
senao se ganhador > placarUsuarioTime1
[/i][/b]
E travei aqui...
Na verdade não quero uma resposta, apenas algumas considerações de lógica para CONTINUAR a desenvolver o raciocínio;
Sou iniciante, agradeceria qualquer resposta com cautela.
Pergunta
ujvalle
Fala galera, estou com uma dúvida para solucionar um jogo de Bolão que é baseado nas estruturas de condicionais.
Observem o enunciado:
Problema:
Um aluno de computação está organizando um bolão de futebol. Segundo suas regras, os apostadores informam o placar do jogo e ganham 10 pontos se acertarem o vencedor ou se foi empate e ganham mais 5 pontos para o placar de cada time que acertarem.
Exemplo: se o placar o jogo foi 3x2, são 0 pontos se o placar apostado foi 0x1; 5 pontos para os placares apostados
0x2 ou 3x5; 10 pontos para o placar apostado 1x0; ou 20 pontos para o placar exato de 3x2.
Faça um programa que requisita do usuário o placar apostado e depois o placar do jogo e
informa quantos pontos o apostador fez.
Aí comecei a traçar minha lógica:
- Só de acertar o vencedor ele ganha 10 pontos ou empate
- Se ele acertar o placar de cada time, ele ganha 5;
- Prmeiro caso: 0 x 1 -> O usuario falou que não teve gol pra um time, só para o outro.
- Ele errou o vencedor e o placar de cada time = Ele fica com nada;
- Caso 2 A: 0x2 - Ele acertou o placar do SEGUNDO time mas errou o primeiro -> Ganha 5 pontos
- Caso 2 B: 3 x5 -> Ele acertou o placar do primeiro time, mas errou o segundo; -> Ganha 5 pontos
- Caso 3: Ele acertou o placar do time que ganhou, mas Não falou o placar exato;
- Caso 4: Ele ganhou 20 pontos se acerta o placar exato;
Agora comecei meu PseudoCódigo:
E travei aqui...
Na verdade não quero uma resposta, apenas algumas considerações de lógica para CONTINUAR a desenvolver o raciocínio;
Sou iniciante, agradeceria qualquer resposta com cautela.
Abraço!!
Uriel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
0 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.