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Dúvidas com Jogo de Bolão


ujvalle

Pergunta

Fala galera, estou com uma dúvida para solucionar um jogo de Bolão que é baseado nas estruturas de condicionais.

Observem o enunciado:

Problema:

Um aluno de computação está organizando um bolão de futebol. Segundo suas regras, os apostadores informam o placar do jogo e ganham 10 pontos se acertarem o vencedor ou se foi empate e ganham mais 5 pontos para o placar de cada time que acertarem.

Exemplo: se o placar o jogo foi 3x2, são 0 pontos se o placar apostado foi 0x1; 5 pontos para os placares apostados

0x2 ou 3x5; 10 pontos para o placar apostado 1x0; ou 20 pontos para o placar exato de 3x2.

Faça um programa que requisita do usuário o placar apostado e depois o placar do jogo e

informa quantos pontos o apostador fez.

Aí comecei a traçar minha lógica:

- Só de acertar o vencedor ele ganha 10 pontos ou empate

- Se ele acertar o placar de cada time, ele ganha 5;

- Prmeiro caso: 0 x 1 -> O usuario falou que não teve gol pra um time, só para o outro.

- Ele errou o vencedor e o placar de cada time = Ele fica com nada;

- Caso 2 A: 0x2 - Ele acertou o placar do SEGUNDO time mas errou o primeiro -> Ganha 5 pontos

- Caso 2 B: 3 x5 -> Ele acertou o placar do primeiro time, mas errou o segundo; -> Ganha 5 pontos

- Caso 3: Ele acertou o placar do time que ganhou, mas Não falou o placar exato;

- Caso 4: Ele ganhou 20 pontos se acerta o placar exato;

Agora comecei meu PseudoCódigo:

[b][i]Inicio
    Variaveis placarTime1, placarTime2, placarUsuarioTime1, placarUsuarioTime2 := inteiro;
    pontos := inteiro;
    ganhador , perdedor := inteiro;
    
    Mostre "Insira o placar que você acha que pode dar o jogo: ";
    leia(placarUsuarioTime1);
    leia(placarUsuarioTime2);
    
    placarTime1 := 3;
placarTime2 := 2;

    Mostre"O placar foi: " + placarTime1 + " a" + placarTime2;
    
    // Verificar quem ganhou
    
    Se placarTime1 > placarTime2
          Mostre "Time 1 ganhou";
                      ganhador := placarTime1;
         perdedor := placarTime2;
         // Verificar se o usuario acertou algo do ganhador
    Senao se placarTime1 < placarTime2
          Mostre "Time 2 ganhou";
                      ganhador := placarTime2;
                      pededor := placarTime1;
    fim senao se;
    
    senao
    Mostre "Empatou";
    placarTime1 := placarTime2;
    pontos := 10
    // empate ganha 10;
fim se;

    se placarUsuarioTime1 == ganhador então
        Mostre "O usuario acertou o ganhador no numero exato e ganha 10 pontos";
        pontos := 10;
        senao se ganhador > placarUsuarioTime1
[/i][/b]

E travei aqui...

Na verdade não quero uma resposta, apenas algumas considerações de lógica para CONTINUAR a desenvolver o raciocínio;

Sou iniciante, agradeceria qualquer resposta com cautela.

Abraço!!

Uriel

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